Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Expresse-se !


Saber expressar sentimentos, é a base de todo bom relacionamento humano.
Ignorar determinadas sensações que temos de nós mesmos, nos impede, de estabelecer um contato mais profundo com os nossos semelhantes!
Precisamos redescobrir como é bom ter defeitos, isto é um diferencial(como uma impressão digital), que com toda a certeza nos torna mais humano.
Acho que inconscientemente estamos cansados da mulher e do homem perfeito, não temos que ser perfeitos em tudo!
Ao menos não da forma que a mídia nos impõe, ou de como estamos acostumados ver nos filmes de Hollywood.
Está sendo fácil para mim escrever esta realidade, mas a verdade é que é extremamente difícil , tornar público determinados sentimentos, que guardo a sete chaves.
Não estou falando de nenhum segredo pessoal bombástico, mas de coisas simples, do nosso cotidiano.
Como a vergonha de falar em público, das tremedeiras, do suor nas mãos e da falta de clareza nos pensamentos, quando me torno o centro das atenções.
Gostaria de saber, como é que vocês meus queridos leitores superam estas dificuldades triviais de todo mortal comum?
As vezes escondo tantas fraquezas pessoais que me sufoco por dentro, me distanciando das pessoas e da própria felicidade.
Saber expressar é extravasar sentimentos, é identificar nos outros os pontos em comuns, nos tornando parte do mesmo rebanho.
Expressar tem o mesmo peso, de deixar as crianças brincarem livremente, definitivamente a melhor fase de um ser humano, na formação do seu caráter quando adulto.
Expressar sentimentos é um exercício prático para desenvolvermos as nossas habilidades de relacionamentos!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

2 comentários:

  1. Efetivamente não é fácil e o máximo q conseguimos são escudos protetores ... quem me conhece me imagina um cara extremamente descontraído, afetivo e espontâneo. Na verdade sempre fui e sou extremamente tímido e tive q lutar muito para construir os meus escudos q me de certa forma amenizam os sintomas desta enorme timidez, tão bem descritos por vc. A primeira coisa é olhar o outro nos olhos ... segunda, antes que vc se entregue à timidez natural, aprenda a tomar a iniciativa ... qdo se deparar com alguém tome a iniciativa do discurso ... tudo fica mais fácil ... vc tem ótima percepção da realidade e constroe muito bem todo o arcabouço teórico para defendê-las com as palavras escritas ... é só exercitar isto com as palavras orais ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Nessa vida não há receitas prontas de como ser. Se é e pronto!Não estou falando aqui de psicopatas que se travestem de gente "normal" para atacar as suas vítimas.
    Todos nós escondemos alguma fraqueza, uns mais outros menos,a diferença está em saber conviver com ela(s) , administrá-la(s) de maneira que não atrapalhem nossa vida. Se não consegue abrir a boca para falar não vá ser comentarista!
    Mas não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, a vontade suplanta os medos, os receios e ao supera-los conseguimos avançar.
    Você pergunta: "Gostaria de saber, como é que vocês meus queridos leitores superam estas dificuldades triviais de todo mortal comum?
    Já imaginou uma jornalista timida? Pois é.Sou. Mas niguém diz, somente os que me conhecem na intimidade.Criei uma técnica de deixar a 'envergonhada' de lado.As vezes penso que não vou conseguir.Imagine uma platéia repleta e você a única jornalista do pedaço tendo que cumprir as pautas de perguntas programadas?Todos os olhos em minha direção?Fugir?
    Quando me lanço na cova dos leões eu SOU o leão!
    Aos poucos fui aprendendo que o nosso pior inimigo pode ser a gente mesmo.
    POr isso meu amigo não se sufoque. Quando a gente percebe que não é o primeiro e nemo último as coisas ganham um outro sentido.
    E no mais, nosso sentimentos devem ser somente expostos a quem confiamos e olhe lá! A humanidade anda tão perversa que muitos usam o que sabem da gente para nos humilhar, nos espinafrar, nos lançar a um mundo de dor. Para ganharem o quê?Muitas vezes a simples satisfação de nos verem chateados.Pura e simplesmente.
    Não concordo quando você diz que é bom ter defeitos. Bom é poder superá-los. O mundo precisa evoluir.
    Quando você diz a midia impõe é certo, ela impõe,mas as pessoas compram a ilusão se quiserem. Pode se fazer fotoshop no corpo, mas não nos sentimentos.Quanto a fazer parte do mesmo rebanho, olhe bem "a sua volta e perceba que cada um é cada um. Embora possamos ter idéias e pontos em comum, você é único.
    Pare de botar caraminholas na caixola. Ninguém é perfeito, por isso deixe a felicidade entrar e ficar. No mais, desencana que a vida engana!

    ResponderExcluir