Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Não se faça de vitima, com questões mundanas que você próprio não faz questão de mudar!

A turbulência global que se encontra o planeta na esfera social onde vivemos, e que nos afeta diretamente, e que aqui denominamos de sociedade, tem como principal razão e motivo pessoas que “adoram” se fazer de vitimas!
Tem muita gente passando por piores momentos em suas vidas, e não conseguem sair destes “pesadelos”, pelas suas próprias teimosias de não admitirem que a MAIOR ‘cagada’, fora elas que causaram em suas próprias vidas.
Ao invés de analisarem o seu ‘modus operandi’, preferem ignorar suas falhas e acusar terceiros por tudo de ruim, que as fazem sofrer neste mundo.
Se eu fosse um bom desenhista, desenharia para a melhor compreensão dessas pessoas que se fazem de vitimas, e não admitem de jeito algum, que foram vitimas de suas próprias ignorâncias, arrogâncias e algumas vezes, soberba.
Na verdade não tenho nenhuma pretensão de fazê-las compreender, e acredito que seria pedir demais, pelo menos da minha parte, afinal de contas, sou como qualquer outro ser humano, cheio de falhas e muitos sonhos inacabados a concretizar e por vezes, um teimoso incorrigível, dos meus próprios deslizes.
Não estou conjecturando, pois tais situações e condições acontecem bem debaixo dos nossos narizes, geralmente com pessoas próximas e até em alguns casos, dos que convivem conosco debaixo do mesmo teto.
Não quero parecer mais uma pessoa desagradável a apontar condições negativas do mundo contemporâneo, como se fosse um porta-voz das tragédias humanas, como se eu próprio estivesse acima de quaisquer condições.
Longe disso!
Todas as “coisas” que falo por aqui, retrato um pouco da minha própria realidade mundana e interior, pois como eu próprio comentei, sou como qualquer outro ser humano, cheio de falhas e muitos compromissos inacabados, para concretizar.
Ao mesmo tempo intenciono convidar a todos para uma profunda reflexão de sua própria natureza intrínseca, e com isso faze-las encontrar o caminho do meio, para que possam suportar as adversidades da vida, com menos gravidade, e mais sabedoria.
Quando falo de qualidade de vida, não me refiro a riquezas materiais, obviamente que os bens materiais, colaboram com o nosso bem estar, no entanto, me refiro à qualidade de vida, do estar bem, consigo mesmo!
Tem um ditado popular que diz; “se você estiver bem consigo mesmo, o mundo inteiro estará”!
Uma verdade a ser compreendida e levada a sério, pois quantos afortunados sofrem dos males espirituais, como a própria depressão?
Apesar da depressão não ser apenas privilégios dos endinheirados, pois nos tempos considerados contemporâneos, até os miseráveis sofrem deste mal.
Então amigos leitores, não pensem que dinheiro é tudo nesta vida, e nem quero parecer hipócrita, pois pelejei recentemente por falta de dinheiro numa “aventura” necessária.
O que quero dizer, é que para tudo na vida, precisamos do equilíbrio, nem muito dinheiro, nem pouco, mas o suficiente para nos manter, e sobreviver no mundo capitalista.
 Uma vez que não podemos viver só de luz, pois não somos plantas, tão pouco transcendemos a nossa condição material, somos matérias e espíritos, por isso a importância do equilíbrio entre essas duas realidades.
Voltando ao que importa e a razão de ser deste texto, desejo compartilhar com todos, os meus pensamentos de que se fazer de vitima, ou ser um indigno porta-voz das tragédias humanas, não vai melhorar a condição caótica deste mundo.
Muito pelo contrário, você só estará perpetuando uma condição que acontece desde os nossos primórdios na sua própria vida.
Teorizo que para um mundo melhor, precisamos de ações, atitudes com bases em pensamentos positivos e otimistas de que  podemos mudar quaisquer condições difíceis do mundo, ou tudo aquilo que nos incomode e que consideramos um obstáculo para o nosso desenvolvimento.
Talvez o mundo, não mude por ter muita gente desacreditando em suas próprias capacidades de superação, e o pior, com os braços cruzados a espera de um milagre.
Tais pessoas são as que se ajoelham, erguem as suas mãos em sinal de louvor aos céus, para um deus imaginário, que ninguém nunca viu e nem mesmo elas próprias, suplicando por um milagre salvador.
Do céu só cai avião, meteoros e chuvas, nenhum milagre pode existir, pois na verdade somos nós os verdadeiros milagres com capacidades de realizar sonhos incríveis, mas se não acreditarmos, lutarmos e sairmos em busca nada mudará em nossas vidas, pense nisso!
Paulo RK

2 comentários:

  1. Como qualquer pessoa normal...também me acontecem contratempos...mas não me faço de vítima e nem me lamurio ... é contra o meu modo de ser. Prefiro o amor, a amizade ao sentimento de piedade, de dó. Há pessoas (conheço-as) que gostam que toda a gente tenha pena delas... Nunca pensaram que esse negativismo as puxa cada vez mais para o abismo. Aquele que levanta a cabeça e afirma que está bem...as coisas boas acontecerão na sua vida!
    Gostei deste texto, muito esclarecedor.
    Abraço e bom domingo.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas tuas palavras... Realmente são esclarecedoras.

    ResponderExcluir