Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Como obter sabedoria nas nossas vidas?

Existe uma ‘tendência’ comportamental humana negativa, o homem tem sede por informações (conhecimentos técnicos e entre outros), ao mesmo tempo em que muitos desses mesmos homens, ávidos por se manterem informados, não possuem sabedoria de vida para lidar com tais ‘informações’, agindo como se fosse um recipiente qualquer de qualquer coisa, pensando serem úteis somente pelas informações acumuladas e adquiridas!
Mas qual a diferença entre sabedoria e conhecimento (informações), qual deles é mais importante para vivermos plenamente neste mundo?
Vou mencionar sobre um amigo, do tipo considerado “inteligente” por ter muitos conhecimentos na área da construção civil que vão desde pintura, hidráulica, elétrica, e muitas outras atividades do próprio ramo da construção.
A questão é que ele vive sem trabalho quase o ano inteiro, mas não pense que ele seja um “profissional” do tipo meia boca ou ‘quebra galho’, sou muito critico principalmente no que se refere à qualidade de serviços prestados, portanto se ele fosse um profissional medíocre eu ignoraria e não perderia meu tempo mencionando a sua conduta por aqui ou na vida real, muito pelo contrário o conhecimento que ele tem lhe permite executar obras a encher de água os olhos dos clientes e de muito bom gosto e alvo de muitos elogios e apreciação.
Menciono por aqui a sua conduta e com total discrição que ele merece, pois não estou julgando por ser assim, apenas analisando o seu comportamento e do ‘quanto’ ele perde por não ter sabedoria em usar os próprios conhecimentos técnicos adquiridos ao seu favor, sendo o seu ‘modus operandi’ um grande aprendizado comportamental para mim e para todos aqueles que possam estar cometendo inconscientemente tais equívocos em suas vidas profissionais e sociais.
Afinal de contas aprendemos uns com os outros, a vida é uma grande escola e as pessoas os nossos melhores mestres, engana se todos aqueles que pensam que viemos ao mundo a passeio.
Com este exemplo do amigo profissional, que conhece muitas técnicas, quero mostrar a todos que conhecimento (informações técnicas) sem a sabedoria não tem utilidade nenhuma, porque com a sabedoria você saberá como ganhar dinheiro e prosperar na tua área com o próprio conhecimento, do contrario é verdadeiro, todo conhecimento subjetivo que adquirimos em todas as nossas vidas, quando não praticadas se tornam inúteis, não  prestando para nada.
E assim são as pessoas com tais tendências para o consumismo desenfreado, precisamos ter, “pensando” que seremos alguém só por ter algo que a mídia diz “precisarmos” ter, “vivendo” das aparências nos tornando em pessoas fúteis cada vez mais vazias e ocas por dentro.
Porque na falta de sabedoria em lidar com todos os tipos de informações e conhecimentos o ser humano se perde, ‘se perde’ para as suas verdadeiras necessidades neste mundo que é o de evoluir espiritualmente.
Não estou falando que devemos abrir mão do mundano, pois nem Buda e nem Jesus condenavam ganhar dinheiro ou viver esta vida plenamente, pois ambos; bem como muitas outras religiões existentes no mundo afirmam uma única realidade de que não viemos ao mundo para sofrer.
Mas como fazemos para adquirir a sabedoria nesta vida para trabalharmos em prol das nossas próprias felicidades neste mundo? (boa pergunta)
Particularmente eu não conheço outra forma* além da oração/meditação, quando eu medito elevo a minha condição de vida, e quando nos elevamos espiritualmente encontramos respostas dentro de nós mesmos para lidarmos com as próprias vicissitudes dos nossos carmas.
Do meu ponto de vista ‘budista’, não é um ser central que aqui todos chamam de deus, mas uma força regida pelos nossos próprios carmas, que determina as nossas decisões perante quaisquer infortúnios.
Um questionamento muito pessoal; ‘se esse deus existisse tal como todo mundo gosta de acreditar cheio de bondade e amor ao próximo, por que tantas tragédias no mundo acontecem com criancinhas e pessoas idosas’?
E ainda diz que Jesus morreu para nos livrar de todos os nossos pecados, e com tal “afirmativa” novamente uma pergunta, teria sido em vão a morte de Jesus?
Acredito que não seja do jeito que as pessoas convenientemente preferem ou gostam de acreditar neste ser subjetivo que ainda vive no coletivo imaginário popular, mas a falta de sabedoria do povo indica claramente que muitos ‘absorvem informações mundanas’ sem ter sabedoria, perpetuando se assim um sofrimento causado pelas suas próprias ignorâncias, da própria ignorância pela falta de coerência de enxergar o mundo tal como ela se encontra nos tempos considerados contemporâneos.
Uma pequena observação de quando mencionei parágrafos acima* ‘que não conhecia nenhuma outra forma de adquirir sabedoria neste mundo além das orações e meditações’, existem sim, e é na convivência humana que podemos ‘também’ obter a sabedoria.
A questão é que nós ‘seres humanos’ fomos beneficiados pelo livre arbítrio, tendo o poder da escolha nesta vida, somos também influenciáveis  pelos nossos próprios semelhantes e é onde mora o perigo.
Se buscarmos a sabedoria de vida apenas na convivência com os da nossa própria espécie podendo cometer os mesmos erros das outras pessoas, simplesmente porque somos influenciáveis, a questão é que o livre arbítrio é um poder absoluto e não devemos desperdiçar com escolhas erradas, portanto precisamos da religião, vivemos num mundo de muitas realidades, por esta razão precisamos de um ‘norte’, um direcionamento e do meu ponto de vista ‘budista’, apenas uma religião ou filosofia verdadeira, pode nos frear dos nossos ímpetos negativos e direcionarmos para o que é correto num mundo onde parecem existir muitas verdades.
É onde entra a sabedoria, quando elevamos nosso estado de vida espiritual conseguimos enxergar do alto, podendo evitar muitos dos transtornos causados pelas nossas próprias escuridões fundamentais (ignorâncias), fazendo intuitivamente o que for necessário para superarmos nossos infortúnios aqui na terra.
A minha principal mensagem deste texto é alertar as pessoas não viverem com suas mentes fechadas, acreditando somente no caminho mais curto para a obtenção no que elas acreditam serem as suas felicidades, busque informações corretas sobre todas as coisas que existem neste mundo, não omita, não ignore a sua realidade de vida, e o mais importante, não se esquecem de adquirir sabedoria.
Trabalhe com os dois lados da vida, o lado objetivo como o conhecimento mundano e necessário para mantermos as nossas qualidades de vida, e o lado subjetivo, o lado espiritual como a sabedoria que aumenta as nossas convicções e nos direcionam para o que for correto!
Paulo RK


Nenhum comentário:

Postar um comentário