Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esta cidade pulsa, tem vida própria!


Relatos de amigos que viveram por um bom tempo em grandes cidades estrangeiras afirmam, São Paulo é única.
Pensei ser uma afirmação de pessoas nostálgicas, daqueles que ainda não se desprenderam do cordão umbilical.
Mas não, esta cidade que nunca dorme tem o seu aspecto mágico, místico, exótico, estranho algumas vezes, mas inexplicavelmente harmônico.
Com todos o seu drama, as violências , enchentes, lixos acumulados, engarrafamento, poluição sonora, visual e ambiental,ela ainda consegue ser bonita, poética e fotogênica.
Sim, fotogênica, um amigo fotografo, fez um book de todas as coisas ruins, que acontecem nesta cidade, e pasmem, apesar do registro das tragédias alheias, ela consegue ser bonita.
Pois São Paulo, é muito mais do que a tragédia de uma única pessoa, de um único povo, ela é a manifestação do imaginário criativo, dos povos descendentes de outras nações, portanto rico em cultura e saber.
E apesar das dificuldades que enfrentamos, em nossas correrias semanais, ainda encontramos tempo para ir a praia, para curtir a noite, ou visitar um parente numa cidade do interior.
Temos a oportunidade de conversar com o padeiro descendente de portugueses, de interagir com os feirantes, na sua grande maioria, filhos do país do sol nascente (imigrantes japoneses), do bar do seu Romeu que é descendente de búlgaros, do ainda vivo e bem humorado tintureiro, descendente de italianos e por ai vai, todas as nações reunidas numa cidade carregados com muita disposição e entusiasmo pela vida.
Reclamamos sim, mas como força do hábito, provamos em nossas lutas diárias, o quanto amamos esta cidade, pois ignoramos totalmente o seu lado negro(se é que ela exista!).
Planejo um dia em minha vida fazer a viagem dos meus sonhos, viajar pelo mundo, conhecer culturas e formas de pensamentos diferentes.
Mas acredito que terei algumas dificuldades no começo, pois sei que a saudade apertará o meu coração, numa experiência pessoal, que fiquei uma semana longe da minha querida cidade, a angústia e o desespero tomou conta de mim.
Algumas pessoas podem dizer que a cidade de Nova York, Tókio ou Paris, também são como São Paulo, mas acho que não, pois São Paulo never sleep!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, e que deus abençoe todos aqueles que vivem a noite e fazem esta cidade acontecer!
Paulo RkSp NAMASTÊ - MUITO OBRIGADO!

2 comentários:

  1. sou suspeito para falar de São Paulo ... sou mineiro de Belo Horizonte mas mantenho uma relação de amor com Sampa q é algo meio q louco ...

    Sampa para mim é a síntese única de uma metrópole ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, então estava c saudadinha,fiz um curso lindo sabe amigo meu, mas em tudo que aprendi com meu mestre q fiquei imprecionada foi, a lição q a natureza nos proporciona, o bambu, ele enclina com o vento mas não quebra, ele sabe q este vento vai torna-ló mais forte,o bambu cresce alto tentando alcançar a luz o mais q pode, assim como a humanidade deveria fazer, crescer tentando buscar a sabedoria lá de cima alcançando a luz.
    Quanto ao seu post... Muito bom seu carinho para com sua cidade
    Então amigo Sao Paulo nunca dorme e isso a torna tão bela.
    Abraçao !!!

    ResponderExcluir