Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 23 de novembro de 2014

Acho que nunca fui jovem em toda a minha vida!


Imagine o mundo, pense nas muitas coisas erradas que acontecem neste planeta!
Culpa de quem?
Não estou aqui pra julgar quem quer que seja, mas a questão fundamental que não quer se calar é que não podemos culpar o capeta, por todas as coisas ruins que nos acontecem em nossas vidas, deixando de questionar as nossas próprias condutas.
Pessoas mais vividas ou mais velhas são engraçadas, elas costumam afirmar besteiras, que os jovens fazem bobagens em suas vidas, por uma “ação natural” ou típica da própria juventude, rotulando todos aqueles com menos idade, como inconsequentes.
Hoje depois de crescido e amadurecido, não são tão jovem quanto fui alguns anos atrás, mas se for ver por este prisma de que os jovens são todos irresponsáveis e inconsequentes, acredito que nunca fui jovem, pois nunca fui irresponsável ou inconsequente, trocando o certo pelo duvidoso.
Desde muito pequeno quando comecei a pensar por conta própria e a questionar sobre muitas coisas na minha vida, eu sempre pensei e penso mil vezes, antes de tomar qualquer decisão.
Porque apreendi com os meus pais e mais tarde com o budismo que certas decisões em vida, não tem retorno, e todos temos que assumir pelas suas consequências, porque a dinâmica da vida funciona assim; para cada ação uma reação.
Não tem como escapar desta natureza intrínseca da própria vida, pois é onde aprendemos, ou pelo menos deveríamos aprender com os nossos próprios erros e acertos.
O que me inspirou a escrever este texto foi à inconsequência de alguns “jovens” que se decidiram casar, sem ter o básico dos básicos!
Eu não sei como funciona a mentalidade de tais pessoas, não tem nada haver com a condição deles ser jovens, mas acredito ser falta de juízo, você pode ter um bom emprego, ter uma vida financeira estável, mas mesmo assim, tem que planejar, porque na vida existem os altos e baixos, e nem sempre as coisas que planejamos correm do jeito que visualizamos.
Planejando, corremos o risco das coisas não darem certos, imagine quando fazemos as coisas as escuras?
A vida sempre nos surpreende, com alguma “surpresa” desagradável e algumas vezes agradável, dependendo da sua sorte, mas a questão é que não podemos depender das nossas sortes, pois ela acontece apenas uma vez em toda a sua vida, e se acontecer!
Porque na vida a questão da sobrevivência é bem mais séria e real, precisamos ter comida, moradia, segurança, saúde, e todos esses quesitos, você só terá se tiver dinheiro para pagar por cada item.
Não tem como casar sem ter o básico como moradia e um emprego sério e firmeza, que te garanta um sustento razoável para sustentar pelo menos três bocas, pois no calor da paixão, os “jovens” inconsequentes vão fazer filhos, e ai a questão fundamental, crianças custam caro, demandam por mais cuidados e atenção, se já estava difícil você lidar com os “problemas” triviais de quem não pensa, imagine tendo um ser frágil que dependerá de vocês para tudo?
Casar é fácil, fazer filho é muito mais, difícil mesmo é sustentar, criar nossos filhos com dignidade, porque para quem não despertar para a verdadeira realidade, os recursos do nosso planeta estão se escasseando, e pior é morando num país como o nosso, onde somos tratados pior do que animais não conseguindo ter o básico mesmo sendo solteiro e lutando com todas as nossas forças para ter que apenas sobreviver.
Algumas pessoas dizem que eu nunca farei nada na minha vida, pois penso muito em detrimento de tomar alguma atitude, podem me criticar, pois faço o que é possível para resolver quaisquer condições pendentes, e que dependam das minhas próprias decisões, mas nunca darei um passo maior do que as minhas pernas.
No entanto nunca em minha sã consciência tomarei uma atitude ou decisão precipitada, pois quem tem pressa come cru, depois não adianta reclamar, se as coisas não derem certo para você ou saírem conforme o planejado, ou mesmo se alguém te chamar de jovem imaturo e irresponsável! (a pior coisa deste mundo)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário