Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 6 de outubro de 2013

Eu gosto e quero saber da tua vida, mas não pense que sou um fofoqueiro!

O tema deste texto vai parecer estranho para quem não me conhece pessoalmente, muitas pessoas que o lerem pela primeira vez, pensarão que sou uma pessoa intrometida ou fofoqueira, daqueles que adoram falar da vida alheia.
Vou “defender” antecipadamente o pensamento principal deste texto, explicando a forma amena dos interesses que tenho pela vida alheia.
Pessoas me inspiram, e quando falo ‘pessoas’, me refiro a todos os tipos e qualidades de um ser humano, dos mais íntegros até aqueles que não valem um tostão.
Eu não me apego a “seres” imaginários como deuses, pois tal apego pode ser perigoso para a minha própria sanidade mental.
Porque o mundo em que vivo, é real, e se eu tenho que me apegar a qualquer coisa, para desvencilhar todos os meus problemas e situações adversas, é com certeza com a minha realidade e com as pessoas do meu convívio.
Tem muita gente neste planeta “viajando” na maionese, achando que só porque elas possuem fé em um determinado deus, as coisas vão melhorar em suas vidas, não fazendo absolutamente nada para mudar.
Quando mencionei que é perigoso às pessoas se “apegarem” a deuses subjetivos que ainda vivem no coletivo imaginário da galera, é porque vivemos num mundo objetivo e real, não podemos basear todas as nossas experiências de vidas, em situações imaginárias ou suposições com base na nossa fé.
Para ser mais radical neste exemplo vou citar o continente africano, dizem que muita gente vive pela fé, não fazendo absolutamente nada de prático, como plantar e produzir seus próprios alimentos, num pedaço tão grande e maravilhoso que é o continente africano.
O resultado disso é que eles vivem de doações de países com mais condições, no entanto e particularmente penso ser humilhante.
Acredito que pessoas tem que ter um pouco de orgulho e lutar até onde puder para conquistar seu espaço, e fincar a sua própria bandeira, afirmando a sua condição de Homo sapiens capaz de se superar.
E no Brasil a situação não é diferente, se você observar o perfil das pessoas que procuram igrejas para encontrar paz de espírito, vão reparar pessoas “tementes” a deus, de origem humildes e quase sempre financeiramente pobres, a grande maioria.
Elas são tão cegas, que seguem sem titubear um suposto líder capaz de deixa-las na miséria, e se já estava ruim ficará muito pior.
É por esta razão que eu disse que é perigoso a gente nutrir fé em algo que está muito além da nossa compreensão, pelo menos por enquanto, pois viemos ao mundo para nos aperfeiçoar, fazendo a nossa parte.
Não pense vocês que só por terem fé em algo que vocês acreditem ser superior, algo em suas vidas vai mudar.
O resultado de toda essa irresponsabilidade , em querer acreditar no que não existe no mundo real, são as igrejas enriquecendo a cada dia nas costas desses pobres miseráveis, que ignoram pessoas dizendo amar um deus que elas nunca viram em detrimento da sua própria espécie.
Mas por favor, não me interpretem mal, não estou falando que as pessoas não devem ter uma religião, devem ter o cuidado de saber distinguir o mundo real como o objetivo, do mundo da fé como o subjetivo.
Tem muita gente “humilde” não sabendo interpretar as escrituras sagradas da bíblia, caindo no conto do vigário, vivendo suas vidas num eterno sofrimento.
O papel e função de uma religião é livrar a humanidade do sofrimento, e segundo o budismo, não viemos neste mundo para sofrer, mas, para aprender a livrar do mal, das nossas próprias ignorâncias.
Buda não foi e nem é um deus, ele foi uma pessoa evoluída que nos deixou um grande aprendizado, como um grande legado para fazermos destas, uma ferramenta para superar a nossa própria escuridão fundamental (ignorâncias).
Foi onde aprendi que a vida é uma escola e pessoas nossos melhores, mestres da vida, sempre aprendemos com pessoas boas e principalmente com as más.
Ignora-las significa deixar de aprender e evoluir as nossas próprias condições, portanto saiba você que eu gosto e quero saber muito da sua vida! (risos)
Paulo RK

Um comentário:

  1. "Tem muita gente “humilde” não sabendo interpretar as escrituras sagradas da bíblia, caindo no conto do vigário, vivendo suas vidas num eterno sofrimento."

    Ou então seguem líderes tão eloquentes e carismáticos que acabam se cegando pelas suas interpretações e seguem um caminho errante, sem questionar.

    Uma dica de filme que fala disso é "Deus ama Uganda". É chocante a forma como o evangelismo ocidental invadiu aquele país, sem pedir licença, e a caçar bruxas.

    ResponderExcluir