Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O poder da gratidão em nossas vidas!

Sabem o que eu reparo muito nas pessoas do meu entorno?
Percebo e não é de hoje que pessoas ingratas sofrem muito, muito mais do que pessoas que sabem agradecer por tudo nesta vida.
Tem gente que tem tudo o que muita gente não tem, mas mesmo assim conseguem ser infelizes.
Daí eu me pergunto, como podem sofrer com tanto se tanta gente mesmo não tendo nada, consegue pelo menos buscar suas felicidades com o pouco que tem?
Seria muita pretensão querer responder tais despautérios do comportamento humano, mas eu me atrevo, porque de repente ‘respostas’ de perguntas que nunca foram pensadas antes, pode muito bem agregar valores únicos em mim mesmo, ajudando a minha própria formação e construção da minha personalidade.
Saber agradecer vem da educação de berço, pelo menos da minha parte, lembro de quando pequeno a minha mãe sempre lembrava para agradecer as pessoas, seja por um prato de comida, por algum favor, por algum conselho enfim por todas as coisas que as pessoas fazia de bom agrado para nos favorecer.
Infelizmente não percebo tal educação nas crianças de hoje, sendo muito raro alguma criança agradecer por algo, tem alguns muito educados, mas a grande maioria não tem por habito agradecer por tudo, revelando que tais crianças não tiveram uma boa orientação dos pais como eu tive.
Mas não estou aqui para criticar a educação alheia, porque cada pessoa educa seus filhos como sabem e como querem, no entanto uma realidade me entristece, tais crianças quando adultos sofrerão por desconhecerem o poder da gratidão!
Sim ‘pais’ que não tiveram educação em suas infâncias são responsáveis por criarem pequenos exércitos de mal educados, que por sua vez perpetuarão neste planeta a triste e decadente condição de homens ignorantes e sofredores por méritos próprios pelas suas próprias falta de educação. 
Não estou prevendo nada, ou adivinhando negativamente uma condição, mas se levarmos em consideração que a educação é tudo na vida de uma pessoa ou na vida de um homem, a minha reflexão tem muito sentido, pelo menos para mim.
Porque toda base da felicidade de um ser humano tem como a origem a educação de berço, ou você tem ou não tem.
Não sou um ser humano perfeito, mas busco constantemente a minha felicidade neste mundo, e sei que exemplos comportamentais alheios me dão o norte de como devo agir para superar as minhas próprias frustrações e fraquezas para pelo menos atingir a minha felicidade neste mundo.
Na vida tudo é muito subjetivo e relativo, não podemos definir nada como certo ou errado, de repente o que foi correto no passado, hoje não é mais e vice versa, no entanto certos valores não mudam nunca, como o poder da gratidão.
Para se ter idéia muitas portas se abrem com muita facilidade para mim, por conta da minha educação, e quase sempre me destaco no meio das pessoas pelo meu próprio comportamento da gratidão.
Infelizmente tudo que tenho observado em meu entorno são pessoas ingratas e ou muito pior pessoas sem a mínima condição de coexistir pacificamente com os da sua própria espécie pela própria falta de educação.
É bonito as pessoas serem gratas e agradecer pelo mínimo que fazemos por elas, dá vontade de fazer muito mais seja lá o que for e do contrário é verdadeiro, tem gente que por mais que nos esforçamos, menos estão satisfeitas e muito pior, são grossas em palavras e atitudes não sabendo se quer agradecer, algumas vezes deixei de realizar algo por quem me pagava bem, pelos simples motivo da pessoa não ter gratidão e principalmente por serem mal educados.
Do contrário é verdadeiro, já fiz serviços gratuitos e com muita satisfação pela pessoa ser educada e ter gratidão comigo!
Então fica a reflexão de hoje, ‘se você pensa que o mundo e as pessoas estão de má fé com você, de repente é pela sua própria falta de educação e por não ter gratidão por tudo que elas fazem em prol da sua felicidade’!
Seja mais grato com as pessoas do seu entorno, principalmente com aqueles que lhe querem o bem e com a sua própria vida, você vai se surpreender como tudo pode ser diferente e para o melhor com o poder da sua gratidão.

Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário