Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A moça triste que eu fiz voltar a sorrir!

Na segunda feira, encerrei os meus afazeres bem antes do habitual, porque não estava me sentindo bem, fisicamente e espiritualmente.
Acredito que estava fisicamente indisposto, pois acredito ter ficado com gripe, ainda que camuflada, uma gripe muita enrustida e safada que me deixou com uma puta falta de disposição para fazer qualquer coisa.
E espiritualmente como consequência do corpo físico enfermo, pois existe uma ligação profunda entre essas duas realidades e não se pode estar bem quando quaisquer desses mundos, não estiverem em bom funcionamento.
Para o corpo, tomei alguns antigripais, bastante suco de laranja e me poupei de fazer algumas extravagancias físicas, e para o meu espírito procurei uma pessoa, que literalmente é capaz de levantar o astral de qualquer pessoa desmotivada, pelo menos é o que acreditava naquela fatídica segunda feira.
No entanto tive uma pequena surpresa desagradável e acredito que o mundo deve estar em seus dias terminais, porque a tal da moça, a tal da garota que vive de bom humor, estava chateada e de muito mal humor.
Obviamente que estou falando de uma pessoa rara nos tempos considerados contemporâneos, pois acredite ou não, pela primeira vez em toda a minha vida, eu pude ver um rostinho pálido completamente desfigurado pela chateação mundana.
Foi uma “surpresa” desagradável, e antes não tivesse a procurado, pois se estava ruim comigo mesmo, fiquei pior, pois não gostamos de ver pessoas que amamos nos seus piores dias.
Então ao perceber o seu estado emocional declinado, assumi a minha melhor condição de psicólogo de boteco e comecei a “terapia” para ajudar aquela que sempre me ajudou nos piores momentos da minha vida.
Ela desabafou expondo a sua maldição de vida, dizendo que ninguém consegue compreender o que ela fala, e consequentemente as pessoas pela falta de compreensão não atendem as suas necessidades.
Diz ela que sempre foi assim e teria que se conformar, acreditando mesmo que tal condição seja uma sina, e que provavelmente levará muito além do seu túmulo.
Essa moça rara, de alegria incontida estava chateada com a instalação de um balcão de atendimento fora do seu padrão de altura, ela é cambista, e o seu antigo patrão deixou de fazer jogo de bicho, fazendo qualquer outra coisa que nem mesmo ela soube me falar, enfim, entregando o seu destino à própria sorte.
A frustração dela é que ela mencionou ao instalador as medidas da altura do balcão conforme as suas próprias condições físicas, mas ele fez completamente oposto do que ela solicitou, ficando muito mais alto do que o necessário.
Uma segunda solicitação também não foi atendida, mesmo ela tendo comunicado ao profissional, foi quando chegou à conclusão e o motivo de sua real tristeza, de que ninguém nesse mundo consegue compreender o que ela diz.
Achei tudo muito uma grande bobagem, mas como dizem, problemas alheios parecem insignificantes e de pouca gravidade aos nossos olhos e concepção.
O meu serviço implica diretamente ou indiretamente em resolver as questões conflitantes do mundo moderno, sejam elas quais fosse ou para quem fosse então não poderia de desempenhar o meu papel mesmo estando fisicamente debilitado, afinal de contas ela é a minha amiga.
E o seu segundo “problema” que teria causado mais danos ao seu emocional, foi porque ela pediu ao profissional que desfizesse de uma mesa antiga que estava ocupando um espaço desnecessário, e ele não fez.
Fiquei sabendo por todos os seus clientes e amigos locais, que ela travou a maior guerra tentando quebrar a tal da mesa velha, fazendo um barulho enorme e que mesmo assim não obteve êxito.
Meu deus!
Pensei comigo mesmo, mulheres não foram feitas para trabalhos físicos pesados e isso também não era motivo dela estar tão cabisbaixa ou de mau humor, afinal de contas, o mundo (eu), precisava se divertir com as suas palhaçadas e irreverências de sempre! (risos)
Propus detonar aquela mesa velha, a principio ela relutou muito, dizendo que entregou o martelo para o rapaz que não estava mais lá, enfim eu mencionei que não precisava de ferramenta algum, e poderia fazer no ‘coice’ da mesma forma como faria um “jumento” raivoso. (risos)
Quando comecei a chutar a ‘bagaça’ um comerciante vizinho e amigo da moça me perguntou se eu estava precisando de ferramentas, e apesar de ter detonado boa parte da velharia, tinha algumas partes parafusadas e eu realmente precisaria de uma chave de fenda.
Dramas da moça a parte finalizei a destruição, e foi muito gratificante, pois o seu semblante voltou ao normal, começando a rir como se não houvesse o amanhã , como eu próprio gostaria de ter visto e ouvido naquela segunda feira.
 Tal experiência me fez lembrar a celebre frase de Gandhi; ‘seja você a diferença que quer ver no mundo’!
Às vezes temos que interferir na vida das pessoas que estão tristes, de repente o problema delas pode não representar ameaça algum para nós, porque resolvendo os problemas das outras pessoas, muitas vezes resolvemos as nossas próprias, e é o que o Buda menciona em muitas das suas explanações; “quando iluminamos o caminho das outras pessoas, iluminamos as nossas”!
Paulo RK   

Um comentário:

  1. Hoje estou mais triste q sua amiga, e numa coisa você tem razão: às vezes há tristezas mais tristes que a nossa e temos q fazer alguma coisa pra mudar isso. Mas essa dor no peito hoje me derrubou...

    ResponderExcluir