Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 29 de junho de 2013

Apostando corrido com o tempo, ou correndo contra o tempo?

Se tem um tipo de corrida que não vale a pena ser competida é com o próprio tempo. Porque mesmo que eu tenha a falsa impressão de ter ganho qualquer coisa, “apostando” contra o tempo, ela permanecerá intacta e implacável, e a despeito de uma felicidade ilusória e momentânea, com as nossas conquistas, nenhuma ação, retardará seus efeitos sobre nós. Pois como todos os fenômenos do universo, que alias não conseguimos compreender, ela é indomável, e o que é cruel para algumas pessoas, elas possuem completo domínio, sobre as nossas vidas. Eu parei ha muito tempo, de ficar estabelecendo objetivos como; “até determinado mês vou fazer isso ou aquilo!” Porque por mais que eu planeje, a vida tem dessas coisas, ela faz tudo o contrário, as vezes eu ficava com a impressão, de que ela não gostava muito de mim. Mas com o tempo, e no convívio com muitas outras pessoas, e de diferentes camadas sociais, eu compreendi que a vida é imparcial, e age assim com todo mundo. Eu não estou desenterrando um assunto, que já tinha dado por encerrado, mas como vivemos dentro de uma mesma sociedade, com pessoas que ainda não se superaram, e em muitos dos seus aspectos, que eu considero trivial, foi inevitável. Ontem uma pessoa fez o que eu fazia com muita frequência, entrou em pânico, só porque já estamos no meio do ano. Como se isso valesse o desnecessário desgaste emocional, pois a despeito de sua reação, o tempo não ficará mais lento ou regredirá para o começo do ano. Não podemos controlar o tempo, mas podemos ter algumas vantagens sobre ela, quando nos preservarmos. Estou falando de pelo menos mantermos as nossas qualidades de vida, vivendo um dia de cada vez, e nos conformando com tudo o que não é possível, de se realizar em um dado momento das nossas vidas. Por questões obvias, pois nem tudo dependem só da gente em todos os seguimentos, seja no trabalho, na vida social, na escola ou mesmo dentro de casa, com as nossas próprias famílias. É aquela velha máxima; “se você não pode, com um inimigo, junte se a ele!” O melhor a fazer é dedicarmos bastante naquilo que acreditamos ser o correto, mas não ficar apostando corrida com o fator tempo, pois acredito ser um desgaste desumano e completamente desnecessário! Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário