Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 26 de setembro de 2010

Dividido entre a raiva e o amor


Como é confuso o amor?
Não estou falando do amor, que sentimos com a nossa namorada ou namorado.
Estou falando no amor fraternal. que temos com os nossos familiares e até com alguns amigos.
Confuso, por que as vezes ela vem misturada com o sentimento de raiva!
Quando se ama alguém, desejamos que a pessoa seja feliz, e tenha todos os benefícios da vida.
No entanto tem pessoas, e geralmente são aquelas que amamos, estão sempre andando na contra mão e nunca a seu favor.
E sempre estão sofrendo, e nos fazem sofrer juntos, pois queremos ver bem aqueles que amamos.
Certo dia, a esposa do meu chefe, me viu cabisbaixo e com um semblante triste, ela estranhou e perguntou, por que eu estava deprimido.
Expus que não ligava para a minha felicidade pessoal, pois tenho uma natureza forte, e sei contornar de forma habilidosa todos os obstáculos e maldades da vida, no entanto sofrimento maior, era ver aqueles que amamos sofrer!
Ela praticante do espiritismo , me confortou, explicando de que estas pessoas estão tendo a vida que escolheram antes mesmo de nascerem neste plano terrestre.
Alegou também que essas pessoas, são espíritos superiores pois vieram com uma missão de nos ensinar algo que não aprendemos em vidas passadas.
Naquele instante me senti melhor, e parei de me culpar pela infelicidade alheia, no entanto o coração é confuso e atrapalhado, a razão da espiritualidade explicou como funciona a sabedoria da vida.
Mas a ignorância do emocional, ignora qualquer tipo de razão e me faz um eterno sofredor.
Estou dividido por um sentimento confuso, entre a raiva e o amor, vai entender a psicologia humana?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você realmente precisa carregar as "malas" das pessoas?É preciso estar atento. Vigilante.
    Na ansia de querer ajudar, de sermos bonzinhos, muitos acabam se aproveitando,familiares ou não!
    " Ai, acho que não vai dar para pagar a conta hoje, pois a fila do banco vai estar virando o quarteirão!"Ah, mas espera ai, conheço alguém que vai ficar horas na fila e não vai se importar em me fazer esse favor! Outra: ai tô precisando tanto que alguém me dê uma forcinha com tal pessoa, mas quem for levar o recado tem que ser de confiança! E mais outra: ah! que chato ter que ir naquele lugar horrível sozinho(a) vou chamar alguém que não reclama de nada, faço figura e ainda levo alguém de quebra!" !Adivinha em quem pensaram? Isso quando não envolve dinheiro emprestado e o ouvido para fazer de penico.
    Esteja atento meu amigo. Seja bom, mas não seja bobo! Não é de maneira nenhum ser egoísta falar alguns NÃO de vez de em quando. Você está no comando de suas ações, não o outro que muitas vezes quer te manipular para conseguir beneficios próprios, mesmo que seja o enfrentar de um longa fila no banco ou numa lotérica.
    Já ouviu falar que água parada dá espaço para
    mosquito e podridão? Îsso vale para nossos
    sentimentos.Então, que negócio é esse de não ligar para os próprios sentimentos?Alto lá companheiro!Enquanto você vai com sua natureza forte contornando de forma habilidosa todos os obstáculos e maldades da vida vai sofrendo ao ver aqueles que ama sofrer!
    Mas sofrer ao ver o sofrer alheio muda o quê, além de acrescentar mais sofrimento ao caldeirão sem fundo?
    Acho que há um equivoco quando você diz que determinadas pessoas estão tendo a vida que escolheram antes mesmo de nascerem neste plano terrestre e que são espíritos superiores, pois vieram com uma missão de nos ensinar algo que não aprendemos em vidas passadas.
    Pergunto: se elas sofrem por isso ou por aquilo como é que podem ser superiores? Geralmente, as pessoas que sofrem de algum mal, o espiritismo explica que estão em missão de resgate, com rarissimas exceções.Rarissimas mesmo.
    E no mais, a salvação do homem é por e pelo amor.
    Li em algum lugar: "não tenha medo de ser chamado de louco, faça hoje alguma coisa que não combina com a lógica que você aprendeu. Contrarie um pouco o comportamento sério que lhe ensinaram a ter. Esta pequena coisa, por menor que seja,pode abrir as portas para uma grande aventura, humana e espiritual."

    E lembre-se meu amigo: estamos aqui para sermos felizes. Nunca se envergonhe de sua natureza essencialmente boa, especialmente quando não se faz o bem para impressionar as pessoas,por isso a raiva, a indignação. Você é um ser raro, mas não suborne a própria a felicidade. E não se esqueça: não se sinta na obrigação de carregar a "mala de outras pessoas,especialmente quando você não tiver nada a ver com a viagem.

    ResponderExcluir