Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Problemas? Não esquenta, viemos ao mundo para resolve-las! Simples assim!

Até hoje não compreendo a falta de inteligência emocional de algumas pessoas do mundo.
É comum ver as pessoas entrarem em pânico todas as vezes que  tem que encarar situações corriqueiras, que não dão certo, e que comumente costumamos chamar de problemas.
A questão é que no mundo todos temos algumas situações da vida que não correm conforme o planejado, sem exceção, dos sábios aos tolos, todos temos que encarar alguma situação difícil em uma determinada época de nossas vidas.
Particularmente acredito que ‘problemas’ seja natural e intrínseco da vida, um mecanismo maravilhoso que nos permite superar quaisquer situações adversas, nos permitindo evoluir espiritualmente, provando para nós mesmos que somos capazes de transformar tudo que é ruim em algo de muito bom.
 Não é nenhuma conjectura ou uma “mentira” que criei convenientemente para me conformar com as dificuldades da vida.
Mas uma realidade bem a vista para quem quiser enxergar, observem a humanidade que tem evoluído graças aos empecilhos e obstáculos impostos pela própria vida, ao longo de suas existências neste mundo.
Todos os “problemas” do passado impulsionou a humanidade a criar novas tecnologias e novos estilos de vidas, sem as quais estaríamos vivendo na era das cavernas, e muito provavelmente estaria escrevendo este blog numa parede de pedra, no “conforto” de uma caverna qualquer chamado de lar, protegido dos ataques dos terríveis T-Rex (dinossauros bípedes)! (risos)
Tudo que você tem a fazer, todas as vezes que as coisas não derem certo em sua vida é, relaxar, dar um tempinho e resfriar a cabeça.
Pela simples lógica de que quando estamos com a cabeça perturbada, não conseguimos enxergar muitas das oportunidades que está bem as nossas frentes, piorando uma situação que já estava ruim.
O meu mestre da vida Daisaku Ikeda, mencionou certa vez em sua relevante obra ‘Revolução Humana’, um momento onde ele ficou estupefato com o comportamento de seu mestre Jossei Toda, que ficou jogando Shogui, uma espécie de xadrez japonês,  a despeito de sua empresa estar falindo, ele estava jogando descontraidamente, como se nada estivesse acontecendo.
Na época o jovem discípulo Daisaku Ikeda não sabia muitas coisas sobre a filosofia budista, mas posteriormente ele compreendeu a atitude  “insana” de seu mestre, conforme ele próprio mencionou em sua obra literária, revolução humana.
Ele diz que o mestre tinha razão, o fato de ter problemas não o impedia de viver a vida fazendo as coisas que mais gostava, pois se preocupando ou não, o problema existiria de qualquer jeito e teria que ser resolvido de alguma forma.
O que o mestre ou qualquer pessoa no mundo, não pode é deixar de viver as suas próprias vidas só porque está passando por alguma dificuldade, tal comportamento só tem a agravar uma situação ruim.
Então o raciocínio do mestre Jossei Toda era: “com problemas ou não, a vida continua, a luta sempre será a mesma, e a decisão de sermos vitoriosos, precisa persistir a todo custo, não os problemas”!
“Resumo da ópera”; a última coisa que você deve fazer quando estiver passando por algum problema, é se isolar da civilização e se fazer de vitima, não pare a sua vida, continue a fazer o que sempre fez!
Viva, sorria e comente com os seus amigos sobre as questões que lhe fazem sofrer, não com o intuito de ser o coitadinho, ou de se fazer de vitima, mas para a obtenção de algumas sugestões relevantes, que podem vir a calhar, ou mesmo como um simples desabafo.
Particularmente e com base no conhecimento budista, tenho feito desse mesmo “jeitinho”, quando estou passando por algum “perrengue” não permito que ela altere o curso da minha vida ou a minha rotina, continuo a ler, escutar boas músicas, falar besteiras, rir como um retardado como se não houvesse o amanhã, e trepar como um animal de teta no cio. (risos)
E toda esta mudança de comportamento em relação aos problemas pessoais e mundanos, tem surtido efeito, hoje vivo com menos gravidade, com menos peso nas costas e mente, com mais intensidade e infinitamente, com mais qualidade de vida.
Sim, com toda certeza, existem problemas que não podemos resolver, pois não nos cabe à incumbência de interferir no livre arbítrio das outras pessoas, e com problemas não solucionáveis, a gente simplesmente se conforma.
Fazer o que, se o livre arbítrio é um poder absoluto que nós herdamos, então cada um faz da tua vida o que bem entender, e mesmo vendo uma pessoa que amamos fazer burrices, sofrendo pelas suas próprias mesmices, só temos a direciona-los através de conselhos, com orações ou meditações conforme a crença de quem está lendo este texto, para que a pessoa atribulada encontre a luz e paz espiritual neste mundo.  (como sendo o seu próprio caminho para a evolução espiritual)
Não sou psicólogo de formação, mas de boteco, (risos) e tudo que menciono aqui são baseados nas minhas experiências de vida,  alicerçados na filosofia budista, espero que tais ideias contidos nestes textos, os façam refletir e pensar de forma clara e ampla sobre muitas coisas nesta vida, inclusive de que o próprio Buda, Jesus e Maomé, afirmaram: ‘NINGUÉM VEIO AO MUNDO PARA SOFRER’.
Faça da tua existência um fator motivacional inigualável, e que a cada glorioso amanhecer, você tenha mil motivos inerentes para ser feliz e fazer as pessoas deste mundo felizes e não o contrário!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário