Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Querer fazer bem ao próximo


Definitivamente fazer o mal é fácil!
Criticar as pessoas, falar mal de alguém, cobrar aquilo que não conseguimos ser, entre outras formas negativas de atitudes, muito comum nos tempos atuais.
Talvez isto resuma toda a merda, que se encontra o mundo moderno.
O que ninguém sabe, é que independentemente se temos problemas, quando ajudamos o próximo, mais forte e sábio nos tornamos.
Quando ajudamos as pessoas do nosso convívio, temos tempo para analisar a fonte do seu sofrimento, e sem nos envolver emocionalmente.
O que nos dá uma certa aptidão, para resolver qualquer problema, inclusive a nossa própria.
Do contrario, quando nos envolvemos emocionalmente com os problemas, nos tornamos cegos e irracionais, não podendo resolver de forma prática, passamos a alimentar inconscientemente, e não conseguindo soluciona-las, entramos em desespero.
E neste estado de vida, ficamos propensos a depressão, a doença da alma, onde podemos afirmar , que o que estava ruim, ficou pior(Não queremos isto em nossas vidas)!
E no meu ponto de vista, naquilo que aprendo dentro da filosofia budista, viemos a este mundo não para sofrer, mas para viver plenamente!
Não sofrer, não significa não ter problema algum, segundo o budismo significa saber administrar todas as dificuldades, quando se fala que atingimos a iluminação, é literalmente dizer que o individuo deixou a escuridão fundamental (ignorância), inata a todo ser vivo.
Funciona mais ou menos assim, suponhamos que você esteja numa sala escura, cheia de obstáculos, e precisa encontrar a saída .
Neste ambiente de escuridão, terás todas as dificuldades possíveis, no entanto se alguém acender uma vela, ou nos tempos moderno, uma lanterna, o seu sofrimento de esbarrar em objetos, será anulada e conseqüentemente encontrará a saída mais rapidamente.
É claro que ajudar as pessoas, não é tarefa tão fácil quanto escrever estas linhas, pois primeiramente elas precisam querer se ajudar.
Derrepente, podemos ser inconvenientes ao querer ajudar uma pessoa, que não tenha a consciência de que precisa de ajuda.
Importante frisar, que existem várias formas de ajudar seu semelhante, e com certeza, não estou falando em dinheiro, ninguém precisa de esmola, mas de apoio moral, incentivo e principalmente, reconhecimento do seu próximo, da sua capacidade de auto-realização.
Afirmo com todas as palavras, de como é bom ouvir, um amigo, palavras de confiança depositadas em nosso ser!
Não há dinheiro que pague, pois todo ser humano precisa deste sentimento.
Infelizmente, o que mais vemos neste mundo, são pessoas egoscêntricas, criticando e desfazendo de seus semelhantes, o que eles não sabem é que estamos no mesmo barco(sociedade), independentemente de sua classe social, credo ou opção sexual!
Espero ter contribuído, ou agregado algum valor relevante, aos meus queridos leitores.
E sem nenhuma pretensão, pois num mundo incerto em que vivemos, ninguém é o dono da razão!
Muito obrigado por terem lido até o ultimo parágrafo.
Paulo RkSp

Nenhum comentário:

Postar um comentário