Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Hoje acordei com sentimentos avassaladoras!


É engraçado, ontem fui dormir completamente satisfeito com as minhas realizações, com tudo que havia feito durante o dia.
Um sentimento muito bonito de profunda gratidão invadiu o meu coração, se estendendo por toda a minha alma, num finalzinho de uma noite fria, fazendo da xícara de café bem quentinho o motivo e a razão para ir para cama, de bem com a vida.
 “Cafés com leite bem quente num xícara grande”, pode parecer trivial, mas naquele momento, considerei tão poético, tão eu, que não resisti e postei um pensamento/sentimento no meu Facebook.
Na verdade é a sensação gostosa do mais genuíno aconchego, que um ser humano poderia apreciar enquanto vivo! (do meu ponto de vista)
Saber que nada pode me afetar, que o meu dia foi produtivo e que naquele dia eu fiz a grande diferença na vida de uma família.
Fui dormir com esta convicção, de que sou feliz, pois sou convicto das coisas que sou capaz de realizar neste mundo, no entanto, hoje de manhã, acordei não tão legal quanto ontem.
Acordei inseguro e temendo o meu futuro por questões do meu cotidiano que deveria estar acostumado a lidar, pois sei muito bem que sou capaz e tenho sabedoria para “administrar”, quaisquer infortúnios deste mundo.
Contraditório, insano, bipolaridade ou esquizofrenia da minha parte?
Nem uma coisa nem outra, e posso explicar com base na filosofia budista tais fraquezas humanas, como a própria falta de estabilidade emocional, sendo comum e normal a qualquer ser humano.
Porque a mente humana divaga muito, não sendo constante como as aguas de um rio, reparem que a tua decisão de hoje, não será a mesma amanhã, e nem precisamos ir tão longe, as minhas opiniões formuladas de manhã, no café da manhã, não é mais a mesma depois do almoço.
E é o que faz as pessoas sofrerem tanto neste mundo, a falta de convicção no que elas pensam, fala e consequentemente agem em suas vidas.
Porque toda ação embasadas em pensamentos levianos, não tem como vingar num mundo em constante transformação.
Mas como lidar com sentimentos e pensamentos tão avassaladores, quanto inevitáveis?
Pensamentos geram sentimentos, a questão crucial é que não conseguimos controlar nossos pensamentos em tempo integral.
Mas podemos muito bem escrever bilhetinhos, um lembrete escrito por nós mesmos dos nossos objetivos, para não perder de foco, o que mais nos interessa.
Na verdade é uma técnica que aprendi em algum curso entre muitos outros cursos que fiz na minha adolescência, e todas as vezes que pensamentos negativos invadirem minha mente, eu “saco” do bolso da camisa, os tais bilhetinhos e começo a ler, e se estiver sozinho eu leio em voz alta.
Para fixar mais!
Nelas mensagens de otimismos, e lembretes das coisas que preciso fazer no dia de hoje, para proporcionar alento para quem estiver sofrendo ao meu redor, e com isso gerar a minha própria felicidade, satisfação e motivação interior.
Às vezes precisamos disciplinar as nossas mentes com pensamentos positivos, e começar acreditar que nada é impossível neste mundo, quando queremos, e procuramos fazer a grande diferença na vida de quem quer que seja!
Fazer o que sempre fizemos, é viver no marasmo da rotina, e rotinas são prejudiciais para as nossas saúdes mentais, e comprovadamente para o nosso corpo.
 Mente sã em corpo sã!
Portanto, apesar de ter acordado com sentimentos avassaladores, hoje após a hora do almoço, me senti melhor, pois ao invés de almoçar e encher o bucho de comida, escolhi ler alguns pensamentos do Buda, e reforçar as minhas decisões lendo os meus bilhetinhos, de que nada neste mundo contrario as minhas vontades, poderão me fazer desistir do meu eterno desejo de ser feliz nesta vida.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário