Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O meu maior defeito pessoal inerente é o que me faz sofrer tanto nesta vida!




Uma mãe sempre conhece seus filhos melhor do que ninguém neste mundo, afinal de contas foram elas quem nos carregou em seus ventres por nove meses!
A minha mãe sempre me alertava para eu trabalhar melhor com os meus sentimentos depois de certa idade adulta, pois tal sentimento me faria sofrer neste mundo.
Ela estava falando da minha falta de capacidade de perdoar as pessoas.
Diferente das minhas irmãs, se eu brigo hoje com alguém, não consigo esquecer ao amanhecer e fico magoado por um bom tempo com a pessoa, demorando a falar com a mesma.
Com as minhas irmãs é diferente, brigou hoje, tá falando amanhã como se não tivesse acontecido nada, simples assim!
Estaria mentindo se dissesse diferente, sou assim e tenho a consciência de que tal comportamento é o meu pior defeito depois de adulto.
O tempo passou desde a época quando morava com os meus pais,  amadureci, hoje percebo o quanto  sofro por ser assim, e mais ainda porque me tornei budista, e para ser um praticante desta filosofia, a sinceridade com nós mesmos, é primordial, um bom budista é sincero consigo mesmo em tempo integral e principalmente com as outras pessoas do nosso convívio.
Eu sofro, pois aprendo nesta filosofia a ter tolerância com as outras pessoas, buscando sempre compreender que todos, como seres humanos temos os nossos próprios defeitos, inclusive eu próprio.
Não gostaria de ser julgado e desprezado por ter esta característica pessoal inerente, portanto eu não devo julgar as  pessoas que me contrariam em vida, deixando de lado as rusgas e os desentendimentos dos dias anteriores no passado, e recomeçar do zero no dia seguinte, conforme o próprio Buda menciona em seus ensinamentos.
E o que me dói mais em minha consciência é que pessoas como as minhas irmãs, que não praticam o budismo ou qualquer outra religião conseguem ser melhor neste quesito do que eu, elas simplesmente esquecem ou relevam situações conflitantes.
Poderia mentir para as pessoas e fingir ser lindo, maravilhoso e perfeito só porque pratico o budismo, mas estarei mentindo pra mim mesmo e cometendo o pior de todos os pecados nesta vida, deixando de evoluir espiritualmente.
Mas nada é perdido, e nem me sinto pior que as pessoas que conseguem perdoar as outras pessoas, com mais facilidade do que eu, pois a cada ano e com o advento do próprio amadurecimento, e com os direcionamentos da própria filosofia budista, sinto que estou conseguindo colocar em prática os sentimentos de tolerância com o próximo.
Falta muito até eu superar esta “deficiência” pessoal, mas acredito que enquanto estiver vivo tenho motivos e chances para consertar todas as coisas erradas que percebo em mim e que por tabela, me faz sofrer neste mundo.
 E conforme as próprias palavras de Buda, Jesus e entre muitos outros seres de luz que vieram ao mundo para nos ensinar, ninguém veio ao mundo para sofrer, e se você estiver fazendo qualquer coisa errada é porque está na hora de você mudar seus próprios defeitos e falhas como pessoa!
Caso não queira mudar, fica por conta própria, pois a vida prossegue em frente, o conceito da evolução, é sempre nos tornar melhores, superando todas as nossas fraquezas inerentes e enquanto estivermos vivos, significa que ainda temos tempo para mudar, não sendo tarde pra nada, pense nisso!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário