Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sou um mentiroso! (apenas das mentiras necessárias)

Minha mãe me ensinou que a pior “qualidade” de um ser humano é o de ser mentiroso!
Pois não sabemos com quem estamos lidando, ela afirma que preferiria viver ao lado de um bandido assumido, do que de um “fiel” mentiroso.
Porque um mentiroso pode nos surpreender da pior forma possível, sendo inevitáveis as decepções futuras.
E por pior que seja uma pessoa que escolhemos não as mentirosas, para ficar ou vivermos juntos, foi nós mesmos que a escolhemos, e a natureza humana se acostuma com tudo, mesmo com as coisas ruins. (risos)
Só não dá pra acostumar com pessoas mentirosas, porque elas não conseguem sustentar uma realidade de vida por muito tempo. (fato)
O tempo vai passando e a gente cresce nos tornando em adultas, e com ele o implacável amadurecimento.
Às vezes tenho a impressão, que é na fase do amadurecimento que os conflitos existenciais sobem à tona, nos tornando num verdadeiro ‘torvelinho de emoções’.
Pois ultimamente a própria vida tem me ensinado que não compensa ser tão sinceros com pessoas e de vez enquanto, é necessário mentir, ocultar ou mesmo criar realidades para nos proteger das maldades alheias.
Mas não estou falando de mentiras que prejudiquem os nossos semelhantes, mas do próprio ato de preservar as nossas privacidades do conhecimento desnecessário das outras pessoas.
Lembram quando eu mencionei que de vez enquanto é necessário mentir?
Vocês devem estar se perguntando; “mas quando é o momento certo para o Paulo, ou eu mentir nesta vida”?
Tem muita gente legal neste planeta, em contra partida, o número de pessoas chatas é infinitamente maior, e são esses “chatonildos” que querem saber detalhes das nossas vidas, fazendo perguntas absurdas, quando tudo que desejamos é ser discretos.
Não que eu tenha algo pra esconder ou viva no mundo das sombras fazendo o que não presta, mas eu acho que não interessa a ninguém, quanto eu ganho e o que faço, pra ganhar dinheiro nesta vida.
Pra começo de conversa eu acho ridículo ficar se expondo para o mundo como se todos estivessem interessados na minha vida pessoal, como se eu fosse uma celebridade de Hollywood.
Só estou tentando viver a minha vida, tentando sobreviver do meu jeito, e da própria maneira simples de ser, nada mais, me preservando dos olhares e comentários maldosos, de pessoas que não sabem fazer nada, além de criticar e maldizer as outras pessoas.
Porque tem gente que é assim, só sabem dar palpites errados que te deixam desmotivados perante as dificuldades da vida, se tornando em fardos pesados, totalmente descartáveis. (pessoas fúteis)
Eu tenho a boa sorte de conviver com duas realidades de vida, a pobreza e a riqueza de onde retiro importante aprendizados para sustentar a minha própria sabedoria em vida. (leveza do ser)
Das pessoas ricas e cultas, aprendo como é bonito ser discreto com tantos recursos que o dinheiro pode comprar, enquanto os pobres e ignorantes, demonstram como são ridículos e medíocres, querendo se expor de forma exagerada, tentando ser o que elas nunca vão ser, enquanto não aprenderem a ser humildes neste planeta.
Não estou julgando ninguém, pois não me presto para ser juiz e principalmente porque odeio julgamentos levianos.
Mas é quase impossível, falar sobre mentiras necessárias, sem descrever as pessoas para as quais eu tenho que mentir! (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário