Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 26 de dezembro de 2015

Quer um ano de 2016, diferente do ano de 2015? Saiba como!



Nenhum ser humano pode ser feliz vivendo apenas de expectativas, o plano mundano é real, e como qualquer outra realidade requer ações, sem atitudes não chegaremos a lugar nenhum, portanto se quiser obter resultados, mude a sua cabeça, faça algo diferente e aconteça o que acontecer em seu entorno, sustente um sonho muito maior do que qualquer problema mundano, sendo bem sucedido e principalmente chegando bem perto da felicidade neste mundo.
Pois Buda e Jesus e entre muitos outros seres de luz do passado deixaram lições muito importante para toda a humanidade; ‘nenhum ser humano, veio ao mundo para sofrer’!
E falo com propriedade sobre o que mencionou o próprio Buda, estudo a filosofia budista desde a minha conversão (1999) e sou fã dos seus pensamentos, pois hoje o conhecimento deixado por ele como um grande legado para toda a humanidade é o que me norteia neste mundo insano cheio de pessoas atribuladas.
Desde aquela época até hoje em dia, os problemas que aflige toda a humanidade são os mesmos, dificuldades financeira, doenças, desarmonia familiar e conjugal, falta de amor próprio e muitas outras fraquezas latentes e inerentes a todo ser humano deste planeta.
Compreendi a tempo, graças esta filosofia que me mantém lúcido e cada vez mais com mente aberta, que independendo dos problemas e dificuldades que temos em nossas vidas, sofrer ainda é uma opção.
Não acredito em coincidências, mas tenho feito muitas escolhas na minha vida que convergem para um mesmo ponto de raciocínio lógico, me converti ao budismo e nos estudos escolhi a administração de empresas, e em ambas mencionam as mesmas coisas em suas literaturas; ‘não temos que sofrer pelos problemas, mas buscar resolver tudo que nos cause transtorno de forma prática e objetiva’.
A filosofia budista nos ensina que o que nos faz sofrer é a escuridão fundamental, ou seja, a própria ignorância, e na administração de empresa contemporânea aprendemos que todos os problemas nascem da necessidade humana de desvencilhar qualquer mau funcionamento de um processo, que não funciona pela nossa própria ignorância do não saber.
Observem que tanto na filosofia budista quanto na administração, são explicitas ao mencionar que a ignorância do não saber, é uma condição interior, uma condição que muitas pessoas insistem em cultivar dentro delas mesmas, a propósito poucas pessoas gostam de aprimorar seus conhecimentos, preferindo “viver a vida de boa”, acreditando que é melhor ‘não saber’ das realidades de suas próprias missões.
Quando somos ignorantes, vivemos da ilusão, somos iludidos, perpetuando os nossos sofrimentos muito além dos túmulos, pois sendo o sofrimento uma condição interna e não externa, carregaremos por toda a eternidade.
Tem gente que busca “deus” fora delas, tem gente que precisa frequentar igrejas para se sentirem perto do que elas imaginam ser o ‘divino’, salvador de todos seus infortúnios, mas o que elas não sabem é que é desperdício de tempo viver somente pela fé, os únicos que enriquecem e “prosperam” com a fé alheia, são os pastores de "igrejas comerciais", que exploram a ignorâncias de seus fieis, sem quaisquer misericórdias ou pudor pelo semelhante.
Mas cada um com seu cada um, e mesmo essas pessoas que entregam todo o seu suado dinheiro (voluntariamente) as pessoas má intencionadas, mesmo não tendo qualidade de vida, acreditando que deus abrirá suas portas, retribuindo pela sua generosidade, tais pessoas são “felizes” porque pelo menos esses “bandidos celestiais” as fazem acreditar em algo, e você sabe, povo ignorante vive da fé, em falsos deuses, acreditando que eles farão tudo por você, só porque você contribuiu com a igreja local, sendo o mesmo que viver a vida inteira acreditando que a  vida vai melhorar, sem você fazer absolutamente nada para melhor, é o mesmo também que não trabalhar e viver da esperança de ganhar em jogos de azar, pensando que você ganhará a Mega Sena da virada do ano. (risos)
Quando descobri que o budismo e a ADM falam a mesmas coisas, comecei a reparar nas pessoas que vivem ao meu redor, vou citar apenas um exemplo de muitos outros exemplos que conheço; se você estiver desempregado, não adianta apenas orar, fazer  promessas ou apostar em jogos de azar, acreditando ganhar e acabar com o sofrimento do desemprego, e muito pior é reclamar mal dizendo do sistema e se fazer de vitima.
O que conta é atitude, quer rezar, reze, mas que tal oração seja acompanhado da ação, lembre-se a fé por si só, sem ação não tem valor algum, pois é até bíblico; ‘faça por onde te ajudarei’!
Ninguém tem dó ou pena de quem não se esforça na vida, e pelo amor de deus, não queira que alguém tenha dó de você, pois é um sentimento que não nos agrega nada em termos de valores pessoais, nos depreciando mais revelando a nossa condição medíocre de ser.
Então meus estimados leitores deste blog, gostaria que refletissem, problemas são aprendizados, e ficar a lamentar pelas condições difíceis da vida, não resolverá nada, muito pelo contrário contribuirá para a sua própria frustração.
Lembrando; sempre quando estamos frustrados com as nossas condições de vida, perdemos a nossa autoestima e o amor pela vida, chegando até a lamentável condição da depressão, mas ninguém poderá ser culpado pelos nossos próprios fracassos, porque nós mesmos somos nossos piores algozes, quando decidimos apostar no subjetivo, na fé cega, daqueles que adoram acreditar somente no que é conveniente para elas mesmas.
Um conselho; Se você estiver passando por algum problema, não se concentre nela, mas procure uma solução!
Como?     
Tem uma técnica muito legal que aprendi na ADM, comente com todos os amigos sobre as suas dificuldades, mas não num tom de lamentação, pois ninguém suporta pessoas que vivem a lamentar, de repente alguém conhecido pode ter passado e superado pelos seus mesmos problemas, das experiências alheias, você pode colher algum aprendizado útil que lhe possa ajudar.
Não viva em função dos problemas, não se anule por elas, viva a vida, procure amigos, curta a vida e todos os bons momentos com pessoas que você sabe que gosta de você, isso faz toda a diferença em nossas vidas!
Procure também ter um hobby, dedicando um tempinho com você mesmo, a alegria de poder estar fazendo o que mais gostamos nesta vida, nos fortalece a nossa condição, nos amadurecendo e nos tornando em pessoas moralmente fortes.
Pessoal, extrapolei na extensão deste texto (muito longo), mas espero que tenha deixado algum aprendizado que seja útil em suas vidas, pois acredite, hoje consigo ser mais realizado comigo mesmo, e não vivo uma vida com medo do meu futuro, pois agora tenho a consciência que tudo está em minhas mãos, e que só preciso viver um dia de cada vez, fazendo o meu melhor para mim mesmo e com os outros, assim estarei bem mais próximo da minha própria felicidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário