Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 28 de setembro de 2013

Generosidade

“Generosidade é a virtude em que a pessoa ou o animal tem quando acrescenta algo ao próximo.” Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Generosidade
A gente sempre procura ser bom com as pessoas, procura dedicar todo o nosso tempo em fazer algo por elas, sempre quando podemos. (óbvio)
Mas não fazemos pelo reconhecimento ou com a intenção de ganhar algo, fazemos apenas pela alegria de ver a felicidade da pessoa contemplada, com a nossa própria generosidade, pelo menos pra mim, um praticante do budismo que leva muito sério esta filosofia de vida.
A gente não pede e não espera nada em troca, mas “pessoas” sempre nos surpreendem, seja com surpresas agradáveis ou com as desagradáveis.
Pessoalmente, prefiro surpresas agradáveis (risos), e ontem tive uma bonificação por ser generoso com as pessoas nesta vida.
Estou ajudando um amigo de infância, que por sinal estimo muito, a fazer mudanças de seus pertences de um lugar para o outro.
Tipo de mudança enfadonha, pois não dá pra realizar de uma só vez, tendo que dedicar alguns dias da semana, só para fazer.
Olha só, que coisa boa!
Este meu amigo me cedeu às telhas, pois o mesmo estava sabendo que eu precisaria de algumas delas, na verdade, de todas elas.
Isso vai me ajudar muito financeiramente economizando, pois não vou precisar me virar para comprar telhas, podendo dedicar o meu escasso dinheiro, para a compra de outros materiais necessários.
Gandhi mencionou que temos que fazer mudanças que desejamos ver no mundo, e Buda mencionou que toda mudança nas outras pessoas, começa a partir da nossa própria transformação interior, é da reforma interior das condições negativas que mudanças acontecem tanto nas pessoas como no mundo externo, e para o melhor. (com certeza)
Ficar criticando e exigindo das pessoas o que não conseguimos ser ou oferecemos a elas, é meio incoerente.
Explicando o caos e a falta de equilíbrio mundano, com tantos recursos tecnológicos e científicos que gozamos atualmente.
Nesta semana refleti muito sobre os ensinamentos budistas em minha vida, pois comprovei novamente o que sempre leio nas  escrituras sagradas; ‘que não devemos desanimar com as coisas ruins que nos acontecem, pois a vida é generosa, e depois de uma tempestade é inevitável a calmaria’.
Na segunda feira tive uma grande decepção com o nosso “sistema”, que não funciona como um sistema, prejudicando o povo com suas injustiças sociais e principalmente, com a má falada “burro-crácia”!
Em contrapartida na sexta feira fui contemplado com a generosidade de um amigo muito apegado com os seus pertences, foi muito compensador, pois eu planejava comprar dele, pagando pelo menos 50% do seu valor equivalente em depósitos de construções.
Resumindo; “nada é gratuito, existe uma lei implacável chamado lei da causa e efeito, e tudo que fizermos para os nossos semelhantes e com a própria vida, recaíra sobre nós mesmos”!
Fazendo valer o sábio ditado popular; “Se plantar vento colherá tempestades”.
Eu não sei por que é tão difícil das pessoas compreenderem, este simples mecanismo da vida, muita gente espera de braços cruzados preferindo acreditar que um único Deus, lhe proporcionará coisas boas, quando elas próprias não se esforçam para ser generosos, com as pessoas e com o próprio mundo.
Muito pior, não praticando a própria bondade em sentimentos e atitudes, vivem a cobrar das outras pessoas, o que elas mesmas não conseguem oferecer ao mundo!
Paulo Rk

Nenhum comentário:

Postar um comentário