Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Mensagem de reflexão para o Ano de 2016, Feliz Ano Novo PESSOAL!



Observe que interessante, o peixinho dourado foi o meu primeiro peixe de estimação que a minha mãe comprou, e a despeito da minha incontida alegria infantil, de tê-lo só pra mim, dentro de um aquário redondo em meu quarto, ele o ‘o peixinho dourado’, não era nada feliz!
Hoje depois de adulto me aperfeiçoei na arte de criar peixes em recipientes de vidros, fazendo cursos e descobri uma coisa que me deixou muito triste, talvez tão triste quanto aquela criatura que sofria, por estar sozinho naquele aquário redondo, que a propósito eu mantinha confortável, pensando estar proporcionando toda a felicidade deste mundo só para ele.
Descobri nos cursos que os peixinhos dourados (Carassius Auratus) são como nós humanos, isolados morrem de solidão, pois quando sozinhos ficam propensos a doenças e sucumbem logo em seguida, nossa, nem preciso dizer que me senti um monstro depois de adulto, por este crime cometido pela minha própria ignorância do não saber no passado.
Não sou mais criança, com o advento do amadurecimento me tornei num adulto, ‘perfeito ou não’, busco fazer a coisa certa e todas as vezes que vou iniciar uma criação ou qualquer outro negócio em minha vida, me informo!
Porque diferente do passado, em tempos considerados contemporâneos, o homem não tá valendo nada por quem ele é,  só vale quanto sabe das coisas, se não sabe de nada, ele não existe perante esta sociedade da informação em que vivemos.
Em tempos considerados modernos, o ser humano é mensurado pelo teu conhecimento, na prática uma pessoa ignorante, não vale nada, não importando se ele é um ser humano, a sua ignorância o condenará a viver como um indigente, destinado ao fracasso, por não mais conseguir uma oportunidade em meio a tantas pessoas sedentas por informações e supostamente cultas.
Mas voltando ao assunto do ‘peixinho dourado’, e a esta altura vocês devem estar perguntando, o que tem o peixinho dourado com as mensagens bonitas de virado do ano, qual a relação entre eles?
Eu explico; depois de adulto me interessei por muitos assuntos e estudei de tudo um pouco, desde a biologia comportamental dos peixes até a psicologia comportamental humana e fiquei estupefato, quando descobri que o peixinho é um ser tão sociável quanto nós humanos, não podendo viver isolados com os outros das suas próprias espécies.
Subestimamos as outras espécies, quando deveríamos respeita-los, eles são tão idênticos em alguns aspectos comportamentais com nós, que chega a nos causar espanto, portanto não deveríamos trata-los mal, porque as outras espécies sejam tão importantes, quanto a nossa própria existência neste planeta e bem estar como um todo.
O meu amor pela natureza tem aumentado muito mesmo depois de adulto, pois faz parte de mim, parte da minha educação e cultura é respeitar a natureza em meu entorno, quando apreendemos a respeitar os animais, as plantas e a natureza, fica mais fácil, inclusive a de respeitar o nosso próprio semelhante.
Confesso, às vezes perco a cabeça com determinados comportamentos hostis alheios, embora passe nervoso de vez enquanto, mantenho a racionalidade da coexistência pacífica, procurando resolver e tratar dos assuntos de desinteligências das outras pessoas com imparcialidade e muita lógica, porque se eu for para o lado emocional........
Depois de adulto, me aprofundando nos assuntos da psicologia comportamental humana, compreendi que o grande mal da humanidade é a mórbida tendência ao isolamento, e é de conhecimento da ciência moderna que o ser humano assim como os peixinhos dourados, são seres sociáveis, não podendo viver isolados do seu meio.
Ninguém é melhor ou pior que alguém, assim como não pode existir a perfeição num único ser humano aqui na terra aprendi com a filosofia budista, que todos sem exceção, viemos ao mundo para aprender qualquer coisa, que nos ajude a ser um ‘ser melhorado’!
Pois do ponto de vista filosófico somos todos aprendizes, a nossa ignorância é o nosso pior algoz aqui neste planeta, portanto enquanto estivermos vivos o processo de aprendizagem deverá ser contínuo e pra sempre, minha vó costumava dizer que as nossas riquezas materiais os bandidos podem roubar, mas as nossas riquezas de conhecimentos, ninguém pode e o melhor, carregaremos tais riquezas espirituais por toda a eternidade.
Portanto não se enganem não aprendemos apenas nas salas de aulas da faculdade, ou quaisquer cursos técnicos profissionalizantes, a própria vida é uma escola e os nossos melhores instrutores, ou mestres da vida são as pessoas.
Por esta razão todas as vezes que passo por alguma dificuldade ‘existencial’ além de consultar livros, internet e artigos científicos, procuro nas pessoas tais sabedorias que muitas vezes são mais eficazes do que algumas teorias elaboradas, que alias nunca saíram do ambiente teórico, pois apesar das inúmeras fontes de conhecimentos que hoje temos a nossa inteira disposição, nenhum substitui o conhecimento passado de pessoa a pessoa, de geração a geração, das experiências vivenciadas por cada uma delas.
O conhecimento humano, aquela que adquirimos na convivência com os da nossa própria espécie neste mundo é infinitamente enriquecedor porque nos dá parâmetros comportamentais, para a resolução dos nossos próprios problemas neste mundo.
Por esta razão sempre que estivermos passando por algum problema, alguma fase difícil em nossas vidas, nos isolar do resto da civilização deverá ser a nossa última opção.
Seres humanos, somos incríveis, pois não carregamos apenas o aprendizado da superação dos nossos problemas existenciais, carregamos também energias em forma de sonhos, que nos estimulam e motivam, criando uma sinergia em nosso entorno para podermos transcender quaisquer situações difíceis em nossas vidas.
Tal energia ou sinergia varia de pessoa a pessoa, e nos motiva em diferentes graus e níveis, por esta razão não devemos nos isolar das pessoas, somos mais fortes juntos e unidos superamos tudo, a própria historia da humanidade tem demonstrado tal teoria.
Então independendo das experiências ruins que você possa ter com o seu semelhante, nunca se afaste das pessoas tendo como motivo estar decepcionado com as pessoas, pois na prática se você ficar decepcionado com a humanidade é porque você está decepcionado consigo mesmo, pois somos parte integrante desta humanidade.
E que nenhum comportamento de pessoas desonestas dite regras por quem você é ou quer ser neste mundo, afinal de contas, tais pessoas más intencionadas não representam o mundo, então se apegue as pessoas de bem, de preferência que lhes querem o bem.
Comento tal realidade, pois um amigo deixou de viver por conta de algumas traições e decepções que te teve em seus negócios com algumas pessoas, justificando a sua apatia e distanciamento com o mundo e com as pessoas, pelas suas próprias experiências negativas que teve com esse tipo de gente.
O problema é que ele deixou de viver, deixando de lado seus sonhos e ambições, praticamente ele é um vivo morto, tipo zumbi e me preocupo, pois somos amigos desde a infância e sei que dentro dele tem uma pessoa de bom coração, não sendo justo ele ficar cismado com a sua própria humanidade por conta de algumas pedras em seu caminho.
Sabe, acho que das experiências ruins com pessoas ruins a gente só tem que colher o aprendizado, mas não deixar de viver, ou acreditar que no mundo não exista pessoas de boa índole por conta de algumas pessoas erradas, com quem cruzamos em nossas vidas.
Como mencionei no mundo tem de tudo, caberá a nós, a cada um de nós escolhermos o melhor, para depois não nos arrependermos por toda a eternidade ou condenarmos as nossas existências ao fracasso.
Então pessoas bonitas e do bem, não se esqueçam, o importante é nos relacionarmos com todas as formas pensantes que encontrarmos pelo nosso caminho, aprender com humildade e com as diferenças, não hostilizar quem quer que seja pelo fato de ser diferente.
O mundo é de cor, nenhum ser humano é melhor individualmente, sozinhos, não somos ninguém, pela nossa própria natureza intrínseca como as dos peixinhos dourados, somos seres sociais e precisamos viver entre os nossos, de preferência em harmonia coexistindo pacificamente, com os da nossa espécie e também com os das outras, isso nos torna em seres melhores.
Para finalizar este longo texto, gostaria de desejar a todos um FELIZ ANO DE 2016, junto a sua FAMÍLIA E AMIGOS DO CORAÇÃO!
E independendo da corrupção e da atual crise financeira pelo qual estamos passando, estaremos fortalecidos juntos, lembre-se do celebre ditado chinês que diz: ‘nada é bom ou justo sozinho’!
Em momentos bons procure os amigos e mesmo nos momentos ruins de suas vidas prefira estar com os amigos, de repente você poderá encontrar a solução que nunca poderia ter imaginado isolado do mundo!
FELIZ 2016, PROSPERIDADE E MUITO AMOR NO CORAÇÃO!

2 comentários:

  1. belo texto, muita reflexão embutida... mas eu nunca mais vou ter um aquário! aproveitando, um feliz 2016, um ano cheio de amor, de paz, de saude de sucessos e tb dinheirinho para a gente fazer coisas e ajudar pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Neste novo ano estou a tentar visitar todos os amigos da Verdade Em Poesia afim de lhes desejar um 2016 muito feliz cheio de grandes vitórias e muita saúde e Paz.
    António.

    ResponderExcluir