Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 5 de outubro de 2013

As vezes nem compensa tentar "consertar" lampadas estragadas das outras pessoas!


É praticamente impossível agradar todo mundo, e por mais que você se esforce para minimizar a ignorância do desprezo alheio, sempre haverá aquele que vai conseguir tirar você do sério.
Não quero fazer milagres, pois dizem que nem Jesus conseguiu  agradar  todo mundo, então por que  eu seria a pessoa incumbida de realizar tal proeza? (risos)
Por outro lado o budismo me ensina que temos que buscar o   aperfeiçoamento espiritual sendo contrário a violência,  e tudo que for negativo e nos incomode nesta vida.
Ser generoso com quem é ruim com a gente?!?!?!? Deveria ser brincadeira de mau gosto! Mas é sério! (risos)
Teoricamente isso é fácil, “mamão com açúcar”, mas a questão é que todo ser humano vem com um “defeitinho” de fabricação como é o nosso lado emocional.
Este lado é cruel, e nos faz fazer muitas besteiras nesta vida, trocando as mãos pelos pés, pois ela é irracional e com certeza, tal “fraqueza” nos impede de evoluir.
 Hoje de manhã estava disposto a mudar em relação algumas pessoas que considero uma pedra dentro dos meus sapatos, acordei muito disposto a promover as mudanças interiores, que me impulsionariam para o meu melhor e um mundo melhor!
Não tenho certeza, porque acordei com esta disposição, mas aconteceu, deve ser a comida estragada que comi ontem! (risos)
Mas, isso não importa e voltando ao assunto, tais pessoas vivem de forma precária, não porque elas são desafortunadas, muito pelo contrario, se fôssemos comparar a situação dessas pessoas, com a de muitos outros brasileiros, até que elas são privilegiadas.
Não estou aqui para julgar, ontem percebi que a luz da casa delas estava queimada, e todos estavam no escuro, então resolvi comprar uma lâmpada e até dividir um frango assado com tais pessoinhas.
Foi quando estava prestes a dar o valor necessário para a compra do frango e da lâmpada econômica, quando a palhaçada começou.
Tem uma coisa que odeio nas outras pessoas são gritarias, baixarias e principalmente rebeldias sem causas de pessoas que nunca se esforçaram nesta vida, e sempre se fizeram de vitimas.
Isso me tira do sério, foi ai que entrou o meu “defeitinho” de fabricação, deixando de lado todo o meu conhecimento budista para evoluir neste planeta, ao mesmo tempo revelando o meu lado mais cruel e insensível.
Pensei comigo, quer saber não vou ajudar essa gente, gastando o meu rico dinheiro em vão, pois nem respeito elas tem por nós.
Eu sei que deveria ser superior para o meu próprio bem, pois como dizem todas as religiões; “maior pecador é aquele que conhece as palavras sagradas, e cometem as mesmas estupidez de quem não às conhecem”.
 Buda que me perdoe, mas que culpa tenho, se nasci com este  “defeitinho”, como o lado emocional bastante aguçado.
Em tempos de crises no mundo, me esforço para fazer e dar o melhor de mim mesmo, para quem na verdade não dá a mínima pelos meus esforços, pelo menos sou remunerado.
Então o meu lado emocional ignora o lado racional, e despreza completamente aqueles ou aquelas, que não cooperam comigo, pois não estarei sendo remunerado financeiramente.
Difícil né!
A arte de ser humano vai muito além do que uma simples equação matemática ou situações econômicas difíceis, com certeza!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário