Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Auto confiança é tudo na vida!


A auto confiança, é um fator muito importante na vida das pessoas, a falta dela, mexe muito com a nossa auto estima,impedindo muitas vezes de levarmos uma vida com maior satisfação.
Vivemos uma sociedade, onde as pessoas precisam da aprovação uma das outras, esta “aprovação”, em dosagens homeopáticas, é até saudável, por uma questão de feed back, e pela nossa própria necessidade, de termos um parâmetro, daquilo que estamos pensando, e conseqüentemente falando.
No entanto, a falta de auto confiança, nos tornam em pessoas inseguras, em relação as nossas vidas, influenciando muitas vezes, em nossos pensamentos e atitudes de forma negativa.
Infelizmente, fomos criados de forma errônea, quando somos repreendidos quando crianças,criamos barreiras psicológicas, que quando adultos, acabam tirando todas as nossas capacidades de sermos nós mesmos.
E muitas vezes, precisamos ouvir dos outros, estímulos de confiança,algo do tipo; “eu confio em você!”
Mas não façam confusão, outro dia conversei com um vendedor de imóveis, que estava confundindo auto-confiança com soberba.
Auto-confiança, é você ter confiança em você mesma, e não depender da aprovação alheia, para realizar o que quer que seja.
Vou citar um exemplo, um artista plástico qualquer, super criativo, suas idéias estavam alem, das nossas mentes convencionais.
A sua arte, estava muito além das nossas percepções artísticas,e ela foi pouco valorizado aqui no Brasil, no entanto, quando um marchand argentino, o descobriu, levou uma das suas obras para o exterior, foi um sucesso inevitável.
Após o seu sucesso estrondoso na Europa , uma poderosa emissora brasileira, começou a expor o seu trabalho em algumas novelas.
E assim, veio o seu devido reconhecimento, não precisava passar por todo este processo, para ter o seu talento e valor reconhecido.
Se ele fosse auto confiante, as criticas alheias, não deixariam inseguros em relação a tua capacidade de criação.
A confiança exagerada nos comentários alheios, o podavam e tornavam as suas obras inacabadas.
Um conselho, quando se é um artista, você precisa fluir tranquilamente, com a sua inspiração, não permitindo que opiniões alheias, impeçam você, de expressar o máximo do teu senso artístico.
Com toda a certeza a opinião das pessoas, são importantes, pois elas nos dão parâmetros, da coerências daquilo que estamos realizando, sem a qual não teríamos uma base.
Mas precisamos separar o trigo do joio, aproveitar as opiniões, e tudo o que podemos retirar de positivo delas, mas nunca deixa-lãs que inibam as nossas criatividades.
Um artista, ou uma pessoa comum, precisa aprender a valorizar os seus pensamentos, pois elas são únicas, quando aprendermos a nos valorizar, o mundo fica mais leve, e tudo começa acontecer a nosso favor,do contrario, seremos mais um ilustre desconhecido!
Muito obrigado, por terem lido até o fim deste parágrafo, e lembrem-se não importam o que falam, ou deixem de falar, expresse os teus pensamentos, a sua arte da melhor forma que puder, pois neste universo, todos temos os mesmos direitos, e liberdade de expressão garantidas.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

2 comentários:

  1. Uma vez que sou um poço de inseguranças e auto-estima zero, auto-confiança também não é o meu forte. Raras são as vezes em que me sinto confiante ou pronto para fazer algo. Na maioria das vezes nem começo nada ou se começo, acabo desistindo no meio do caminho mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ei Paulo,
    Também concordo que necessitamos ter auto estima para ultrapassarmos muitas barreiras em nossas vidas, além do que se não confiarmos em nosso "taco" quem vai né? Agora já a soberda é o exagero de auto confiança.
    Boa essa reflexão.

    Abraço e boa noite.

    ResponderExcluir