Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Manipuladores ou terroristas sociais? Eles estão por todas as partes!


Aparentemente, são pessoas normais, gentis, simpáticas e sempre estão prontas para nos ajudar.
Sempre atenciosas as nossas necessidades, cuidam de nossas vidas, com tal zelo, que esquecemos por um momento, o mundo caótico em que vivemos.
Alguns tem grau de instrução elevado, formados nas melhores universidades de São Paulo, e até graduados, outros mal sabem escrever seus próprios nomes.
O que eles tem em comum?
A capacidade de manipular pessoas, com o propósito, de realizar e concretizar seus objetivos pessoais.
Deduzo que esta habilidade é adquirida no dia-a-dia, dentro do convívio social, com pessoas da mesma natureza.
Sou formado, e não aprendi tal “habilidade” no meio acadêmico, e tão pouco posso acreditar que uma pessoa nasça com tal caráter perverso.
De uma certa forma, admiro esta habilidade, pois muitas vezes no meio profissional, temos que lidar com pessoas de difícil convívio, e no meu ponto de vista, pessoas com tal capacidade, não encontram maiores dificuldades em lidar ou manipular essas espécies.
Há, há, há, desculpe-me, foi inevitável, o uso desta expressão, espécie, pois determinados comportamentos humanos, não são dignos de serem chamados de humanos.
Há três anos, um amigo formado em administração de empresas, e com muita habilidade financeira, foi enganado por um pedreiro.
Este amigo, cuja a inteligência e visão do mundo, eu respeito, caiu como uma criança inoscente , sentindo até hoje o desgosto de ter conhecido, um ser tão desprezível quanto aquele elemento.
Mas felizmente, ele já se recuperou das perdas materiais (financeiras), mas ainda percebo em seus comentários, a angústia e a magoa que acredito, levará um bom tempo para ser esquecido.
Quanto a mim, quando era mais jovem e inexperiente, cai numa conversa de uma pessoa, o qual fez crediários em meu nome, e a muito custo, consegui que pagasse o valor devido e limpasse o meu nome.
Naquela época, não consegui recusar o seu pedido, pois ele conseguiu um ótimo emprego para mim, e eu estava totalmente “encantado” com a sua pessoa, acreditando ser ele o meu salvador.
O tempo foi passando, e quando acreditava estar amadurecido o bastante, para não mais cair nesses golpes, falhei e nem percebi.
O pior, só fui perceber quando o meu amigo/virtual, e aplicador desta “manipulação” terrorista, me falou.
Numa situação, onde ele me descreveu um vídeo, sobre a declaração da filha de Michael Jackson, do amor dela para com o seu pai, eu critiquei o vídeo, afirmando que era mais uma forma da imprensa, atingir audiências, e que a própria menina, estava sendo manipulada, pelos seus familiares, para chamar a atenção da mídia internacional.
Este amigo virtual, se mostrou tão indignado, e inconformado com a minha afirmação, que acabou me enviando o endereço do vídeo, e sugeriu que eu assistisse e depois comentasse com ele e tirasse as minhas próprias conclusões.
Mas, ele se mostrou tão ofendido, e ao mesmo tempo tão decepcionado com o que havia comentado, que me senti muito mal.
Pois não suporto, a idéia de ofender ou magoar as pessoas, que me agregam valores, mas caso isto aconteça, não é intencional, não querendo justificar as minhas fraquezas , mas a minha total falta de habilidade, em lidar com palavras faladas é medonha!
Nem preciso dizer que fiquei arrasado após assistir ao vídeo da filha de Michael.
Me senti, um monstro, muito pior do que qualquer outro mostro, que já tenha praticado qualquer outra atrocidade contra a humanidade, literalmente falando.
Quando retornei ao MSN, para teclar com o mesmo, ele estava ausente, e não pude pedir desculpas, mas deixei vários recados, como uma forma de alívio pessoal.
Pensei ser esta a melhor maneira de externar o meu arrependimento, e em ter tirado conclusões precipitadas, sem antes assistir ao vídeo.
Nem preciso dizer que naquela noite, tive o pior sono da minha vida, pois a tal consciência, antes de assistir ao vídeo, não via nada demais ter uma opinião, ou expressar o meu ponto de vista sobre a imprensa mundial.
E essa mesma consciência, me pertubou ao longo do dia, até a noite, quando voltei a falar com este meu amigo virtual, e ele me perguntou , se eu tinha gostado da forma com que ele havia me manipulado?
ÃÃÃÃHHHH! O que?
Fui manipulado, e eu me senti um ser desprezível, não por ter exposto a minha opinião sobre a imprensa, mas simplesmente, ou gravemente, porque um outro ser com habilidades excepcionais, me manipulou e nem ao menos percebi isso!
Sinais dos tempos?
Será que o processo de envelhecimento, tem me tornado um ser ignorante, a despeito de todas as experiências anteriores?
Ou o processo de amadurecimento biológico, tem um efeito contrário ao amadurecimento mental, nos retornando a doce inoscencia infantil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário