Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Doutor! Lembre-se das quatro estações!

Por favor assistam ao vídeo depois de terem lido a postagem.


Sabe, as vezes vivemos a vida sempre acreditando que podemos fazer algo pelos nossos semelhantes, e não falo isto da boca para fora, ou por uma questão de marketing pessoal.
Aprendi que esta, é a dinâmica da vida, quando procuramos ajudar aos outros, estamos na verdade, ajudando a nós mesmos.
Mas ultimamente tenho deparado com uma grande contradição, não estou conseguindo raciocinar ,sobre uma questão humana que afligem, a todos sem exceção!
Ricos, pobres, belos, os não tão belos, enfim todos que nascemos, cresceremos , e envelhecemos, processo inexorável da natureza humana, e não humanas.
Tenho um cliente que não casou, não constituiu família, advogado de formação, e optou por viver sozinho.
Exerceu por vários anos a carreira de direito, tem muitos amigos influentes, uma família grande(irmãos, sobrinhos) que ele ama, e ainda exerce a função, dando consultoria gratuita ,aos necessitados, pois já se aposentou.
Nas minhas constantes visitas a sua residência, tenho notado comentários exagerados ,sobre a sua idade, sobre a velhice e conseqüentemente sobre a morte.
Eu não sei bem ao certo, há uns dias atrás, ele estava bem em relação ao seu envelhecimento, ou como prefiro chamar, amadurecimento, mas atualmente, ele está falando sobre esta condição, como se fosse um grande empecilho.
Não sei ao certo o que aconteceu com ele, pois dias atrás, parecia que estas questões mundanas, não lhe afetavam, dono de um senso de humor contagiante, eu realmente gostava muito de falar com ele, pois a sua alegria “contaminava”, os nossos corações.
Da sua boca, só saiam experiências de vida incríveis, com as quais, sempre nos agregavam algum valor, e quando o seu humor estava no auge,sempre contava piadas muito engraçadas, fazendo valer o nosso dia.
Mencionei a palavra contradição, pois realmente não sei o que falar para ele, sobre o processo do envelhecimento e conseqüentemente da morte. Sobre o aspecto filosófico no budismo, a morte é tão certa quanto a data dos nossos nascimentos, só que a diferença, é que não sabemos ao certo quando partiremos desta vida.
E o que envelhece, é o nosso corpo, a mente (alma, energia, vontade, essência), seja qual for o nome que você dá a esta manifestação, continuará sempre a mesma.
Aprendi na minha filosofia, de que a vida do outro lado é uma conseqüência desta, portanto, se você vive intensamente esta vida, dará continuidade, só que numa outra roupagem, e numa outra abordagem.
Posso usar o exemplo das largatas, que são extremamente feias, e vivem a vida a rastejar, quando chegar o seu momento de evoluir, nada a impedirá de sair deste corpo tão limitador, para alçar vôos muito além do seu alcance.
Talvez a tua repulsa pelo amadurecimento, e conseqüentemente pela morte, seja apenas um sinal de apego, ou o eterno desprezo que temos pelo desconhecido.
Relatos de experiências pós mortes, tem nos revelados que a vida após a morte existe, só os mais tapados(na minha opinião), não acreditam nesta possibilidades!
E em todas elas, as almas reencarnadas, parecem ter mais consciências, do que enquanto estavam “vivas”, neste plano terrestre.
Eles falam que passaram a compreender, muitas coisas sobre muitos sofrimentos que tinham, enquanto viviam rastejando neste mundo, e se eles pudessem viver novamente, com as mesmas consciências, eles fariam de novo, e muito melhor.
Esta afirmação, é uma prova cabal, de que aprendemos com os nossos erros, e que levamos para além do tumulo, todas as nossas experiências de vida.
Portanto meus amigos, da lei, que defendem os direitos dos injustiçados aqui na terra, dos médicos que curam os doentes, das pessoas cruéis que nos ensinam a arte do amar, e daqueles que simplesmente vivem na vida, um eterno sofrimento, não temam absolutamente nada.
Vivam o seu presente, pois parece que tudo está planejando com os nossos propósitos, nada é em vão, ainda que temamos o processo natural da vida,não podemos acreditar que a morte física seja o fim.
Muito pelo contrario, ela é apenas o começo de uma vida eterna, pense neste corpo como se fosse um casulo, que nos impede de ter a noção da grandiosidade e beleza de nossas verdadeiras essências.
Viva intensamente todas as experiências, que puder experimentar, pois lá na frente, fará a grande diferença na sua evolução espiritual.
Mas procure sempre, melhorar as suas dificuldades pessoais, e trabalhe para supera-lãs dia após dias, pois a vida eterna, será uma extensão desta realidade.
Agradeço a todos por terem lido até o último parágrafo, sempre lembrando que tudo que falo não deve ser considerado como a última palavra, e nem como a única verdade.
A vida tem vários sentidos, e aponta para vários lados, caberá a cada um de nós, escolher o melhor delas.


Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

7 comentários:

  1. Acho que além do David encontrei em você outro irmão...Bjo!

    ResponderExcluir
  2. O que eu sinto em você é uma vontade grande de ajudar os outros, mesmo quando eles não querem ser ajudados. Acho isso nobre, mas não sei se vale a pena, pois vejo também que isso lhe causa uma certa irritação que acho desnecessária.
    Gosto do seu senso de justiça e da sua boa vontade. Mas não deixe que isso acabe deprimindo você ou lhe fazendo perder a fé nas pessoas.
    Pergunta: De onde você conhece o Giovani Vicente?

    ResponderExcluir
  3. O homem não lida e acho q não lidará nunca muito bem com a realidade da vida ... envelhecer e morrer. A partir da máxima [uma verdade incontestável] de que "o que envelhece, é o nosso corpo, a mente (alma, energia, vontade, essência), seja qual for o nome que você dá a esta manifestação, continuará sempre a mesma..." eu, q já estou com meus 60 anos, busco lidar bem com o processo ... a vida é muito curta para q possamos perder tempo com estes medos e morrermos antes da hora mesmo em vida ... Amo a vida em plenitude, não importa qtos anos tenhamos ... vivo intensamente dentro das possibilidades q cada momento me possibilita ... se simplificarmos nossas perspectivas e nos atermos tão somente ao momento tudo fica mais fácil e mais rico ... Mais uma bela proposta de reflexão querido ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Oi meu grande amigo!!

    Como eu ja disse uma vez, volto a repetir, é impossivel não ler até o fim!

    Essa vontade de ajudar, esse equilibrio mesmo por referencia me faz voltar sempre e procurar por novas ideias, um novo sentido.

    Amigo, envelhecemos cada dia um pouquinho, o simples ato de respirar nos envelhece.
    Não tenho medo de morrer, tenho sim... medo de passar por dificuldades fisicas. Acabar dependendo de quem pode menos que eu, esse tipo de medo existe!

    Bom meu amigo!

    Desejo um exelente finel de semana!

    Um forte abraço deste amigo que o admira e confessa, foi e é um grande prazer conhecer você!

    Nos encontramos no Alma!

    Vini.

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo!
    Vi seu comentário em outro blog e passei para conhecer o seu espaço. Gostei muito dos seus textos, são ecléticos e tem profundidade, alguns nos fazem pensar, outros sorrir, mas todos são de excelente qualidade, parabéns!
    Estarei sempre passando por aqui!
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo!!!
    Vi você lá nas 4 Princesas e adorei seu blg.
    Um beijinho...

    ResponderExcluir
  7. um blog
    novo
    solto
    bom

    um abraço,
    do menino homem

    voltarei e continuemos...

    fique com Deus!

    ResponderExcluir