Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A dificil arte de querer agradar todo mundo, sem ofender algumas, mesmo sem querer!


Nenhum homem consegue ou pode ser feliz não sendo ele mesmo!
Compreendo por ser “eu mesmo” em dizer ao mundo, tudo o que sinto em relação a ele, e a visão que tenho das pessoas.
Como cultivar uma amizade sincera quando as pessoas não estão sintonizadas com os sentimentos que vem do coração, distorcendo sempre para o lado negativo, tudo que falamos para ela?
Sou muito perceptível e tenho reparado as pessoas no mundo, elas perderam a humildade e a habilidade de aprender, umas com as outras, abrindo mão da grande oportunidade, de se tornarem em pessoas melhores.
Porque homem nenhum é uma ilha, precisamos de parâmetros para distinguir o certo do errado.
Agir por agir sem o mínimo de senso, pode ser perigoso, pois viver no seu próprio “mundinho” construído conforme as suas próprias conveniências, você pode conflitar com a realidade ao seu redor, e com as próprias pessoas.
Porque tal isolamento arbitrário pode desabilita-lo de compreender entrelinhas, do que as pessoas estão falando, interpretando de forma errônea, de repente de ofendido você passa a ofender em dobro, uma pessoa que não tinha esta intenção.
Às vezes, alias muitas vezes, não são as coisas que as outras pessoas falam, mas dependem do teu estado de vida, se ela estiver em alta tudo bem, mas se estiver baixo, até as mais simples palavras, podem ser ofensivas.
Esta absoluta falta de noção explica bem o mundo bipolar que consideramos contemporâneo, onde fulano te trata bem hoje, e amanhã ela nem olha pra tua cara.
E o que é pior, por não conhecer a pessoa num nível mais profundo dos sentimentos, prefere julgar pelas suas próprias ignorâncias, tirando conclusões negativas, e muito pior, não procura esclarecer quaisquer mal entendidos.
Não são conjecturas da minha parte, pois sempre baseio a minha teoria existencial de vida, com os fatos e experiências vivenciadas, em meu cotidiano, sejam elas reais ou virtuais.
Ontem eu fiz um comentário, como sempre costumo fazer com o intuito de agradar e dizer as pessoas, que não curto só para agrada-las, e que me importo muito com o que elas falam em suas postagens.
A questão é que foi apenas uma expressão ou palavra, para a pessoa se sentir ofendida comigo, afirmo tal condição conforme a sua própria resposta, dizendo que a ironia não me caia bem, quando na verdade, nem sei como é ser uma pessoa irônica.
Geralmente costumo dizer as pessoas tudo que sinto e percebo delas mesmas, com esta metodologia elas se identificam com os meus comentários, mas em nenhum momento tive a intenção de ofender ou magoa-la.
Ninguém tem o direito de me julgar pelas suas próprias ignorâncias, pois se as pessoas do mundo estão acostumadas a se ofenderem mutuamente, problema delas, não o meu!
Geralmente em meus comentários prefiro tirar sarro de mim mesmo, fazendo chacotas das minhas condições atribuladas, financeiras e sociais.
Trabalhei a manhã angustiado, pois é horrível saber que alguém se ofendeu com o que não tinha que se ofender, mas não vou me fazer de vitima como muita gente se faz, tão pouco vou pedir desculpas, nem mesmo por educação, pois se eu fizer, estaria admitindo uma realidade que não intencionava.
Admito ser um analfabeto, apesar de falar mais dois idiomas no nível intermediário, sou um completo ignorante quando o assunto for língua portuguesa.
Mas mesmo não dominando a nossa língua, tenho noção do que devo ou não falar para as pessoas, só não dá para adivinhar, que algumas pessoas carregam muitas magoas dentro de si, vivendo armadas como se fosse um tanque de guerra, prontas para o ataque. (risos)
Mas saibam que tenho tanta obrigação, quanto à necessidade dessa gente de aprenderem a lidar melhor com as suas próprias fraquezas emocionais.
Apesar de estar desabafando por aqui, não me ofendi tanto pelo que me foi dito, como resposta, mas pelo fato da pessoa não ler o meu blog, pois se ela tivesse lido em algum momento da sua vida, saberia muito bem, que não sou o tipo de pessoa que se presta para ofender gratuitamente as outras pessoas.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário