Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reflexões no ambiente de trabalho I



Como é maravilhoso, o simples fato de estarmos vivos e podermos vislumbrar a vida.
O mundo em que vivemos, nos prova constantemente, e de uma forma natural, que é possível transformar a nossa realidade.
A vida é inexplicável em palavras, tão pouco podemos provar como algo objetivo.
Quando estudamos sistemas imunológicos, nos laboratórios, compreendemos melhor a realidade , e o milagre de estarmos vivos!
Ao mesmo tempo passamos a compreender melhor a ignorância, e o desrespeito da humanidade, praticadas a séculos contra a natureza.
Se tivéssemos a noção da batalha travada, pelo nosso sistema imunológico para manter este corpo saudável, e da sua dependência por um ambiente equilibrado.
Pensariamos muito, antes de derrubarmos uma arvore , ou mesmo as nossas ações do nosso cotidiano, como jogar lixo nos lugares indevidos, passariam a ter um peso maior em nossas consciências.
Tudo que o homem fizer contra a natureza, voltará para ele mesmo, conceito milenar e budista da causa e efeito.
É inegável que somos a extensão deste universo, e que podemos chamar de macrocosmos, enquanto somos a sua extensão micro, ou o microcosmos.
Dentro da minha filosofia de vida, costumamos fazer analogias do corpo humano com o próprio planeta terra.
Comparamos a terra com a nossa pele, os cabelos com as arvores e florestas e os rios com as nossas correntes sanguineas, nascendo dai o nosso respeito e admiração pela natureza.
Quando poluímos a terra, estamos contaminando a nossa pele e o nosso corpo, e quando poluímos os rios e lagos, contaminamos o nosso próprio sangue.
Lembrando que a Terra é a nossa única casa, neste vasto universo, a nossa única moradia, e as nossas ações predatórias estão destruindo, cada vez mais rápido, o nosso único lar.
Estamos condenando a nossa espécie a extinção, além de muitas outras espécies, que graças as ações dos homens, já não existem mais no planeta.
Seremos os próximos animais, a sumir da face da terra, como muitas outras espécies.
Ainda que eu observe e admire os “avanços” da ciência moderna, não consigo ter o mesmo grau de admiração, quando observo uma batalha , a estratégia de defesas dos nossos anticorpos, para expulsar os agentes infecciosos do nosso corpo.
Chegando a uma conclusão muito brilhante, penso que a própria terra deveria ter anticorpos , capazes de inibir as impensadas atitudes humanas, em nome daquilo que ele chama de progresso!

Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo!
Paulo Rk

Nenhum comentário:

Postar um comentário