Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Coisa feia!


Coisa feia, é ficar desfazendo dos outros, só porque ele foi menos favorecido na vida.
Estou falando de pessoas que costumam, desfazer dos seus semelhantes, por conta da sua riqueza acumulada, ou função/cargo, em determinadas empresas.
É claro, que não estou acusando a vida, de ser injusta, quando menciono que ela, desfavoreceu determinadas pessoas.
Porque a vida é imparcial, e se o sujeito não consegue ser bem sucedido na vida, não é culpa da própria, mas das suas ações, e percepções do mundo, que andam meio distorcidas, necessitando uma troca urgente, das suas lentes.
Enfim, deixarei este assunto para uma outra postagem, mas voltando ao assunto principal, gostaria de falar hoje,sobre pessoas que se escondem, atrás de uma riqueza, de alguns bens, de alguns números, e de todos os tipos de artifícios, que não correspondem a um comportamento humano, no sentido real da palavra.
Hoje de manhã, fui comprar uma tinta anti-corrosiva, um rapaz foi me atender no balcão, e pude notar que ele, é um novato, ou seja, está começando a trabalhar agora.
Fiz algumas perguntas sobre tintas para ele, mas não soube me responder , atenciosamente, ele foi perguntar para o seu superior, e presenciei a maior de todas as ignorâncias,a maior baixaria, a forma como ele tratou o seu colaborador, um funcionário ,ou melhor um ser humano!
Eu não conheço o vilão, e nem sei o grau de amizade entre eles,mas acho que ficar chamando, o funcionário, quase gritando na frente dos clientes, de imbecil, não é uma boa coisa, definitivamente é uma coisa feia!
Eu sei bem o que é isso, no inicio quando comecei a trabalhar, encontrar pessoas com estado de vida baixo, era uma constante.
Mas o tempo me mostrou, que com humildade, podemos supera-los, certa vez trabalhei com um gerente numa fábrica, no escritório, eram apenas eu e ele.
Ele, um sujeito de posse, se gabava do cargo que ocupava(gerente), e ficava falando de carros para mim, na época eu nem tinha noção de marcas ou modelos, absolutamente nada,andava de ônibus, e era muito feliz.
Mas, o todo poderoso, insistia em falar num assunto que eu não entendia , e nas segundas feiras, ele costuma relatar as suas experiências vividas, em alto mar, das suas muitas pescas premiadas.
Muito chato, desagradável demais, as vezes, fingia estar ouvindo as conversas repetitivas, e ficava imaginando coisas agradáveis, bem longe, bem distante, daquele papagaio que não calava o bico.
Eu não tenho certeza, mas acho que ele era meio narcisista, pois parecia sentir prazer, em falar sempre as mesmas coisas, exaltando seus poderes sobre humanos.
Num belo dia, descobri que ele fazia “esquemas” com os fornecedores desta fábrica, para ganhar um extra, pensei comigo mesmo, o infeliz tem um cargo bom, ganha bem, e é de origem abastada, e ainda quer mais?
Na verdade, comigo ele pegava leve, pesado mesmo, era com as meninas que trabalhava na produção, aí ele humilhava!
Tirava sarro, e dizia a elas, que só um marido rico, poderia tira-lãs daquela vidinha!
Pensem, ainda hoje quando lembro, do que ele falava para elas, eu fico muito transtornado.
O tempo foi passando, até que decidi em nome das meninas, fazer justiça, enviei anonimamente uma carta para a central, explicando todo o esquema existente, inclusive com desenhos ricamente ilustradas, com todo os detalhes(modéstia a parte, sempre desenhei bem).
Na mesma semana, foi enviando uma equipe de auditores, para fazer uma varredura, é claro que antes da equipe, o presidente da empresa quis falar comigo(pessoalmente).
O resultado disso tudo, é que ele foi mandado embora, sem direitos, o mesmo trabalhou lá por vinte e cinco anos, até hoje, ele não sabe que fui o seu delator, ele acredita que foi um dos seus fornecedores, que era muito amigo do dono da empresa.
Neste intervalo, pude sentir o gostinho, de ser gerente de uma fabrica, com mais ou menos cento e cinqüenta funcionários, por um mês, foi o tempo necessário até um outro gerente, assumir aquela unidade.
Moral da história,ainda que gozemos de um cargo, ainda que eu tivesse os melhores e mais caros carros do mundo, e ainda que eu tenha todo o dinheiro que eu precise, nunca devo humilhar o meu semelhante.
A arrogância, por conta de uma superioridade supérflua, é meio caminho andado para o abismo, para o buraco que muitas vezes cavamos com os nossos próprios pés!
Muito obrigado por lerem até o fim deste parágrafo.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

7 comentários:

  1. Cordialidade, mesmo que seja pro-forma ( ou seja lugar comum ,mesmo!) ajudaria tanto o mundo .... Concordo e assino , Paulo. Tenha um lindo domingo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Paulo, algo tem que ser feito para acabar com a corrupção e abuso de poder.

    Gostaria de saber qual foi tua atitude diante da falta de educação do superior a seu funcionário na casa de tintas.

    Beijos e bom domingo para ti meu anjo.

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa feia por aí...

    http://vemcaluisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paulo,


    Acredito que nada justifica arrogância , prepotência ,ou qualquer tipo de atitude que humilhe ou rebaixe outra pessoa.
    Infelizmente é o que muito vemos por aí.
    Pessoas que se julgam superiores , etc ...
    Esquecem que o mundo dá voltas !



    BjO Grande !

    ResponderExcluir
  5. Arrogância e mentira são dois adjetivos que existem nas pessoas mais perigosoas.
    Saudades. Querido Paulo, voltaram as aulas ai já viu, não sobra tempo para mais nada quase.
    Mas sempre estarei por aqui.
    Sdd.

    ResponderExcluir
  6. "comigo ele pegava leve, pesado mesmo, era com as meninas que trabalhava na produção, aí ele humilhava!
    Tirava sarro, e dizia a elas, que só um marido rico, poderia tira-lãs daquela vidinha!"

    Isto é chamado de assédio moral, infelizmente ainda acontece nas empresas...

    ResponderExcluir