Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 29 de dezembro de 2013

Retrospectiva, eleita a bobagem do ano!

Somos todos, testemunhas da vida, por esta razão temos mais olhos, ouvidos e apenas uma boca, obviamente foi para falar de menos e ver e ouvir muito mais.
Mas acredito que algo de muito errado deve ter acontecido com os planos de Deus, pois tem gente, que desacredita neste conceito de ouvir mais e falar menos.
Por esta razão ultimamente tenho ouvido muitas barbaridades que pessoalmente preferiria não ter ouvido.
Tenho também a consciência de que falei e falo muitas besteiras ao longo dos 365 dias que se passaram, sabe como é ninguém consegue ser perfeito em sua sã consciência. (risos)
O ser humano consegue ser muito mais injusto, quando falamos da sua natureza inerente de juiz, o que eu acredito ter sido uma falha, um defeito de fabrica cometido por deus, ao nos conceber.
Voltando a falar da nossa odiosa capacidade de julgar as pessoas como se fosse um juiz acima de tudo e de todos, muitos devem ter reparado que costumamos, e às vezes, mesmo sem querer, depreciar as outras pessoas.
Geralmente acontece assim, costumamos ignorar os nossos piores defeitos e exaltar as mesmas falhas nos outros.
Ignorando o fato de que não somos exemplo de pessoa a ser seguido, ou mesmo que não estamos na condição de julgar os defeitos alheios, como se estivéssemos acima deles.
E assim tem caminhado a humanidade, ninguém consegue compreender mais ninguém, porque perdemos a capacidade de escutar e observar os nossos próprios semelhantes.
Ninguém mais no planeta faz questão ou tem a humildade de aprender com a sua própria espécie.
Na lógica do bom senso, estamos todos no mesmo barco e todos deveríamos remar na mesma direção.
E a bobagem do ano escolhida e eleita por mim, foi uma pérola que saiu da boca de uma pessoa, justamente por ele não ter o hábito de ouvir o que falamos.
Costumo “aconselhar” pessoas do meu convívio, principalmente os mais chegados, de que eles deveriam ouvir e observar mais as pessoas do convívio, para poderem ‘refletir’ e colher destas, algo de relevante e agregador para suas próprias vidas.
Pois como mencionei nos parágrafos anteriores, temos que ouvir e observar muito mais e falar de menos.
E o prêmio da bobagem do ano vai para um amigo que respondeu a seguinte estupidez;
“-Não sou espelho para refletir”!
Fiquei tão perplexo que emudeci, mas consegui rir pela própria descontração daquela conversa, e prosseguimos mudando de assunto.
Mas hoje, a beira de encerrar mais uma data no calendário, e em frente ao computador prestes a escrever mais um blog, a retrospectiva mental de todas as coisas que me aconteceram neste ano foi inevitável.
Acredito que refletir é vivenciar uma experiência a nível mais profundo do nosso consciente, nos proporcionando um melhor aprendizado e nos tornando em pessoas melhores em todos os sentidos!
Para quem não sabe, a reflexão sobre todas as experiências mundanas, é um exercício para fortalecer os nossos conceitos de vida, pelo menos esta e a minha crença pessoal e tenho feito assim por muito tempo.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário