Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Fazendo cara de bobo para sobreviver num mundo hostil!


Meu pai sempre me aconselhava a fazer cara de bobo nos momentos cruciais da minha vida, ele dizia; melhor as pessoas nos subestimar achando que somos bobos, e que nos deixasse em paz em nossas vidas, do que elas ficarem “armadas” contra as nossas arrogâncias, nos perturbando com suas demências.
Obviamente que naquela época era muito pequeno para compreender tal máxima, mas hoje depois de me tornar num homem, compreendo perfeitamente o que ele quis dizer.
Mas na verdade e para quem achar o termo bobo forte demais, eu explico; ele quis dizer cara de quem não viu e ouviu nada, logo uma pessoa que não sabe de absolutamente nada!
Hoje em dia e de tanto fazer cara de bobo, acho que fiquei mesmo com cara de bobo (risos), portanto as pessoas não prestam muito atenção em mim, sabe aquele lance de ter vantagens em ser invisível em determinadas situações, e com determinadas pessoas desta vida?
Pois é! É disto que ele muito sabiamente falava!
Evitando certos aborrecimentos com certos tipos de pessoas incoerentes que adoram subestimar as capacidades alheias sem antes, ter a humildade de conhecer num nível mais profundo é muitas vezes uma grande vantagem para eu buscar o melhor pra mim.
E vocês sabem muito bem que a arte de julgar faz parte da cultura de muita gente soberba, que se acham supremos em todos os sentidos e aspectos, quando na verdade são elas que perdem quando desdenha quem quer que seja.
Aprendemos muito na vida, e os melhores mestres desta escola são as pessoas, não as arrogantes, mas os humildes que fazem questão de estabelecer conexões emocionais com o seu próximo.
Quanto mais pessoas eu conhecer nesta vida, melhor será o meu próprio desempenho de viver a minha própria vida em paz comigo mesmo.
Não que eu não tenha personalidade própria, é que certos comportamentos das outras pessoas nos inspiram a ser como elas, buscando sempre melhorar a nossa própria condição interior.
Assim como aprendemos com as pessoas soberbas de que não devemos ser como elas, aprendemos muito com a humildade alheia principalmente com a humildade.
É bonito ser humilde, é legal quando as pessoas sentem conforto ao perceber que prestamos atenção nelas, que nos interessamos em sua história de vida, e despertar nelas o amor próprio que muitas vezes ela própria deixou de lado só porque ninguém prestou atenção nela.
Nos tempos contemporâneos muita gente se sente desprezado, particularmente eu não tenho nenhuma dificuldade em lidar com tais “desprezos”, pois me dedico em tempo integral nas coisas que mais amo nesta vida, não tendo tempo para as coisas ruins, como os sentimentos de desprezos.
Na verdade e como falei sobre os ensinamentos de meu pai como de fazer cara de bobo nos momentos fatídicos e para passar despercebidos por certas pessoas, eu até gosto de ser invisível diante algumas delas, pois tem pessoas que são incoerentes demais, e tudo que elas nos falam nos incapacitam de ver o mundo tal como ela é distorcendo uma realidade bonita da vida.
O mundo não precisa de pessoas pessimistas que só conseguem enxergar dificuldades perante uma grande oportunidade, talvez isso tenha emperrado o mundo moderno de seguir em diante rumo à evolução espiritual, tem muita gente se achando por nada!
De repente é mais importante ostentar um Iphone, ter um carro do ano na garagem, usar roupas da moda, almoçar em restaurantes caros do que simplesmente caminharmos a pé, e dizer as pessoas do mundo o quanto é legal sermos livres desses valores, que nos fazem perder muito das nossas verdadeiras naturezas humanas, que muitos nos dias de hoje desconhecem como, é a própria característica de ser humilde com o próximo!
O engraçado, todas às vezes quando eu piso em terrenos desconhecido, a minha posição interna comportamental de humilde é acionada, e sempre ouço falar que eu tenho cara de bobo!
Mal sabendo as pessoas que aquela cara é uma defesa para eu lidar melhor com a ignorância daqueles, que dizem saber muitas coisas e nada sabem da vida, de repente não sou tão bobo quanto algumas pessoas me julgam ser.
E por enquanto eu acho melhor as pessoas continuarem a me subestimar, afinal de contas adoro esta minha cada de bobo! (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário