Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Superando as nossas limitações! (I love Frida kahlo)

Aconteça o que acontecer na minha vida, não me “entrego” as circunstancias negativas de bandeja, porque tempos ruins não são eternos assim como os tempos bons, tudo passa, tudo tem seu próprio tempo, não vou por livre e escolha própria perpetuar condições negativas da minha vida que desanima os ânimos, pois elas não me representam.
Ninguém na vida é um coitado e nenhuma condição é gratuita, tudo que nos acontecem é meritório, mas tem gente que não consegue compreender, preferindo se fazer de vitimas só porque  pagam aluguel, alguns por serem deficientes, outros por não conseguirem comprar o carro dos sonhos, poderia mencionar uma lista enorme das reclamações e lamentos dessa gente que preferem se fazer de vitimas ao invés de lutarem e começarem a acreditar em dias melhores.
Alguns leitores que não me conhecem pessoalmente podem estar mentalmente afirmando; ‘pra ele é tudo mais fácil’, mas acredite, vida de ninguém é um “mar de rosas”!
E estou acostumado a ouvir essa “máxima”, as pessoas do mundo adoram julgar as outras pessoas pelas aparências, e o fato de viver sorrindo mesmo não tendo motivos para sorrir, as fazem pensar que não tenho problema algum.
Todos de alguma forma acertamos nossas contas com os nossos próprios demônios, com quem temos que acertar as nossas contas nesta vida.
“Demônios” no sentindo figurado, representando aqui as nossas próprias maldades interiores da ignorância, que nos impedem de crescer como seres de luz, buscando a própria ‘luz’ em meio à escuridão fundamental de nossas existências neste planeta.
Muitas pessoas aos primeiros sinais de dificuldades e problemas em suas vidas, fazem se de vitimas e começam a lamentar, culpando a todos pelos infortúnios pelos quais elas mesmas se proporcionam.
Reparem que para elas, todo mundo é culpado, mas nenhuma delas questiona a si mesmas, preferindo culpar terceiros por ser mais fácil do que ter que admitir certas incompetências e frustrações pessoais.
A questão fundamental é que culpar alguém pelos nossos próprios fracassos, não nos alivia dos nossos sofrimentos, porque problemas não são obstáculos, em verdade elas são trampolins que nos ajudam a crescer nesta vida. (depende do ponto de vista de cada um)
Mas para crescer em meio a tantas dificuldades temos que transcender e buscar compreender o que nos faz de fato sofrer nesta vida.
Simples assim!
Quero dizer deveria ser simples, mas tal simplicidade se torna complexa quando estamos falando de pessoas com “síndrome” de coitadinho, está cheio de ‘vitimas’ neste planeta, esperando de braços cruzados a vinda de um “salvador da pátria”!
Saiba de uma coisa, ninguém pode te salvar das tuas ignorâncias, pois quem fomenta este mal dentro de você, é você mesma, a ignorância é como um câncer que suga toda a nossa vitalidade, causando a própria depressão, o mal deste século.
Não julgo ninguém tiro as minhas próprias conclusões observando as pessoas a minha volta, refletindo tudo que elas falam e analisando seus comportamentos perante as outras pessoas em torno delas.
É libertador tal “técnica”, pois aprendo com todos tudo o que não devo fazer em minha própria vida, um rico aprendizado, pois tudo acontece ao vivo e em tempo real bem a minha frente.
Não é apenas uma teoria vaga em alguma folha de papel, é uma experiência gratificante ao vivo e a cores, e se hoje acredito que viemos ao mundo para aprender, é porque acredito que a vida é uma grande escola e as pessoas os nossos melhores mestres de vida.
Mas nem todo mundo se faz de vitimas, tem gente que é pura inspiração, pelo menos do meu ponto de vista!
Conheço pessoas com deficiência visual que se formara em direito e hoje são advogados, exercendo a função com muito louvor, alguns portadores de deficiências, não se limitam em suas cadeiras de rodas e até me envergonho em admitir que são conhecedores da cidade de São Paulo em termos de “points” do entretenimentos  melhores do que eu próprio, porque as vezes chego tão cansado em casa, que não faço muita questão de sair, preferindo “descansar” do que freqüentar lugares novos da minha própria cidade! (risos)  
É importante sabermos que temos dois tipos de problemas nesta vida, aquelas que nós mesmos nos causamos, quando colhemos os próprios frutos das burrices que plantamos ao longo das nossas existências e aquelas que acontecem pela própria lei mística da causa e efeito. (causadas também pelas nossas próprias ações no passado, sendo resgatadas como mal carma nesta existência)
Mas para ambas as realidades a cura se encontra em nossa própria decisão de não nos fazer de vitimas e buscar compreender as questões que estão nos fazendo sofrer, e o mais importante não nos fazer de vitimas, vivendo uma existência medíocre dos resignados, preferindo pensar que “deus quis assim”!
Lembre que tanto deus quanto o diabo, ainda reside no imaginário coletivo de muita gente fanática deste mundo, os benefícios ou os malefícios não nascem apenas da crença, o mundo gira, o universo está em constante expansão, significando que parados, vivendo somente das crenças que aqui chamamos de fé, não chegaremos a lugar algum, e se quer, nos livraremos dos infortúnios que a propósito nós mesmos nos proporcionamos.
Adoro observar e aprender com as pessoas ao meu redor, pessoas anônimas e personagens famosos e me julgo afortunado por esta condição, são tantos exemplos que é impossível não me tornar numa pessoal melhor, deixando toda a minha própria ignorância de lado.
Pra finalizar, gostaria de falar sobre uma personagem inspiradora, artista mexicana chamada Frida Kahlo, tivemos uma incrível exposição recentemente neste ano aqui em São Paulo.
Foi um absoluto sucesso, para quem não conhece vou deixar vocês curiosos, ela converteu toda a sua dor em arte, ou seja, ela transcendeu convertendo a sua dor existencial na forma de arte, e penso, se ela tivesse sido uma pessoa com “síndrome do coitadinho”, teria sido apenas mais uma COITADA anônima da vida, apenas mais uma a lamentar pelos seus infortúnios!
Recomendo que assistam ao documentário da Vida de Frida Kahlo, vale muito a pena, mas se não tiver condições o que acho impossível, comece a observar as pessoas com dificuldades ao seu redor, não das pessoas que vivem a lamentar, mas daqueles que vivem sorrindo apesar das aparentes dificuldades pelos quais elas estão passando, de repente o que é penoso para você é uma grande oportunidade de vida para elas, e com certeza podemos aprender muito com tais pessoas do que em quaisquer escolas ou faculdades deste planeta!
Paulo RK









Nenhum comentário:

Postar um comentário