Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sobre a influência dos nossos pensamentos em nossas vidas.



Certa vez um americano, estava atravessando com a sua pick- up, um trecho do Cannyon, quando derrepente, o seu carro bateu numa grande rocha, muito machucado, saiu cambaleando do seu veículo.
Para piorar o cenário, além de estar longe da civilização, seu celular estava sem sinal.
Decidiu caminhar, fazer o trajeto de volta de onde vinha, e com umas das pernas machucada, a caminhada se tornaria mais difícil.
Se permanecesse no local, não teria nenhuma chance de sobreviver, a melhor opção foi sem dúvida, caminhar, mesmo com a perna sangrado, e contrariando todo tipo de probabilidade de sobrevivência, resistir a qualquer custo foi o seu pensamento de imediato.
Na sua jornada, para a sobrevivência e sentindo muita dor, cede e sobre a sua cabeça o sol escaldante, e em sua mente, flashes de sua vida, das pessoas que mais amava, como a sua esposa e filhos, não paravam de piscar como luzes numa danceteria noturna.
Caminhar por meia hora, pareceria uma eternidade, subitamente um desespero, ao anoitecer a temperatura escaldante, baixaria abruptamente, causando mais dor, em seu corpo bastante castigado pelo acidente.
Ele começou a delirar, seu corpo estava ficando duro, seu sangue que estava saindo de umas das pernas acidentadas, estava coagulando, agora a dor era no corpo inteiro.
O frio fazia com que seus dentes, batessem um contra os outros, a sua visão começou a ficar embaçada.
Mas, de repente ele teve um “insight”, e pensou consigo mesmo, se vou morrer por que devo pensar nas coisas ruins, por que não apreciar as coisas bonitas que estão bem a minha frente?
Mudando radicalmente, a sua forma de pensamento, ainda que a realidade fosse totalmente contrária , ele começou a contemplar o céu do deserto, as estrelas, e a paisagem quente que se tornou fria a noite.
Começou a perceber a poesia naquele ambiente inóspito, se concentrou tanto na beleza natural que existia naquele local, que esqueceu a dor do seu próprio corpo.
E assim foi, caminhou duas noites, e dois dias, ao chegar no seu ponto de partida, ele foi recebido como um herói, e perguntaram para ele como ele tinha conseguido.
Ele respondeu, que num momento crucial da vida dele, ele percebeu que sabia que não teria muitas chances de sobreviver se fortalecesse seus pensamentos negativos, e a despeito das probabilidades, resolveu mudar seu ponto de vista, e apreciar aquele ambiente, ignorando totalmente a sua própria dor, e foi apreciando o céu estrelado das noites frias, e a paisagem escaldante de um sol intenso do dia, que ele conseguiu sobreviver.
E assim temos que aprender a lidar com as nossas dificuldades, quantas pessoas reclamam das dificuldades do cotidiano, elas só se concentram nos pensamentos ruins , naquilo que elas não podem mudar.
Nunca se compare a um outro alguém, ninguém é melhor que ninguém, todos nós temos nosso papel função neste grande palco da vida.

E pra começar, que tal nos concentrar mais naquilo que realmente podemos mudar, qualidade de vida, não é sinônimo de riqueza material, podemos ter qualidade de vida, de acordo com a nossa própria realidade.
Cada um de nós temos uma missão, e como Gandhi dizia, seja você a mudança que deseja ver no mundo !
Se concentre mais em você, naquilo que você deseja realizar, não deixe que as probabilidades das incertezas, domine a sua capacidade de superação, supere o medo, seja do tamanho do teu desejo de vencer na vida.
Faça como este americano que mesmo sangrando, e a despeito da realidade cruel, conseguiu vencer, apenas mudando o seu ponto de vista.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário