Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Resolvendo os probleminhas pessoais!


Já repararam, como sempre temos a solução, para os problemas dos outros?
Costumamos fazer as seguintes afirmações, ‘se eu fosse fulano, resolveria aquele problema deste, ou daquele jeito’, sem maiores complicações.
E como não bastasse , ainda afirmamos, nossa como fulano é complicado!
Fica fazendo a maior tempestade, dentro de um copo d’água, até parece que o mundo vai acabar, por conta de um probleminha.
Mas o interessante, é como funciona este “ mecanismo medonho,” este empecilho pode ser simples para mim, mas então por que é que fulano dramatiza tanto, a ponto de ficar com depressão, e não resolver a questão?
Boa pergunta, eu particularmente acredito muito que seja por um fator emocional, se todos encarássemos todos os problemas, como os problemas da matemática, ou seja se resolvêssemos com o raciocínio lógico, acredito que teríamos mais êxito.
No entanto, por sermos humano, a coisa não resolve tão simples assim, não é mesmo?
Nós humanos, somos uma combinação de razão lógica e emocional subjetivo, é no conflito destas duas realidades, que travamos as nossas capacidades de resolução.
A pergunta é, “o que podemos fazer para democratizar o nosso processo de evolução, e não ficar empacados com os ‘probleminhas’ mundanos?”
Certa vez li num artigo cientifico, que o homem se perde em seus pensamentos lógicos, e subjetivos, não conseguindo pensar de uma forma clara, consequentemente ele não consegue formular uma resposta/ solução.
Ficando preso, ao eterno paradigma de que nem tudo na sua vida há uma solução(como odeio esta frase)!
O artigo sugere; para não haver esta mistura da razão lógica e o emocional ilógico, que causa tantos nós no cérebro humano, as pessoas deveriam escrever os seus problemas, como se fosse de outra pessoa, em um pedaço de papel,e Le-los constantemente, até que o cérebro entendesse que estes empecilhos, pertençam a uma outra pessoa, neste processo o cérebro bloquearia o emocional, e trabalharia mais com a razão(lógica).
Resolvendo se assim, de forma prática, qualquer tipo de problema.
Estou ciente da falta de responsabilidade (minha) na divulgação deste artigo, pois ao anunciar qualquer artigo cientifico, devemos citar suas fontes e os nomes das pessoas envolvidas nestas pesquisas.
Mas o problema, é que tenho por hábito ler revistas, jornais e tudo que estiver ao meu alcance, em locais públicos, como dentistas, recepção de alguma empresa, na imobiliária, entre outros locais que nos permitem ter acesso a revistas destas natureza.
E quase sempre, acabo guardando na minha mente, a mensagem principal daquilo que leio, ignorando qualquer tipo de informações adicionais como a origem e o responsável por este artigo. Como sou muito curioso, acabei me tornando a própria cobaia deste experimento, e posso garantir que após algumas semanas da aplicação, desta metodologia, obtive êxito.
Principalmente no que se referi a ansiedade, estou menos ansioso e consigo pensar com mais clareza, sobre todas as coisas que considerava um problemão!
Sugiro a todos que experimentem, pois um pedaço de papel em branco e uma caneta, não fará mal a ninguém, pratique e perceba uma mudança gradativa no seu ser.
Agradeço por terem lido até o último parágrafo, e espero que tenham gostado, como uma dica pessoal e positiva, para uma qualidade de vida melhor!
Paulo RK SP NAMASTÊ!
P.S.: Espero que ninguém me processe por esta menção! (rsrrsrsrsrsrsr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário