Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 16 de agosto de 2014

Não ignore uma carta escrita em folhas de caderno simples, de repente.......

De vez enquanto eu gostaria de ser folhas de caderno largadas à própria sorte, de quem as encontrassem no caminho, contendo em cada linha palavras escritas com mensagens legais, daquelas que motivem, e façam as pessoas enxergar seus mundos de ângulos, e perspectivas diferentes.
Foi assim comigo no ensino médio, um dia estava muito chateado com todas as coisas que não estava dando certo na minha vida.
O tempo estava nublado com a temperatura baixa, e o céu com aquele tom cinza, típicos de uma cidade poluída, acredito que no inverno ficamos mais sensíveis emocionalmente, e tudo parece nos deixar pra baixo, até mesmo um tempo fechado.
Quando todos os nossos sentimentos negativos parecem subir a tona, fazendo uma bagunça em nossas mentes, distorcendo todas as coisas legais que cultivamos até aquele presente momento.
Enfim, foi depois da aula, quando estávamos indo embora, estendi as minhas mãos por debaixo da carteira, pois sempre esquecia algum pertence, lápis, uma borracha, um apontador, todo cuidado era pouco.
Mas naquele dia além da chateação atípica, achei cinco folhas de caderno cuidadosamente dobrados em quadrado, parecia uma carta, em cima do quadrado das folhas dobradas, tinha um diamante desenhado e pintando a caneta, como se fosse uma capa de um livro estilizado.
Fiquei muito curioso e não via a hora de chegar em casa para ler o conteúdo daquela carta.
Fiquei imaginando, no que podia ser, talvez uma carta de amor, pois no ensino médio, todos parecem que vão à escola, “pra tudo” menos para estudar. (risos)
Lembro que de tão curioso, nem tomei o café da tarde que minha mãe costumava deixar preparado, com muito amor e carinho, fui para o quarto e comecei a tão almejada leitura.
Estava escrito com muito esmero, e a forma da literatura de quem a escreveu era sublime, pois conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim.
Mas muito mais do que uma forma bonita de escrita, a mensagem nela contida, carregarei para o resto da minha vida, e até, quem saberá, muito além do túmulo.
A mensagem dizia que não importava o quanto a nossa vida poderia estar ruim naquele momento, afinal de contas estamos vivos, e precisamos reagir a qualquer custo, para não sucumbir às nuvens passageiras.
Porque tudo na vida é passageiro, das coisas boas ou ruins, não existe sofrimento ou alegria da vida, que perdure por toda a eternidade.
Não estavam escritas necessariamente com estas palavras, mas a mensagem era bem clara, para quem quisesse entender, e eu compreendi perfeitamente.
Ao final da carta um aviso e um lembrete, fazendo uma comparação com os diamantes, dizendo que todos somos uma grande fortaleza por dentro, e ao lembrar desta realidade, criamos uma convicção inabalável de que podemos vencer a qualquer custo, nos tornando tão fortes, quanto o próprio diamante.
Curiosamente, tal fato aconteceu antes de eu ser budista, e posteriormente conheci a filosofia que fala exatamente igual, e que nos diz que nada pode nos derrotar, quando baseamos as nossas lutas numa forte fé e firme convicção.
As cinco folhas de papeis de caderno, que encontrei debaixo da minha carteira naquele dia, foi para mim um grande achado, pois conseguiu elevar a minha condição de vida, mexendo muito com a minha moral e definindo a pessoa forte que sou hoje.
Não sei quem escreveu, mas com certeza tal pessoa deve ser um ser iluminado, ou como costumam chamar, um ser de luz, afinal de contas, que sentimento maravilhoso, é alguém querer fazer a grande diferença na vida de uma pessoa desconhecida!
Com base nesta minha grata experiência, decidi recentemente que vou fazer o mesmo, comprarei um caderno, e dedicarei a escrever mensagens bonitas e otimistas em cinco folhas, e largarei mundo a fora, deixando as livres, a própria sorte de quem as encontrar pelo caminho. (exatamente como aconteceu comigo)
Desta forma estarei colaborando com a vida dos ilustres anônimos, que podem estar neste exato momento, carentes por algumas palavras de conforto e carinho.
De repente estarei fazendo valer as palavras de Gandhi, quando ele menciona que devemos ser a grande diferença, de que gostaríamos de ver neste mundo.
Então se você encontrar uma carta contendo cinco folhas de caderno com uma mensagem, não deixe de ler, de repente pode ser uma mensagem legal que pode fazer a grande diferença em sua vida!
Paulo RK

Um comentário: