Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 16 de novembro de 2014

Conselhos do japinha, parte um!

Eu não sou a pessoa certa para dar conselhos para quem quer que seja, pois não tenho vivencia suficiente para dizer se determinados comportamentos são corretos ou errados, mas a vida tem me ensinado muitas coisas legais, que tem me poupado muitos desgastes “normais”, de quando eu era mais novo.
Porque antes na adolescência até a idade dos vinte anos, eu ficava ‘fodido’ com as opiniões dos outros sobre a minha vida, e fazia de tudo para provar que a pessoa estava redondamente equivocada.
Deixando de lado o que mais importava como a minha própria vida!
“Vivia” a vida, amargurado, ressentido com as pessoas e a própria vida, com isso não conseguia enxergar as oportunidades que hoje lamento por deixa-los escapar.
E o pior de tudo me fazia de vitima em tempo integral, se as coisas não fossem do jeito como eu planejava, era sempre culpa de alguém, de deus, de fulano, beltrano ou ciclano, mas nunca a minha.
Detalhe, mas não vivo a lamentar, pois valeu como uma experiência, e hoje vivo mais ‘atento’ para a vida, pois ela sempre está nos oferecendo oportunidades raras, mas isso vale apenas para as pessoas que lutam e acreditam em seus sonhos, pois para as pessoas acomodadas em suas zonas de conforto, a única certeza nesta vida é que um dia elas irão morrer.
Porque oportunidades na vida acontecem de vez enquanto, e quando elas aparecem à gente tem que agarrar com unhas e dentes!
E é isso que eu tenho reparado nas pessoas adultas depois de amadurecido, tem muita gente que não cresceu mentalmente, não quero me gabar, mas eu me considero mentalmente maduro e inteligente.
Apesar de algumas opiniões alheias serem divergentes do meu ponto de vista em relação a mim mesmo, acho que hoje consigo viver com mais qualidade de vida, apesar da minha condição de pobre, limitados a minha própria realidade e condições financeiras, me distanciando dos muitos sonhos que ainda acalento dentro do meu coração.
Mas é como eu sempre aprendo dentro da filosofia Budista enquanto eu estiver vivo e o meu coração pulsar no ritmo da minha vontade, e desejos latentes inerentes, dentro de mim, e enquanto eu tiver força para lutar, sempre restará uma grande esperança.
Porque viver sem esperança é como estar morto por dentro e a respiração se torna apenas um detalhe de quem já morreu e se esqueceu de enterrar. (risos)
O meu conselho, valendo a dica inicial que não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos por aqui e nem na vida real, mas vale a minha boa intenção, e pelo menos para uma reflexão básica que te faça ver a sua própria vida por um ângulo diferente.
Pois dizem especialistas em comportamentos humanos, que o grande lance da vida é saber enxergar uma única realidade por ângulos diferentes.
E voltando aos “conselhos”:
1., Gostaria que você soubesse que a tua vida não é uma grande porcaria, só porque você acha que ela é, mas é, pelo que você deixa de fazer e faz dela.
2., Ninguém é vitima do destino ou da vida, apenas colhemos o fruto de tudo que plantamos nesta vida e das outras existências passadas.
3., Você não precisa ter tudo nesta vida, tudo aquilo que o dinheiro compra, pois muitas vezes temos uma economia limitada, e nem por isso você precisa sofrer por esta realidade.
O importante é você se adequar a tua própria condição e procurar ser feliz a qualquer preço!
4., Importante, por sermos financeiramente “modestos” devemos sempre procurar valorizar as nossas conquistas individuais e valorizar tudo o que conseguimos comprar com os nossos próprios esforços.
5., Nunca compare a sua vida com a vida das outras pessoas, pois por mais que possa parecer mais verde a grama alheia eles também pagam por seus demônios. Afinal de contas, nem mesmos os sábios e deuses estão livres de responderem por todos os seus atos.
Todo mundo tem algum tipos de sofrimento, pois sofrimentos são consequências de nossos carmas negativos, viemos ao mundo para transforma-los e não para sofrer com eles.
6., Escute as opiniões das outras pessoas, colha o melhor delas, mas nunca deixe de escutar a sua própria intuição, não se anule, trabalhe com as opiniões alheias, mas nunca desfoque o seu objetivo.
7., E o mais importante, não deixe de fazer as coisas que você gosta nesta vida, por mais esdrúxula que possa ser ou parecer, viemos ao mundo para realizar e concretizar todos os nossos sonhos, não viva uma vida limitada com medo das opiniões preconceituosas da sociedade, afinal de contas quem é a sociedade, somos nós mesmos!
Sobre o item 7.,, você precisa buscar fazer sempre o que deseja, pois a alegria de ser livre nos torna em pessoas melhores em todos os sentidos e aspectos da vida, do contrário é verdadeiro, tem muita gente que não vive as suas vidas conforme as suas realidades, limitados pelos seus próprios paradigmas e preconceitos, tais pessoas se tornam em pessoas frustradas, o pior tipo de gente neste mundo.
Lembre-se se você não consegue ser feliz, não é culpa da tua pobreza, de deus, da sociedade ou das pessoas que nela vivem, mas da tua própria covardia de não lutar e buscar pela tua própria felicidade, com os teus próprios recursos!
 Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário