Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Egoscentricos!



“Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.
A criança com cerca de 3 anos passa pelo período chamado teimoso, pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando que todo o mundo gira em torno de si mesmo.”(fonte Wikipédia)

Algumas vezes, sou designado para dar treinamento, a um pessoal, na faixa dos seus 25, até os 35 anos.
Treinamento comportamental, diante de situações de risco no trabalho, conceitos de trabalho em equipe, otimizando a produtividade, nos mais variados setores, dentro da atividade humana.
O grupo geralmente, não é muito grande, não passa de quinze pessoas no máximo,mas o tamanho reduzido, não reduz a complexidade de ter que lidar com seres humanos.
Posso afirmar, sem exagero algum, que encontro todos os tipos de pessoas imagináveis, e lidar com todos ao mesmo tempo, se torna uma atividade estafante.
O meu grau de estresse, é tão grande que algumas vezes, não encontro mais prazer em atividades físicas, como a prática de esportes, por exemplo, pois a atribulação é mental, apenas a meditação, e a audição de uma boa musica, me devolvem a paz, para revigorar a minha mente.
Tem gente, dentro do treinamento, que não conhecem ou ao menos já tenham ouvido falar de determinadas técnicas, mas insistem em discutir com a agente,me fazendo muitas vezes, sair do sério(algumas vezes perco até o raciocínio, daquilo que estou falando).
Mas muitas vezes, temos que relevar determinados comportamentos alheio, em função das nossas conquistas pessoais, isso é o que chamam de profissionalismo.
Sem maiores problemas, na verdade já deveria estar acostumado, com tais hostilidades, no entanto ,comportamentos como estes, nos revelam como o egocentrismo, de algumas pessoas, dificultam a vida dos outros.
Pois um grupo constituído, de trinta pessoas que tentam acompanhar o raciocínio do treinamento, e assimilar ao máximo possível, é interrompido por alguns egocêntricos de plantão.
Não acho ruim, a interrupção por conta de alguma dúvida, muito pelo contrario, eles são orientados, logo de inicio, a não sairem de dentro da sala, se estiverem com algumas dúvidas, e eu devo esclarecer a qualquer uma delas(mesmo após o horário do treinamento).
No entanto , as questões levantadas por estes egocêntricos, são irrelevantes e repetitivos, nos dando a impressão, de que eles precisam de alguma forma, chamar a atenção de todos.
De fato, dúvidas são sempre dúvidas, e por mais que elas sejam “bobas”, se é que eu possa chama-lãs assim, elas devem ser esclarecidas!
Mas não é o caso, há indivíduos nestes treinamentos, que adoram falar de suas vidas pessoais, dos muitos prêmios que já ganharam ,dos treinamentos que tiveram no exterior, e entre outros fatores que eles acham, muito mais relevante, do que ficar ouvindo, ou absorvendo uma cultura de procedimentos profissionais.
Algumas pessoas, falam que eu tenho vocação para ser psicólogo, mas acho que não, pois não tenho paciência, com marmanjos de 25 ou 35 anos, muitas vezes com mais idades do que agente, agindo com uma criancinha de 3 anos.
Acredito que a forma egocêntrica, de determinadas pessoas, nos dá um parâmetro de como as pessoas são imaturas, apesar de sua importante função ou status profissional, em que ocupam dentro da sociedade.
São pessoas inaptas ,para trabalharem em equipe, pois este comportamento, colocam em risco a vida, dos seus parceiros, e de todos aqueles que dependem dos seus préstimos.
Algumas pessoas, adeptas da astrologia, afirmam que as pessoas leoninas como eu, são, egocêntricas, mas apesar de não acreditar muito em horóscopos, confesso que em alguns momentos, da minha vida livre(fora do profissional), eu me permito ser, tanto quanto uma criancinha de 3 anos.
Pois é muito gostoso, ser o centro, como o sol, e sentir que as pessoas giram ao nosso redor, mas não devemos permitir, que tais carências, afetem as nossas vidas profissionais, ou mesmo as nossas vidas pessoais.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, desejo a todos um ótimo inicio de semana!
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

6 comentários:

  1. Olá, Paulo!

    É engraçado que fales nisso, eu tenho um sobrinho pequeno é posso observar como ele quando põe uma ideia na cabeça não desiste, luta por ela até à exaustão, grita, esperneia.
    Nós adultos cuidamos que esteja sempre contente e feliz. Todos nos esforçamos por vê-lo sorrir: "que bom para o nosso coração, fazemos uma criança feliz!".
    É ver uma criança alegre e toda a gente em seu redor a sorrir porque é lindo aquele ser pequenino.
    Esquece-mo-nos efectivamente que mais tarde ele vai pensar que o mundo é só alegria e que todo o mundo estará disponível para as suas vontades.
    E pela vida fora nós transportamos muito do que aprendemos na infância.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. vixe!!! sou egocêntrico e odeio aqueles q se mostram mais egocêntricos do q eu ... rs

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querido amigo ... vc sempre gentil para comigo ...

    ps: menino estou encantado com suas tatoos ... a carpa é deslumbrante ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Acho que é necessário um pouco mais do que paciência com essas pessoas, tento a compaixão, porque deve ser triste ter parado no tempo do desenvolvimento em algumas partes para agir como se tivesse 3 anos, mas também não consigo..... abraços amigo!

    ResponderExcluir
  5. OI PAULO,
    Chiii, este post me pegou hoje em um dia que estou com "a avó atrás do toco", sabe, a cada dia vejo o quanto as pessoas querem atenção e carinho, mas nunca querem fazer o mesmo pelo outros, estão todos preocupados com os próprios problemas, somente com o seu umbiguinho, difícil mesmo é achar quem se importe, e como também tenho me deparado com muita mentira, ás vezes até encontramos pessoas sinceras que preoupam-se com o outro, mas acabamos a ignorando por não acreditar que isso possa existir mais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Juѕt wish to sаy yоur aгticle iѕ as amazing.
    The clагity in your post is sіmply spectacular
    and i сan аssume you are an eхpеrt on this subϳect.
    Well with yοur permissiοn аllow me to grаb уοur
    feed to keеp updated wіth forthсoming
    post. Thаnks a mіllіon and ρleаse kеeρ up the gratifуing work.



    Feel fгee to vіsit my weblog: payday loans

    ResponderExcluir