Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 27 de março de 2010

Obrigado, por favor e me desculpe


São palavras mágicas que aprendi desde pequeno dentro da minha cultura familiar.
Como filhos de japoneses, aprendi que se quisesse subir na vida ou me tornar um alguém, teria que usar estas palavras mágicas e é claro além dos estudos e conhecimentos acadêmicos.
No entanto, nos meus primeiros anos de convívio social tive alguns conflitos culturais que me causaram alguns tipos de transtornos.
Algumas pessoas achavam graça e faziam algum tipo de piadinha sobre a minha cultura, e com isso nascia em mim o complexo de inferioridade.
Depois de alguns anos já amadurecido, e hoje quando olho para trás vejo o quanto este comportamento me distanciou daqueles que um dia acharam graça.
Estas palavras, que antes eram mágicas passaram a ter um outro sentido para mim, pois de fato eles abriram muitas das portas profissionais na minha vida.
Mas muito além dos benefícios profissionais, conquistamos pessoas pois estas palavras também tem uma forte expressão da humildade humana, raro de se encontrar nas pessoas atualmente.
O tempo passou, e como a semente que virou uma arvore, estou muito mais preparado para entender certos comportamentos humanos, atualmente percebo claramente a habilidade de uma mãe para educar seus filhos.
A minha mãe me ensinou uma das qualidades mais importante do ser humano que é a humildade , só que o que antes via como palavras mágicas hoje vejo como educação.
Quanto ao complexo de inferioridade adquirida na adolescência ,ela se dissipou por completo, pois a vida me mostrou que a humildade não tem nada a haver com fraqueza a humana, mas sim a superioridade na sua melhor forma.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo Rk.

Um comentário:

  1. Puxa que legal. Você é descendente de japoneses. Meus melhores amigos sempre foram nipônicos como o Douglas Okasaki que hoje mora em Dubai, da Andrea Ikeda e tantos outros.Sou fã do jornalista Alvaro Taniguchi(o japonês no seu rádio), que é de Sâo Paulo, mas mora aqui em Araraquara.

    ResponderExcluir