Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça o nosso maior inimigo mental, a rotina!

Todos os dias quando acordo projeto mentalmente o meu dia, antes mesmo de sair de casa. E faço questão de imaginar um dia diferente do que foi o dia anterior, pois se tem uma coisa que me deixa muito chateado, é a própria rotina. A vida é uma sucessão de acontecimentos rotineiros, mas caberá a sua criatividade, buscar uma forma diferente de estar fazendo as mesmas tarefas, de maneira diferenciada. E não pensem vocês que a opção de fazer a diferença em suas vidas, seja um capricho, na verdade é uma necessidade mental para manter a própria condição saudável do nosso corpo físico e emocional. Preciso me policiar, como trabalho por conta, posso me dar ao luxo de estender momentos ociosos com o pretexto do cansaço físico. Protelando e deixando tudo para depois muitos dos meus afazeres, mas tal comportamento é autodestrutivo, pois engana se aquele que pensa que ficar sem fazer nada, estará contribuindo com a sua qualidade de vida. Quanto menor as atividades sociais, profissionais e de laser em sua vida, maiores serão as complicações mentais dentro da sua cabeça. E tais complicações mentais refletem em doenças emocionais, como a mais conhecida, depressão. Os antigos costumavam falar, e eu adoro conversar com pessoas com mais idades, tamanha sabedoria, eles costumam dizer que mente vazia é oficina do diabo! Observem que interessante, tanto os antigos como os cientistas falam as mesmas coisas. Segundo cientistas, o cérebro humano não foi projetado para viver rotinas pela sua própria condição de estar em constante evolução. E as consequências de uma mente parada são a estagnação no aspecto físico e emocional das pessoas. Muitos devem ter reparado a tendência do mundo contemporâneo, são muitas pessoas com depressão e problemas de bipolaridades, situação nunca antes vista nos tempos em que os trabalhos eram manuais e necessitava mais tempo da nossa dedicação. Reparem que nos tempos de nossos avôs e avós, ninguém era depressivos, mesmo tendo as dificuldades de suas realidades, eles lutavam com muito mais ânimo do que nós próprios, com todos os recursos e confortos de uma vida moderna. Eles precisavam de tão pouco para ser felizes, enquanto nós conseguimos ser infelizes com tantos recursos a nossa disposição. Portanto faça como eu, seja um atleta mental e comece a competir com você mesmo, criando desafios de atividades dentro da sua rotina para manter a sua cabeça funcionando com qualidade. O meu desafio pode parecer bobo para muitas pessoas, mas tem sido perfeito para manter a minha mente ocupada e criativa, preciso escrever todos os dias em meu blog, retratando toda a realidade que presencio na rotina do meu trabalho, no período da manhã. Fazendo de cada experiência, um momento reflexivo para eu encontrar soluções dos meus próprios demônios internos. Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário