Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Por favor, faça um favor pra si mesmo, despreze a rotina!



Sem dúvida o mundo é um lugar maravilhoso, pois abriga todos os tipos de gente, qualidade, tamanho, cores e humor.
Graças a deus, o mundo não é padronizado, respondendo de diferentes modos aos nossos apelos e necessidades pessoais.
Isso faz a vida ser divertida, só os tolos não perceberam que um mundo padrão, seria tedioso e sem muitos atrativos, nos condenando a viver num incessante marasmo da rotina, eu fujo da rotina como o diabo foge da cruz, literalmente! (risos)
E faço todos os dias ou pelo menos procuro fazer “coisas” diferentes que de algum modo me tire deste odioso “estilo” de vida, e ainda que seja pobre, sempre teremos algo dentro das nossas realidades que possamos estar fazendo de diferente.
Medíocres são as pessoas que deixam de fazer ou realizar algo, alegando não ter recursos financeiros, justificando desta forma a sua incompetência de buscar a sua própria felicidade neste mundo.
Dizem que o cérebro não suporta rotinas, pois ela própria é um órgão que está em plena construção, e apesar do que se acreditava no passado o nosso divino “órgão” está em pleno desenvolvimento, portanto quando vivenciamos rotinas, ela interpreta como se não estivéssemos fazendo nada.
Pois o cérebro precisa todos os dias de uma nova experiência, por esta razão as pessoas que “vivem” da rotina, se tornam pessoas letárgicas, perdendo não só a sua agilidade física, mas principalmente a mental, o raciocínio fica lento, não conseguindo compreender o mais obvio das realidades mundanas.
Tenho muitos sonhos a realizar nesta vida, alguns baratos e outras absurdamente excêntricas de tão caras, mas como mencionei sou financeiramente pobre, então o melhor a fazer é me concentrar nas coisas que posso estar realizando em vida, ao invés de ficar sofrendo pelas coisas que não posso fazer.
É tudo muito lógico, mas pessoas parecem gostar de sentir pena delas mesmas, preferindo viver suas vidas de braços cruzados esperando a morte, resignadas a uma vida limitada e cheia de sofrimentos, e o pior acreditando que “deus” quis assim e ponto final.
Como budista acredito que viemos ao mundo não para sofrer, mas para aprender e evoluirmos a cada nova experiência, isso se chama transformação, devemos transformar o veneno em remédio. (filosofia budista, “veneno” como o nosso mau carma)
Repare que neste mundo tudo se transforma nada é desperdiçado ou perdido no tempo, então eu lhe faço uma pergunta que considero sábia; por que é que você está desperdiçando seu precioso tempo, com “coisas” que não pode fazer, ao invés de se concentrar nas coisas que pode estar realizando?
Não tenho a pretensão de estar dizendo a verdade, ou mesmo ser o dono da razão, mas acredito que se prestarmos atenção na vida, ela própria nos demonstra o sentido pela qual estamos vivos neste mundo.
A filosofia budista me ensina tal realidade, e confesso é muito difícil transformar palavras em ações, mas na vida tudo é um processo do aprendizado, tudo começa pelo básico e quando persistimos e insistimos nas coisas que temos dificuldades nos tornamos os melhores em tudo que nos propomos a realizar.
O segredo é nunca desistir ou deixar de realizar nos limitando ou acovardando pelas coisas que não temos condições, porque ninguém é tão pobre nesta vida, que não possa estar buscando a sua própria felicidade enquanto vivo.
Não seja egoísta consigo mesmo, viva a sua própria felicidade e explore todas as coisas que você pode estar realizando, não perca tempo, pois o tempo é o único fator mundano que não pode voltar pra trás.
Afinal de contas a única pessoa que pode fazer feliz neste mundo e universo é você mesmo, pois você é o único que sabe das suas verdadeiras necessidades inerentes e latentes, ninguém mais!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário