Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fulano, ciclano e beltrano!


Definitivamente, o comportamento humano é muito complicado!
Algo que não se decifra da noite para o dia, e muito provavelmente que seja necessário, várias vindas a este planeta.
Muitas mortes seguida de nascimentos, até compreendermos os verdadeiros motivos e as verdadeiras razões , do por que agimos da forma como agimos, com os nossos semelhantes.
Talvez alguns de vocês, já tenham passado por uma experiência semelhante, ou mesmo conheça alguém que já tenha experimentado o gosto amargo desta tão desprezível ocorrência.
Para a proteção dos personagens envolvidos, não mencionarei nomes, apenas letras para identificá-los.
Fulano A, começou um negócio de compra e venda de veículos, e precisou de um vendedor experiente na área, prontamente convidou o fulano B a trabalhar com ele, pois eram amigos de longas datas.
O fulano B, adorou pois estava desempregado por um bom tempo, e a sua experiência como vendedor de veículos, não se resumia a compra e venda, ele sabia gerenciar uma agência de carros.
Logo a parceria estava dando muito certo, mas um dia o fulano A, viu que o seu negócio estava crescendo, e precisava contratar mais vendedores.
Enquanto isto o fulano B, continuava a trabalhar como vendedor, e apesar de ter contribuído muito além de vender automóveis, ele nunca foi reconhecido pelos seus conhecimentos burocráticos no ramo.
Conhecimentos que com toda certeza foi de grande valia para o fulano A, do contrario ele teria perdido todo o dinheiro investido, fazendo a coisa errada.
Indignado o fulano B, começou a reclamar para o fulano A, e a despeito de toda a sua dedicação e contribuição nestes 15 anos, o fulano A demitiu o fulano B.
Após este ato bárbaro, o fulano B está com depressão, e se tornou um inimigo do fulano A , indignado ele sempre desabafa, que o que foi feito com ele, não se faz nem com um cachorro.
Sou amigo do fulano A e B, e muitas vezes quando saio com um deles, não sei o que dizer, pois fico num fogo cruzado.
Vou escrever aqui o que penso desta situação, e espero que nenhum deles se ofendam, pois se trata de um ponto de vista muito pessoal, e não estou tomando as dores do fulano A e nem do B.
Acredito muito na nobreza de querer ajudar os amigos, existe algo de muito digno neste ato.
Mas ajudar é uma coisa, anular as nossas vidas em função de um negócio alheio, é extremamente insano.
Ninguém pode ser responsável pelas nossas vidas, a minha vida me pertence e o fato de eu ter ajudado fulano, ciclano ou beltrano, não quer dizer que esta pessoa tem obrigações comigo.
Pois no final, mesmo sendo grandes amigos, ele poderá dizer; “ajudou porque quis!”.
E quando olharmos para traz; dez , vinte e trinta anos se passaram, e aí só nos restará fazermos a seguinte pergunta:
- O que é que eu fiz para mim mesmo(pergunta cruel, não acham?)?
Pensem, ajudar é uma coisa, dedicar as nossas vidas ao ponto de anularmos os nossos planos e projetos de vida, é outra.
Ninguém é responsável pela vida de ninguém, nunca devemos esquecer de que a minha vida me pertence, e o fato de eu ter dedicado a um projeto alheio, não me dá ao direito de cobrar para esta pessoa, tudo aquilo que foi feito.
Pois no final das contas, ele poderá dizer que eu ajudei por que quis!
Vamos entender bem a dinâmica da vida , das nossas responsabilidades e tentar com isto não ser injusto fazendo cobranças descabíveis.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo Rk SP NAMASTÊ!

2 comentários:

  1. Bom, acho que cobrar de alguém tudo, tudo, tudinho que lhe foi dedicado é algo impossível, mas acho normal as pessoas quererem ao menos uma manifestaçãozinha a seu favor, uma retribuição por menor que seja. Não se conquista por cobrança, mas cada um deveria ter a consciência de que deveríamos tentar dar tanto quanto gostamos de receber.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente...
    Estou passando por uma situação parecida.
    Mas vou superar, vou pensar um pouco mais em mim, no que eu preciso.
    Bjs

    ResponderExcluir