Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uma estrela solitária


Responda, alguma vez na vida, você sentiu que a sua atitude (positiva) em relação a vida alheia, era de alguma forma insuficiente?
Titubeamos sobre muitas coisas nesta vida, principalmente sobre as nossas verdadeiras condições e capacidade de realização.
Por que será que isto acontece?
Será uma necessidade pessoal de provar, para nós mesmos de que, somos capazes de realizar o impossível?
Resgato um conto, que ouvi quando era criança:
“- Numa praia deserta, um homem estava resgatando estrelas do mar que estava sendo trazidas pelas ondas, fora da água, elas morreriam pela ação do sol.
As ondas traziam muitas delas,centenas e milhares,a quantidade crescia a cada onda, mas ele incansavelmente as devolvia ao mar.
Uma por uma, ele realmente acreditava que estava fazendo uma grande contribuição para a natureza.
Quando um turista que estava observando-o de longe, se aproximou e perguntou, se ele realmente tinha noção do que estava fazendo.
O turista, tentou o convencer de que a sua única ação não resolveria muito a situação, pois havia milhares de estrelas do mar encalhadas na praia.
O homem ouvindo silenciosamente este insulto, abaixou e pegou uma estrela, e antes de devolver ao mar, olhou para ela e para o turista, e disse, ‘para esta farei toda a diferença’!”
Muitas vezes na vida é assim, quando acreditamos em algum sonho ou nos empenhamos em realizar algo, que até aquele momento era considerado impossível, muitas pessoas tentam nos convencer do contrario.
Logo criamos um sentimento de frustração, e incapacidade em relação a nós mesmos, e deixamos de realizar os milagres da vidas.
Segundo a filosofia budista, existe as maldades e os obstáculos , ambos são negativos.
Vivemos a vida inteira, lutando com estas duas formas, os obstáculos são os fatores externos que nos impedem de realizar algo, algum tipo de acidente em nossas trajetórias, a ponte que caiu , o carro que ficou parado no transito, ou mesmo ao quebrar a perna, antes de um importantíssimo campeonato de futebol na escola.
Entre outros fatores, que nos impedem de chegar ao local, ou nos impedem de participar de qualquer tipo de evento importante em nossas vidas.
Acredito que a maldade, seja pior do que os obstáculos , pois ela surge das nossas decisões, baseado nos fatores externos ou naquilo que as pessoas falam.
Determinação,quando somos determinados em nossas decisões, independentemente dos fatores externos, nada pode nos impedir de realizar os pequenos milagres de nossas vidas.
Talvez possa ser o único a acreditar,na relevância das palavras deste blog, e que de alguma forma, ela traga algum tipo de beneficio nas pessoas que as lêem.
Mas a despeito daqueles desacreditados na felicidade alheia, serei como aquele homem na praia, uma estrela solitária, que acredita e faz a diferença para algumas vidas!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

3 comentários:

  1. este seu post veio em uma hora propícia para mim querido ... e como veio ... sentindo exatamente isto ... q bom saber q minha atitude fez diferença sim, embora não tenha sido compreendida de imediato e os resultados não tenham sido aqueles q eu esperava ...

    obrigado ... vc salvou uma estrela do mar agora ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você escreve: "Responda, alguma vez na vida, você sentiu que a sua atitude (positiva) em relação a vida alheia, era de alguma forma insuficiente?Titubeamos sobre muitas coisas nesta vida, principalmente sobre as nossas verdadeiras condições e capacidade de realização".
    Pergunto: qual a medida correta, qual o peso exato das atitudes?Não há resposta, simplesmente porque depende da pessoa cuja atitude está sendo direcionada. Tem gente que é saco sem fundo. Tem gente que é tão carente que uma só palavra não basta, querem logo um livro inteiro!
    Titubeamos por conta de uma pitada de insegurança, pois nem sempre as atitudes tomadas, mesmo que positivas, acabam sendo bem recebidas por outrem.
    Quanto a nossa capacidade de realização só iremos saber se tentarmos,mas também não adianta prometer as estrelas do céu a alguém sabendo que nunca poderemos alcança-las, pois é tarefa impossivel.
    Acredito que antes de tentarmos provar alguma coisa a nós mesmos, não devemos mentir para a gente mesmo. Mascarar as ações como se estivessemos tentando.
    Mas acredito também que podemos realizar o que parecia impossível. Basta lembrar do sonho de Icaro que queria voar. Hoje o homem instala satèlites como quem troca uma lâmpada.
    Sabe, antes de desacreditarmos na felicidade alheia devemos cultivar a nossa própria felicidade. Se o nosso jardim não possui sementes como vai florescer?Como vamos ajudar na plantação do outro?
    Também acredito que não devemos ficar contando quantas gotas de água dispensamos aos jardins alheios para nos regojizarmos das diferenças que fizemos em algumas vidas. Devemos regá-los e pronto sem esperar o retorno de uma flor. Nunca nos esquecendo que na poesia tudo tudo é bonito, até a dor!

    ResponderExcluir