Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 9 de julho de 2014

7 X 1

Ainda que eu viva numa constante batalha mental, tentando compreender os “mecanismos” dos sentimentos brasileiros, em relação ao futebol, talvez uma existência não seja o suficiente.
Acredito que teria que morrer e reencarnar por várias gerações num país, que chora por ter sido supostamente “humilhado” no futebol, quando o Brasil perdeu de lavada da Alemanha.
Quando liguei a t.v., no segundo tempo, pude sentir o clima de velório que pairava sobre as narrativas, carregados de lamentações, e pesares dos comentaristas esportivos.
E para colaborar com tal clima, as emissoras focavam com suas potentes lentes, torcedores chorando, eram crianças, homens e mulheres, com suas caras pintadas de verde e amarelo, chorando copiosamente, como se elas tivessem perdidos, seus entes queridos.
Que me perdoem as pessoas mais sensíveis pelo que vou falar, mas acho que foi completamente desnecessária tal demonstração de comoção.
Certamente um exagero que tomou conta tanto dos torcedores quanto das emissoras, que não paravam de falar o quanto humilhante foi o jogo passado, rumo ao tão sonhado hexa.
Afinal de contas, por que raios o Brasil deveria considerar tal derrota uma humilhação?
Pois o futebol como um esporte mais popular do mundo e sendo a copa um evento esportivo para entreter e fazer as massas mais felizes, não poderíamos ter considerado tal derrota, como humilhante, afinal de contas, como tudo na vida, ganhar ou perder é muito relativo, o importante é participar e fazer as nossas partes.
A graça de tudo isso foram os comportamentos pós-lamentações, algumas pessoas atearam fogo na bandeira nacional, outros agrediram torcedores alemães, deixando um deles surdos de um dos ouvidos.
Vou ser mais claro sobre este comportamento desnecessário em relação à copa, pois para mim é complemente incoerente tal revolta desta suposta humilhação, pois nós brasileiros, somos humilhados nos 365 dias do ano, e nem por isso choramos, ou saímos agredindo quem quer que seja.
O que pode ser mais humilhante do que viver num pais onde pagamos um dos impostos mais caros do mundo, sem ter o mínimo ou o retorno de tudo que pagamos?
Ninguém chora quando assistimos passivamente, pessoas idosas e crianças morrerem nas filas dos SUS, ninguém chora pelo absurdo de ter que pagar a mais, por confortos que deveria ser básico pelo próprio preço alto que pagamos uma vida inteira.
Se alguém puder me ajudar, pois ainda não consegui compreender por que tantas lágrimas foram derramadas por perdemos apenas uma partida de futebol?
Será que só interessa aos brasileiros, sermos campeões do futebol, e que se dane o resto?
Apesar de ser filho de estrangeiro como todo bom brasileiro, pois todos aqui em terras tupiniquins somos filhos de estrangeiros, eu também sou um brasileiro, mas não lamentei ou chorei ‘copiosamente’ como muitos fizeram.
Pois o meu orgulho não se resume a uma partida de futebol, quero me orgulhar por viver numa nação justa e igual para todos.
Não queria lutar pelas coisas básicas, como alimentação, moradia, saúde, segurança e educação, queria apenas ter o retorno e viver  dignamente de quem paga muitos impostos.
Eu pago impostos desde a época de meus pais, sempre votei confiante de que esses SAFADOS POLÍTICOS iriam fazer algo pelo meu país, mas desde aquela época até nos dias atuais, não presenciei ou senti algum melhora dos problemas que me perseguem por gerações.
Ou seja, os problemas que meus pais tiveram, são os mesmos que estou tendo em pleno século XXI.
Será que o povo não percebe tais realidades?
Que votar errado é perpetuar os sofrimentos por toda gerações?
Preferindo chorar, lamentar e sair agredindo torcedores estrangeiros ou praticando babaquices como atear fogo na bandeira de sua própria nação?
Desespero me e de vez enquanto me arrependo por não ter saído do país quando tive oportunidade, mas vou viver um dia de cada vez, fazendo vistas grossas para esse povo que chora pela copa e vota em candidatos e partidos errados, defendendo um governo mentiroso e manipulador!
Bom, acho que falei demais por hoje, vou me calar e vamos ver no que vai dar nos próximos jogos da seleção brasileira, e principalmente nas próximas eleições. (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário