Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 29 de março de 2011

Sou um pobre nobre e educado!


Cresci no meio de uma família muito humilde, financeiramente falando, meus pais batalharam muito, para conseguir o pouco que temos hoje, no entanto, apesar das coisas não terem muito valor comercial, por serem simples, carrego os, como se fossem o meu maior tesouro.
A minha casa é uma mansão, o meu jardim dos fundos(back yard), é um bosque particular, e tem dois mini lagos, repleto de carpas exóticas.
Não é bem assim, mas na minha visão, é como se fosse, pois da simplicidade deles, aprendi a valorizar as coisas singelas da vida, como se fosse a maior de todas as riquezas.
As coisas não tem valor por si só, mas a batalha travada para obter e atingir determinados objetivos, faz das coisas simples, algo de muito extraordinário.
A luta de um homem só, a conquista mais do que meritório, daquele que trabalhou a vida inteira, sem mesmo gozar de férias a que tinha direito, nasceu trabalhando, e morreu trabalhando(literalmente falando), este é o histórico da vida de meu pai.
A minha mãe, foi igualmente batalhadora, nunca a vi chorando, sempre sorriu para os seus problemas, e sempre cuidou do lar, e de sua prole como uma verdadeira leoa.
Ambos me educaram com esmero, e hoje percebo que não é a riqueza material, que nos faz pessoas melhores, mas uma educação verdadeira.
Sairia gritando para todo mundo, sou pobre, tal condição não me faz sentir inferior, em relação as pessoas abastadas, muito pelo contrario, sinto uma certa elegância, em ser pobre financeiramente, e ser dotado de uma educação refinada, que só as famílias mais tradicionais, conseguiriam apreciar.
Algumas pessoas mais próximas, podem estar se perguntando, mas por que é que o Paulo, está falando de pobreza, e sobre a vida de seus pais?
Recentemente tive o desprazer, de conhecer alguns maus elementos, que tiveram a petulância de destratar uma pessoa , só porque ela é menos favorecida, financeiramente.
Tive que observar tudo calado, sem poder manifestar a minha indignação e repulsa, contra este ato tão desprezível, e angustiante.
Estes riquinhos, estudam nos melhores colégios da cidade, freqüentam academias, vestem roupas de marcas, carro do ano, e ainda conseguem ser infelizes.
Só um infeliz poderia desfazer de um trabalhador, que tem que tomar condução todos os dias, para ter uma vida pelo menos mais digna.
Tenho pena desta geração abastada, pois toda a sua fortuna, será perdida quando seus pais morrerem, pois quem não valoriza, o maior valor da vida, que é a própria vida, não dará a mínima, para a sua fortuna herdada, com comodidade.
Estes herdeiros chacotadores(chacota), infelizes de berço, apesar de possuírem toda a riqueza mundana, são desprovidos do mais básico, de todas as riquezas humana, que é educação.
Sou pobre, sou nobre, sou pobre digno, sou pobre honesto , sou tudo isto, e mais um pouco, pois também sou muito educado.
A educação na vida de um homem, é tudo, o dinheiro na vida daqueles que não valorizam seu semelhante, se torna um infortúnio.
Sem magoas e ressentimentos , este texto foi só para desabafar, a lamentável situação de uma sociedade cada vez mais mal educada!
Inevitavelmente, tal situação me faz resgatar tudo que considero de valor relevante, em minha vida, e as lembranças de meus pais, estão cada vez mais presente no meu dia-a-dia.
Sinto me seguro e confiante, com tudo aquilo que eles me ensinaram,pois a minha volta, vejo pessoas cegas, vagando sem uma direção, dando tiro para todos os lados, magoando e ferindo sentimentos alheios.
Como dizia, um sábio porteiro de uma empresa a qual trabalhei; “em terra de cegos, quem tem um olho é rei!”
Muito obrigado por terem lido até o ultimo parágrafo.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

11 comentários:

  1. Oh texto mais verdadeiro!
    Os ricos são muito mais infelizes que os pobres. Eu sou pobre e feliz. :) As melhores coisas da vida, não são "coisas".

    ResponderExcluir
  2. Paulo,


    Muito justo e verdadeiro seu desabafo.
    Infelizmente , o que vemos, muitas vezes, são
    pessoas tratando , julgando outras por sua aparência ou situação financeira.

    Querido amigo , a educação e a beleza esta nos olhos de quem sabe ver, ...E você sabe !


    Bjo Grande desta amiga que Te Adora.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Paulo!!
    Infelizmente, a maioria das gerações de hoje, não tem a educação que deveria vir de berço.
    A sociedade sempre arruma desculpas para eles:
    hoje em dia os pais trabalham e não tem tempo para eles, tem falta de tudo, etc...
    Meus pais também trabalharam e eu ficava sozinha.Tinha responsabilidades a cumprir e nem por isso deixei de ter a educação devida.
    Hoje em dia a educação básica é delegada para a escola.
    Vou me indo...
    Bjs!!!
    As arteiras

    ResponderExcluir
  4. A maior riqueza de uma pessoa está dentro dela.
    Não importa o quanto o mundo valorize as aparências e o apego material.

    ResponderExcluir
  5. A maior riqueza é a paz de espírito e quem tem muitos bens materiais preocupa-se tanto em não perdê-los que se esquece de viver e dos outros que o rodeiam.
    Parabéns pela nobreza de caráter, isso é que deve sr valorizado, e não os bens materiais, mas creio que essa é uma lição que somente o sofrimento e a maturidade podem nos trazer.
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Querido Xará! primeiro minhas desculpas pela ausência estes dias, os motivos são óbvio né? Mas agora de volta a todo vapor.

    Sua sensibilidade traduz tudo o q vc é e sua formação. Basta acompanhar o seu trabalho por aqui e nos coments q vc dedica a cada um de seus amigos blogueiros ...

    A cada passagem sua lá no Enfim, o Bratz se emociona com tamanho carinho e consideração ... sua transparência, sua educação, sua sensibilidade, seu carinho, seu caráter ficam evidentes...

    bjão querido

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo!!

    Pois que saiba sinto-me orgulhoso por ser vc quem é!
    Por ser seu amigo!

    Eu acho que a lapidação de um caráter esta intimamente ligada aos pais.

    Eu não tive exemplo de pais zelosos e seus cuidados, nunca tive setas pelo meu caminho, como vc- tudo que tenho é por mérito meu.

    Agradeço assim como vc tbm é grato. Mas o final das contas- só prova que somos alunos dedicados nesta escolha que é a vida!

    Os meus parabens pelo post!!

    Um forte abraço meu amigo!

    Te espero no Alma.

    ResponderExcluir
  8. Paulo,pobreza para mim é não ter educação, respeito pelos outros.
    Também fui muito bem criada, as vezes me sinto até um peixe fora d'agua porque as pessoas atualmente não são nada sutis quando se trata de comportamento.
    Quer um exemplo? Numa palestra, sobre qualquer tema, a platéia não cala para ouvir.
    Paulo é muito bom passar por aqui e ler teus textos, sinto que eles são frutos de uma pessoa com personalidade e carater.
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  9. Bravo! Bravissímo!!!
    Seu desabafo faz coro aos meus pensamentos.
    É triste ver que existem pessoas tão deformadas de caráter e espírito.
    Mas sabe Paulo, a educação, o respeito independe de situação financeira, sendo pobre ou sendo rico, em ambas as classes iremos encontrar pessoas decentes e pessoas sem nenhum escrúpulo.

    Adorei o post viu!
    Venha me visitar, vou esperar!
    Bjs
    Borboleta
    www.voandocomborbolletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii,boa noite,querido acabei de voltar do trabalho.Um dia dificil,mas amo o que faço,trabalho em um abrigo de crianças carentes,trabalhar na área social é ter neste pais,coragem ,fé,esperança.Quando vi teu comentario em meu blog meu coração transbordou de paz,fiquei muito feliz.Tua mensagem é de alguém que tem a alma limpa e sensível,Infelismenti vivemos em um mundo,ondi muitas vezes não podemos generalizar é claro,onde as pessoas tem valor pelo que tem ,não pelo que são.Obrigado vc por existir.Ei vc é especial!

    ResponderExcluir