terça-feira, 15 de março de 2011
Fototropismo e Fernando Pessoa
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, como é verdadeiro esta frase do poeta, e escritor Fernando Pessoa!
Há um bom tempo, tenho notado muitas pessoas, que não buscam melhorias em suas vidas, parece até que elas não fazem questão, da felicidade.
Totalmente contraditórias , vivem a reclamar , culpando as pessoas, a vida e principalmente deus.
Condição totalmente insana, pois como podemos atribuir e responsabilizar, um ser que ainda, vive em nosso imaginário. Se somos reais, e aparentemente podemos ter o controle, e não fazemos absolutamente nada em prol do nosso próprio beneficio?
Como mencionei, tem gente que parece abrir mão da sua própria felicidade, e parecem gostar do sofrimento, pois vivem fazendo só coisas contrarias,e sempre estão nadando contra a maré.
Não sou o dono da razão, e não tenho nenhuma pretensão, de ensinar as pessoas, o caminho correto, mas acho que temos que ter coerências em nossas atitudes.
Pois vivemos em uma sociedade, e muitas das coisas ,que eu faço ou falo, podem prejudicar a terceiros.
Me tornando em uma pessoa inconveniente, desagradável e anti-social, e o que é pior, deixando as pessoas que me querem bem, em uma situação muito chata.
Esta condição me deixa muito frustrado, pois como tenho que lidar com muitas pessoas simultaneamente, preciso aprender a ser simulado, a dizer coisas só para agrada-los .
Muitas vezes, ter que agir “profissionalmente” , implica em ter que ser falsos, com as pessoas, só para atingir determinadas metas, eu não suporto este paradigma, pois percebo que apesar das suas atribulações pessoais, são pessoas bacanas e merecedoras da minha amizade.
Eu gostaria mesmo de estreitar, o relacionamento com elas, muito além do profissional, pois a melhor forma para aprimorarmos a nossa condição humana, ainda é, conhecer o maior numero de pessoas, e suas condições.
No entanto, determinados comportamentos hostis, só tem me distanciado delas, tento fazer da máxima de Fernando Pessoa, uma constante em minha vida, e tento ter mais compreensão com as pessoas.
Mas num mundo “entupido” de questões paranóicas, fica difícil administrar os nossos problemas pessoais, e ainda ter que agregar problemas alheios, principalmente quando percebemos, que estas pessoas não procuram o melhor para elas.
Com toda a certeza, podemos fazer as nossas partes, sendo legais, conversando, trocando informações,mas nada além disto.
Pois aprendi na vida, que ao tentar ajudar uma pessoa ignorante, podemos nos machucar e ainda se passar por um malfeitor.
Na natureza, é fato que certos animais e principalmente as plantas, crescem em direção a luz, elas fazem um movimento chamado, fototropismo, é impressionante o ser humano, como espécie dominante da terra, fazer um movimento contrario.
Parece que tem gente, que faz questão de ser um “entrevado” , ou seja, aquele que vive em constante estado de inferno.
Com pensamentos pequenos, tudo na vida parece difícil, mas quando a alma d’agente não é pequeno, tudo vale a pena!
Não quero que interpretem este texto, como uma critica pessoal, pois nada na vida é, cada um luta pela sua própria felicidade, a sua maneira, só estou utilizando deste meio para desabafar, aquilo que não posso chegar nas pessoas e falar abertamente!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, espero que este texto, tenha sido relevante para suas vidas, e que eu tenha colaborado de alguma forma para o seu crescimento(com toda a humildade).
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente seu texto diz várias verdades. Muito bem escrito e muito bem argumentado.
ResponderExcluirOlá meu amigo!!
ResponderExcluir"Mas num mundo “entupido” de questões paranóicas, fica difícil administrar os nossos problemas pessoais, e ainda ter que agregar problemas alheios, principalmente quando percebemos, que estas pessoas não procuram o melhor para elas."
Como é possível questionar as escolhas do outro, isso mostra como vc de verdade se importa!
Sinto-me feliz em ser teu amigo!!
Obrigado Paulo por estar por aqui!
Um forte abraço!
Nos encontramo no Alma.
Vini
Olá, Paulo!!
ResponderExcluirPor que procurar levantar a cabeça e seguir em frente.Dá trabalho.
É mais fácil colocar a culpa nos outros e reclamar.Sentir a pena dos outros.Esperam que alguém faça por eles.
Vc tem razão, é difícil fazer amizade usando de nossa espontaneidade natural.
Uma boa semana prá vc!!!
Bjs!!!
As arteiras
Numa coisa eu concordo e aprendi que somos obrigados a aprender a lidar com cada pessoa de forma diferente. O ser humano é assim, ninguém é igual a ninguém e querer usar da mesma psicologia e abordagem para todo tipo de pessoa não vai funcionar. Procure ser ainda mais flexível do que já é e reflita se talvez essa hostilidade que você sente por parte das pessoas não é provocada pelo seu modo de lidar com elas. Só podemos ir com as pessoas até o ponto onde elas nos deixam ir, além desse ponto já não é mais problema seu ou responsabilidade sua. Lave tuas mãos e entenda que as pessoas são assim, algumas nunca vão encontrar suas respostas, outras vão. Algumas com sua ajuda, outras sem, mas no final somos obrigados a achar nossas respostas sozinhos. Então as vezes compensa deixar que a pessoa quebre a cara e aprenda por si mesma. Ou não. Tudo é relativo, menos o motorista e o cobrador.
ResponderExcluirEi Paulo,
ResponderExcluirAcho que temos que fazer o melhor possível para vivermos em harmonia com os outros, é fato reclamamos demais da vida e em grande parte das vezes não fazemos nada para melhorar, mas não podemos esquecer que o ser humano apresenta multifacetas e temos que respeitar o modo de viver de cada um, desde que este não interfira no nosso.
Abraços.
Paulo,
ResponderExcluirSuas reflexões sempre são ótimas e de
extrema realidade.
Infelizmente tem muita gente que adora cultivar o sofrimento , ser o "coitadinho(a)" , etc ...
Acho que é essa a solução que encontram pra justificar seus fracassos,dores , e tantas outras coisas.
A vida é pra ser vivida com coragem e alegria.
Adorei te ler.
Bjo Grande.
Oi meu amigo tudo bem? Tem presentinho pra voce la no entrevidas. Beijos
ResponderExcluir