Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 16 de janeiro de 2011

A vida é uma escola!


Vira e mexe, as pessoas desabafam comigo, puxa vida sou tão legal com as pessoas, e elas me retribuem com coisas tão ruins!
E elas complementam, vou trata-lãs mal , quem sabe elas me darão valor.
Comentários como estes, revelam o estado de vida das pessoas do nosso convívio.
É uma observação triste, pois revelam que as pessoas andam muito ressentidas ,umas com as outras, ou com elas mesmas.
Este ressentimento, é cultivada ao longo de nossas vidas, através de experiências nada agradáveis, mas que com toda certeza, necessárias para o nosso próprio desenvolvimento, e crescimento espiritual.
Se ela é importante para o nosso desenvolvimento, então por que é que acumulamos sentimentos negativos, em relação a nós mesmos?
Não sou nenhum expert na área espiritual, ou comportamento humano, toda a minha opinião a respeito, nasce das conversas que tenho com as pessoas, nas literaturas e na própria filosofia budista, a qual sou adepto desde 1.999.
Considerando as dificuldades naturais da vida, como um fator necessário e importante para o nosso desenvolvimento pessoal, as pessoas deveriam criar seus filhos de um modo diferente.
Ao poupa-los de muitas situações desde pequenos, estamos na verdade impedindo que elas ativem defesas naturais, inerentes as nossas próprias condições.
Quando adultos, elas passam a temer as varias situações que enquanto criança foram poupadas, desconhecendo situação que elas deveriam ter aprendido a conviver em harmonia, e a lidar com as variantes da vida, sem maiores problemas.
O homem é um bicho inteligente, e o mesmo não deveria, se limitar a criar sistemas complexos de existências em ambientes hostis, acredito que deveriam existir escolas técnicas, de estudos do comportamento humano.
Não estou falando em escolas superiores de psicologia, mas algo pratico como uma escola técnica ,que ensina a pintar quadros, criar peixes e entre outros conhecimentos, que as pessoas buscam numa escola técnica.
É claro que tal pensamento, não é tão simplório, pois o comportamento humano, não é tão exato quanto a matemática, pela sua subjetividade, ela se torna tão hostil e tão misterioso quanto o insondável e infinito universo.
Mas senhores pais, se deixarmos de poupar os nossos filhos de muitas situações desagradáveis, acredito que quando adultos, elas se tornarão em pessoas melhores.
Capazes de superarem, e a lidarem com qualquer situação da vida, consideradas inconvenientes para uma vida normal.
Se temos um problema, devemos resolve-lãs e não ficar lamentando ou achando que somos desafortunadas nesta vida, como costuma afirmar muito sabiamente um amigo blogueiro, “se a vida te dá limões, aprenda a fazer com elas limonadas!”
Agradeço por terem lido até o último parágrafo, conte sempre comigo.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

3 comentários:

  1. Me pergunto porque é que não comecei a seguí-lo antes. Inclusive vi que você me segue. Li e me identifiquei muito com vários pontos do texto. Fui uma dessas crianças poupadas das tribulações do mundo e hoje sou como sou. Contudo chega uma hora em que não cabe mais à nós buscar culpados ou nos culpar pelo que nos tornamos, mas buscar uma maneira de resolver isso.

    ResponderExcluir
  2. Sabe aquele ditado: "filhos são do mundo"? E são mesmo. E como pais temos, no mínimo, que prepará-los para enfrentar o mundo. É claro que todo adulto tem que proteger a criança, mas nunca, jamais, resolver problemas por elas. Esconder problemas tb, ou situações que deveriam ser aprendizado.
    Lembro quando minha filha de 6 meses faleceu e tinha o Victor de 3 anos. Minha família ficou apavorada quando decidi levar meu filhote para o velório e o enterro. Uma tia descontrolada disse:"Que absurdo! Poupe essa criança dessa tristeza."
    Bom, euzinha fiquei indignada e já fui atirando que o filho era meu e quem educava era eu. Imagina esse estresse num dia tão triste como esse.
    Levei o Victor. Acompanhou tudo. Fez perguntas, disse para a maninha que ia sentir saudade e não teve trauma nenhum durante toda a vida. Simplesmente compreendeu que nascemos e podemos morrer também. Uns vão antes, outros demoram um cadinho mais, mas todos vão para outra dimensão.
    Educar é mostrar a verdade, é saber falar com sabedoria, é entender o equilíbrio entre as palavras não e sim.
    A tarefa não é fácil, mas tb não é difícil!

    Amei teu blog e este tema, qualquer momento vai virá post do meu blog. Adoreeeeei!

    Beijos da Kekel

    www.aspalavrasquemedefinem.blogspot.com
    www.quemmoradentrodemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, esconder algo de uma criança é manter-la em cativeiro. Sempre digo para meu irmão, que tem uma menininha, bem...não sou mãe ainda massss.... As crianças aprendem com o exemplo, e devemos dar o exemplo de sempre encarar os problemas de frente.
    Bjs paulinhooo.


    Ah respondendo sua pergunta no Blog...
    Na verdade eu não tenho namorado, bem é meio complicado. Ele não quer namorar comigo,nem mesmo aceitou meu pedido, mas quer saber, depois de um ano de enrrolação, axo que nem quero mais, mas sim, ele estava viajando, foi para ES. Também não gosto muito do cantor, mas a letra é incrivel,(como eu não havia pensado nisto antes uahsuhash), como ouvi esta musica e ela me fez lembra-lo, postei.

    Bjokassss

    ResponderExcluir