Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 12 de outubro de 2014

A importância da motivação na vida de cada ser humano!

Vamos falar com toda seriedade; o que você tem feito para se motivar nesta vida?
Vocês devem ter reparado pessoas que vão à igreja, academias, clubes esportivos, vão a praia nos fins de semanas e entre outras atividades, que de certa forma, motivam as pessoas a viverem as suas vidas de forma mais amena.
A questão é: o que você tem feito para se motivar nos últimos dias ou nos últimos anos?
Não vale mencionar o trabalho, ou qualquer outra coisa que faz parte da nossa rotina diária.
Porque ‘rotinas’ estressam, pelo simples motivos delas serem rotinas, nada agregando de diferente, que realmente nos motivem e dê um ‘gás’ a mais, em nossas vidas.
Não posso falar por todos, porque além de não ser um representante digno da nossa espécie, cada ser humano tem um fator pessoal que os motive, mas vou falar por mim e pelas coisas que costumo fazer para estar bem comigo mesmo e consequentemente, mais motivado em relação a minha própria vida.
Porque quando estamos motivados o mundo parece um pedacinho do céu em todos os sentidos!
Como mencionei no começo deste texto, temos que excluir o trabalho, a faculdade e tudo aquilo que fazemos por obrigação, pois nenhuma pessoa consegue sentir prazer quando somos obrigados a fazer qualquer coisa, seja para ganhar dinheiro ou com o compromisso, de ter que enfrentar uma faculdade para obter um diploma e supostamente melhorar de vida.
Tem muitas coisas simples que eu adoro fazer, e agradeço a deus por isso, pela simplicidade das minhas predileções nesta vida.
Por exemplo, conheço gente que só assistem filmes nos cinemas, eu me contento em assistir em casa, num DVD pirata comprado nas portas do metrô, outros preferem ir à praia nos fins de semana, eu me contento com uma piscina de plástico no quintal de casa, comprado a prestações e em qualquer loja da internet, algumas outras pessoas ‘sofrem’ por não poderem fazer tudo o que elas querem, por falta de dinheiro ou oportunidades.
Contento com que tenho, mas não sou dessas pessoas acomodadas na vida, pois quando quero algo de relevância, luto até conseguir, e não desisto facilmente, até alcançar o meu objetivo, mas desconheço a opção de sofrer por não ter isso ou aquilo.
A questão é; estou falando de não lamentar pelas coisas que não temos ou não podemos fazer de imediato, mas observar tudo o que estiver ao nosso alcance, e ao invés de lamentar pelas coisas que não podemos mudar; trabalhar com tudo que a vida nos proporciona em um determinado momento, em nossas vidas.
Procurar encontrar motivação dentro de nós mesmo, pelas coisas que nos pertence, das coisas que faz parte das nossas vidas e não nas das outras pessoas.
Não, não estou fugindo do assunto sobre as motivações na vida de cada ser humano neste mundo.
O que quero dizer com todo esse “blá blá blá”, é que todo mundo, por mais que considere suas vidas enfadonha, sempre terá algo de diferente para fazer e se auto motivar, não precisando necessariamente, ter grandes fortunas, fama ou quaisquer ostentações que muitos consideram, relevantes, para viverem suas vidas motivadas.
 A motivação é tão subjetiva quanto à própria vida, e tanto quanto o próprio sucesso pessoal das pessoas em um determinado empreendimento.
Dizem que para ser feliz nesta vida, precisamos ter vontade de ser feliz e buscar a nossa felicidade, onde quer que ela esteja, pois a tal da subjetividade nos cega no momento em que mais ambicionamos ser felizes, e assim, nos mesmos moldes, não enxergamos tudo que for subjetivo, por este motivo precisamos estar motivados, pois a própria vida requer uma visão aguçada das pessoas motivadas, e principalmente muita força de vontade.
Se você tiver força de vontade e buscar a auto motivação nas coisas que você mesmo pode estar fazendo para ser feliz, faça, busque, não espere nada de ninguém ou qualquer outro fator externo para se motivar.
A verdadeira felicidade humana nasce quando fazemos o que gostamos e quando podemos, portanto é imperativo você sempre estar fazendo o que mais gosta nesta vida, quebrando com isso a rotina do trabalho, estudo e em alguns casos da própria rotina de uma vida pacata.
Não tem como ser feliz, buscando a felicidade motivacional fora de você, à verdadeira alegria nasce de dentro para fora e não o contrário, da mesma forma que uma pessoa rica e sem convicções é pobre,  o pobre que tem suas convicções é uma pessoa afortunada e completamente livre das correntes da ignorância (Buda)!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário