Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 25 de setembro de 2010

Interpretações


Costumamos generalizar a vida conforme as nossas próprias crenças, se fulano vive na miséria ele costuma afirmar, a vida é assim mesmo, uns nasce com muito, outros nasce com pouco.
Pensamento cômodo, é mais fácil acreditar que já nascemos pré destinados a riqueza ou a pobreza, e aceitar as coisas passivamente, do que analisar os nossos comportamentos em relação as nossas próprias vidas.
Recentemente nas minhas muitas caminhadas a pé, encontrei um amigo que não o via há cinco anos, naquela época ele estava desempregado, lembro me de que tentei ajuda-lo.
Mas não consegui, naquela época ele não tinha o ensino médio, requisito básico para entrar na empresa a qual trabalhava, sugeri a ele que fizesse um curso rápido onde ele poderia concluir, e consequentemente entrar na empresa.
Ao contrario do que possam imaginar, ele se ofendeu quando incentivei a concluir seus estudos, visando um emprego descente.
Enfim, a conseqüência desta interpretação equivocada, fez dele uma pessoa amargurada e ressentida com a vida, achando que tudo é culpa do governo ou da sua falta de sorte.
Acho que na vida é tudo uma questão de interpretação, assim como cada pessoa tem uma forma de compreensão ao ler um texto,cada pessoa tem a sua forma de interpretar a sua própria vida.
Mas a diferença entre a vida e um texto, é que no texto podemos ler várias vezes, até entender a sua verdadeira essência, na vida não, se deixarmos escapar uma grande oportunidade, ela pode não vir mais.
Cinco anos depois, ele continua desempregado, culpando o governo e todos aqueles que vivem ao seu redor, mas se perguntar se ele concluiu seus estudos, nem preciso mencionar que ele continua com os mesmos pensamentos de antes.
A mesma falta de compreensão de que para mudar a sua própria realidade, ele teria que mudar primeiramente a sua própria forma de interpretar a vida.
Ao longo da minha humilde existência, compreendi que ninguém pode fazer nada por alguém, somente nós podemos dar um rumo, um sentido as nossas próprias vidas.
Pois a liberdade de escolha, chamado e aceito por todos nós como livre arbítrio, existe para qualquer um, ricos, pobres, deficiente, saudáveis, gagos e fanhos.
Este direito é universal, e você pode fazer o que quiser com ela, mas tenha responsabilidade, pois deus nos deu a liberdade, mas também junto com ela está inerente a lei da causa e efeito.
Ou seja, se fizeres o bem colherá os benefícios deste ato, e se fizer o mal os frutos não serão muito agradável, podemos dizer que os encargos a pagar serão muito alto.
Tudo na vida é uma questão de interpretação, se não estiver gostando dela atualmente, analise o seu comportamento, e tente a qualquer custo trabalhar e mudar o seu paradigma.
Costumo dizer que a vida é mágica, pois podemos ver coisas belas mesmo nas piores tragédias, ou grandes oportunidades em meio a uma grande escassez.
Como disse tudo é uma questão de interpretação!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

Um comentário:

  1. Realmente tudo é questão de interpretação. Até mesmo as leis apresentam,o que para mim é uma falha, alguns meandros, que conforme o juiz coloca na rua, ao invés de na prisão,um criminoso.
    Veja Judas Iscariotes quando interpretou o verdadeiro significado da mensagem de Jesus, optou pelo suicidio. Já Pedro que acabou se tornando o primeiro papa da igreja- não estou discutindo religião, só citando um exemplo de intrepretação-,escolheu seguir em frente, mesmo tendo negado o mestre por três vezes.
    Acho a lição chamada Interpretação, uma das lições mais dificies dessa vida.
    às vezes entendemos mal alguns sinais e quebramos a cara. Mas não podemos ter medo de errar.
    Li esta pequena história no 'Maktub' que cabe bem para o significado de interpretação para cada um:
    Um velho sábio chinês caminhava por um campo de neve quando viu uma mulher chorando.
    -Por que choras?-perguntou ele.
    -Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho, dos homens que amei. Deus foi cruel comigo porque me deu memória. Ele sabia que eu ia recordar a primavera de minha vida, e chorar.
    O sábio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto. A certa altura, a mulher parou de chorar:
    -O que estas vendo ai?-perguntou?
    -Um campo de rosas- disse o sábio-Deus foi generoso comigo porque me deu memória. Ele sabia que, no inverno,eu poderia sempre recordar a primavera, e sorrir.

    ResponderExcluir