Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 31 de agosto de 2014

Quebrando rotinas, em busca de uma vida plena e mais feliz!

Não gente!
Não sou nenhum destruidor compulsivo de corações, de objetos ou quaisquer outras coisas boas deste mundo.
Quando era pequeno eu costuma desmontar todos os objetos a minha frente, tanto que a minha mãe costumava esconder ou limitar o meu acesso a todos os bens de valores da casa, principalmente os eletroeletrônicos e os eletrodomésticos, meus prediletos.
Para vocês verem que a minha sina, de não ser compreendido é de longas datas, desde a época em que fazia cocô nas fraldas às pessoas não conseguiam me compreender, interpretando tudo errado, algumas pessoas adultas, diziam que eu tinha a mania feia de quebrar tudo que ganhava, quando na verdade desconstruía para construir novamente.
A questão é que naquela época era analfabeto, e não sabia nem ler e escrever, portanto ninguém pode me acusar de “destruidor”, pois a intenção era monta-lo novamente, só não sabia como, por ser analfabeto tinha a dificuldade de fazer um manual, daquilo que estava desmontando. (risos)
Mas voltando ao presente, hoje na minha vida adulta, não “desconstruo” nada, na verdade depois de adulto, sou muito cuidadoso com as minhas coisas e as coisas das outras pessoas, pois além da consciência adulta, hoje sei muito bem como é difícil comprar os objetos dos nossos desejos.
E outra, à medida que vamos crescendo, parece que as nossas curiosidades vão se diluindo ou diminuindo com o tempo.
Mas um remanescente inerente e latente dentro de mim, daquela época não se apagou, e posso dizer que uma única “coisa”, não mudou dentro de mim, e dou graças a deus por isso.
O ódio e ojeriza pela rotina!
Talvez seja por isso que não costumo trabalhar em firmas com registro em carteira, ou preste quaisquer concursos públicos, só de pensar em ficar numa mesma empresa, até a morte, me causa alergias de todos os tipos, psicológicos e fisiológicos. (risos)
Porque este é o meu perfil, e se hoje quebro alguma “coisa” na minha vida, são as rotinas.
Admiro amigos meus que adoram viver no marasmo das rotinas, não presto para viver uma vida nesses moldes, ainda que seja “bacana” a ideia de que tudo está correndo conforme o “script”,  dá gasturas e falta de ar.
Não que eu cause alguns transtornos num ambiente tranquilo e equilibrado na vida de quem quer que seja, mas eu sempre opto pelo lado mais complexo de todas as coisas nesta vida.
Porque tudo que é fácil se torna rotineiro e tudo que é rotineiro nos cansa, pelo menos pra mim.
Quer ver um exemplo do que estou falando?
Ontem no sábado para vocês ter uma ideia, estava à toa a noite, nenhum compromisso e para variar sem dinheiro e nenhum lugar para ir, de repente depois da janta me bateu um sono, estava a fim de ligar o PC como de costume quando estou naquela situação, e ficar de bate papo com alguns incríveis amigos.
Só que não!
Sabe o que eu fiz?
Fui dormir, sem escovar dente, sem tomar banho e sem porra nenhuma, eu mesmo fiquei admirado com a minha atitude radical, pois fui dormir do jeito que estava: de calça, tênis e uma blusa leve que usei o dia inteiro.
Cheirando a “xana mal lavada”! (risos)
E o melhor de tudo, antes das 22 horas, se de semana eu reclamo que não consigo dormir antes da meia noite, ontem eu extrapolei, e foi bom, porque hoje acordei às 8 horas e bem disposto, sabe aquela sensação de uma noite bem dormida?
Pois é, foi o que aconteceu comigo, muito bom!
Apesar de ter dormido sem escovar dentes, hoje compensei escovando até a língua, pois o gosto ruim dos restos de alimentos acidificando em nossa boca é muito ruim.
Mas não pense que tal pensamento seja uma bobagem de quem não tem o que escrever!
Sabem por que?
Porque como tudo na vida, todas as ações que fazemos no mundo gera uma reação, portanto acredito que a sensação de bem estar não só foi causado pelo fato de ter dormido mais cedo, pois dizem que o melhor sono é aquele que acontece antes da meia noite.
Mas de ter quebrado uma rotina comum em minha vida, quando estou sem dinheiro e sem nenhum atrativo para fazer num belo sábado à noite.
Pois li certa vez numa revista, daquelas que ficam no consultório dentário na sala de espera, que toda forma de rotina deveria ser ignorado e quebrado, pois é um dos fatores entre muitos outros que nos causam a depressão.
Após ler este estudo científico cheguei à conclusão da veracidade da mesma, pois observando pessoas que tem depressão do meu convívio, reparo o quanto são rotineiras as suas vidas.
Elas fazem todos os dias às mesmas coisas, até mesmo seus movimentos se tornam impecáveis de tão repetitivos que são.
Não dá para ser feliz desse jeito, sem a pretensão de querer dizer ou ensinar as pessoas o que é certo do errado, mas se alguns estudos científicos indicam que o nosso cérebro não foi feito para vivenciar rotinas, acho que as pessoas deveriam buscar refletir mais as repetências de suas vidas.
Buscar ver diferente a cada dia, o seu novo amanhecer, buscar trilhar por caminhos diferentes todos os dias, quando tiver que ir num mesmo lugar, buscar falar algo novo e diferente para as pessoas do seu convívio daquilo que elas estão acostumadas a ouvir de você, e com isso fazer a grande diferença na tua vida!
Afinal de contas não dá para fazer um bolo sem quebrar os ovos, e em matéria de quebra, sou um perito, mas não um perigo! (risos)
 Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário