Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A melhor fase da vida é quando somos crianças. O melhor adulto é aquele que viveu uma infância feliz!


Esta aumentando o número de pessoas céticas em relação ao mundo,e a questão é , qual é o fator responsável por esta lamentável estatística?
Observamos pessoas, se dedicando cada vez mais a sua profissão, e quando sobra algum tempinho, preenchem com algum curso de aperfeiçoamento.
Hoje o mundo está cada vez mais competitivo, as pessoas não param de estudar , não param de se aprimorarem.
Mas por que será que o mundo ainda não saiu deste estado latente de inferno?
Certa vez recebi um e-mail , muito bacana, dizia que para ser alguém na vida, uma potencia criativa, era preciso deixar as crianças brincarem, é brincando, que se desenvolve o senso e o dom da criatividade.
É se relacionando com outras crianças, que se desenvolve esta capacidade, e de uma forma natural.
Neste e-mail, a mensagem de que as pessoas nos tempos modernos, estão educando as crianças de forma totalmente contraria, aos seus objetivos, era muito evidente.
Hoje em dia, os pais no anseio de que seus filhos se tornem grandes valores, obrigam seus filhos a fazerem cursos e mais cursos.
Não questionando, se o excesso de informação, poderá prejudicar o desenvolvimento destes, como cidadãos do mundo.
Pior que entupir as crianças com informações, é compará-los com algum gênio ou uma grande personalidade da época.
Dizendo na frente deles, que quando eles crescerem ,serão como Ronaldinho ou como Einstein, inteligente, rico e famoso.
Depois, estes filhos crescem, cada vez mais sedentos por informação, e deparam com o desemprego, e não entendendo o por que da situação de desempregado, entram em depressão.
Pois só aprenderam a assimilar informações, e agora Junior ?
Seus pais só ensinaram que o importante era estudar,e adquirir conhecimento!
Cresceu acreditando de que estaria imune, só pelo fato de ter acumulado conhecimentos e diplomas na parede de seu quarto.
Mas ninguém lhe ensinou, que tão importante quanto o conhecimento, era o poder da criatividade e a capacidade de interagir com o seu mundo.
Seus pais, não lhes permitiram que exercitassem esta capacidade , capacidade humana de criar e interagir com outras culturas.
Seus pais privaram o Junior, da coisa mais importante que nós seres humanos precisamos na vida, que é conviver com outros humanos, e esta capacidade de interação aprendemos quando crianças.
Nem preciso dizer que os próprios pais, com esta atitude, estão minando a auto-estima de seus filhos, e desta forma , nunca se tornarão alguém na vida.
É quando criança, que aprendemos a interagir com outras crianças, e é com elas que exercitamos as nossas criatividades, nos tornando em pessoas melhores.
Vamos valorizar as nossas crianças,permitindo a elas serem crianças, para depois poderem optar enquanto adultas, por serem elas mesmas, com mais criatividade e lutar por um mundo melhor, cada qual a sua maneira.
Muito obrigado, por terem lido até o último paragráfo.
Paulo Rk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário