Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Valor financeiro versus valores do coração


Vivemos uma vida intensa, vivemos em função de um capitalismo selvagem, onde sacrificamos a nossa qualidade de vida, para adquirir bens que muitas vezes poderíamos viver sem.
A mídia é perversa, e nos manipula dizendo o contrario, nos convencendo de que necessitamos, precisamos ter, fazendo uma verdadeira ‘lavagem cerebral.’
E o efeito é catastrófico, passamos a acreditar que o símbolo do sucesso pessoal, é ter uma Ferrari na garagem, um Ipod, um tênis de marca que custe no mínimo R$ 500,00, vestir roupas de grife, comer em restaurantes cinco estrelas, e uma infinita relação de tudo aquilo, que é moderno e caro.
Não quero dizer que,devemos abrir mão de tudo que faça parte da nossa época, devemos curtir este momento, e se puder adquirir alguns “brinquedinhos” de luxo, por que não?
Mas não fazer destes, um estilo de vida, não viver em função do consumismo exagerado, e permitir que ele deforme a nossa verdadeira natureza.
Tem gente que vive comprando coisas, adquirindo bens só para saciar a sua necessidade desenfreada de consumo, e muitas vezes o objeto adquirido fica encostado, quando não são esquecidos, pelos cantos do quarto.
Mas o mais agravante desta prática, é quando o individuo passa a acreditar que é alguém, em função do seu poder de compra, e esqueça da sua verdadeira essência, que é a humildade.
Sentimentos ruins, passa tomar o seu coração, sentimentos como a arrogância, prepotência, ganância, ostentação e todo sentimento abominável ,que se possa imaginar num ser humano.
E por algum tempo, esta sensação poderá lhe suprir algumas carências pessoais, no entanto, quando perceber que as pessoas que te cercam, só estão interessadas no seu dinheiro, o teu coração será invadido por uma terrível solidão.
Procure fazer amizade com as pequenas coisas da vida, do tênis caro ao tênis mais barato, do restaurante caro, ao comercial do bar da esquina, da Ferrari ao carro popular, adquirido com prestações a perder de vista, e das roupas de grife, as compradas em brechós.
Este exercício de humildade, nos dá a certeza de que para ser feliz não precisamos necessariamente ostentar uma imagem, mas sim viver de acordo com as nossas próprias realidades, e com os pés mais no chão!
Não estou dizendo, que temos que abrir mão dos pequenos luxo da vida moderna, se você pode adquirir um Ipod, vá lá e compre, sacie a sua vontade, pois bens materiais também faz parte da nossa evolução espiritual.
Mas lembrem se, tudo em excesso é prejudicial, uma ambição exagerada pode-se tornar em ganância, um sentimento muito BAD!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário