Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Você já teve inveja de alguém ?


Policio muito os meus pensamentos e sentimentos, e todas as vezes que desço na escala inconsciente, do meu parâmetro, daquilo que considero moralmente aceitável, eu entro em pânico!
No domingo, depois de ter votado nos meus candidatos preferidos, vi uma coisa que ativou os meus sentimentos mais negativo, como é o da inveja.
E com este sentimento, a perda de sono foi inevitável, sempre me considerei uma pessoa humilde, humilde de posse, humilde no jeito e humilde nos pensamentos.
Desconhecia este meu lado invejoso,pelo menos o seu lado dominante, pois não consegui controlar, foi quase que por um impulso.
Estou me sentindo muito envergonhado, por ter manifestado este lado obscuro, que até então desconhecia.
Mas pior, seria se eu não pudesse desabafar, este tão nefasto poder da destruição humana.
Preciso meditar mais, e dissipar esta escuridão, que me afligiu naquele dia tão fatídico de um domingo chuvoso e nublado.
Querem saber por que abomino este tipo de sentimento?
Por trás das maiores guerras mundiais, onde milhões de vidas foram ceifadas, havia com toda a certeza este sentimento decadente e profano.
Ele também é responsável, pela falta de criatividade e cultura de algumas civilizações, que ainda vivem a vida de forma primitiva.
Para mim a inveja, significa duas coisas, ganância exagerada e falta de competência pessoal.
Estou arrependido por ter nutrido este sentimento, e me deixar levar por ele.
Tem gente que é invejoso nos seus comentários, e em suas atitudes, e agem naturalmente como se todos aprovassem este sentimento.
Mas não, não a tolero em mim, tão pouco colaboro ou compartilho com este sentimento, pois não sou assim.
A questão que está me perturbando é , por que fiquei com tanta inveja desta pessoa no domingo?
Se evoluímos a cada ano, por que não evoluímos por completo, e não permitir que tais sentimentos negativos dominem a gente?
A cada dia sinto que estou modificando, que o meu corpo está se modificando, e até ontem, dizia que os meus sentimentos estão amadurecendo.
No entanto, depois desta fraqueza, poderia parafrasear que os meus sentimentos estão apodrecendo.
Grito em voz baixa,quase sussurrando em meu inconsciente, preciso urgentemente rever os meus valores, pois costumo acreditar que estou no caminho certo da evolução espiritual.
Gostaria de saber sinceramente, o que as pessoas fazem quando se flagram nutrindo sentimentos tão negativos quanto o da inveja?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp Muito obrigado!

4 comentários:

  1. Vc comenta a inveja, mas o que vc tanto invejou meu amigo? E vc acredita naquele lance de inveja branca?
    Um abç! Uma boa sem semana!

    ResponderExcluir
  2. Por mais que a inveja seja ruim, acho impossível ignorar isso, não sentir inveja. É da natureza humana. Mas com certeza não é algo recomendável, e é aí que está a diferença... como cada um lida com seus sentimentos ruins. E é bom saber que você tenta lidar com isso logo que percebe. Fui!

    ResponderExcluir
  3. Isto é da natureza humana ... por isto estamos aqui a nos aprimorarmos e a nos construir enquanto SER ... muitas vezes nos depararemos com quedas e tropeços mas a questão é levantar e seguir adiante, sem remorsos ou culpas ... o que conta é nossa capacidade de reconhecermos nossas falhas e de lutar para corrigi-las ...

    bjux ao "Xará"

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Ai quanto drama por conta de uma invejazinha!Aiaiaiaiaiaia!Menos,garoto, menos!
    Para mim a inveja nem sempre é negativa se a usarmos não para derrubar aquele a quem invejamos, mas para criarmos forças para conquistar também algo, alguém ou alguma coisa.
    Não acredito que inveja seja somente por ganância, pois tudo depende do que é invejado, nem tampouco falta de competência pessoal. Todos, por algumas vezes, sem exceção desejamos exageradamente algo que pode ser traduzido pela palavra inveja. A grande diferença está em como lidamos com esse sentimento: de forma positiva ou negativa?
    Você quer saber porque ficou com tanta inveja de fulano ou ciclano? Simples a resposta: você é humano. HUMANO!!!ENTENDEU????
    Pior que a inveja que você sentiu é a cobrança por ter sentido a mesma.Se sentiu e passou, qual o problema?
    As vezes estamos esperando o buzão e passa um carro e invejamos seu condutor; passa um gostosão e invejamos a sua parceira ou vice versa;tem gente que chega e acontece e invejamos a sua extroversão, o seu carisma; tem gente que come pra caramba e invejamos o fato dela não engordar e por ai.Mas a coisa acaba por ai.De maneira leve.Sem traumas importantes. Não nos sentimos culpados.É coisa da vida. Não somos anjos.
    Agora essa inveja como alguém bem disse 'branca', ou seja, que não faz mal a ninguém é uma coisa, agora ambicionar e fazer tudo para prejudicar o outro por ter isso ou aquilo é bem diferente.
    Você diz que acreditava estar no caminho certo da evolução espiritual e não está mais por conta desse episódio.Qual o termometro que você utiliza para fazer essa medição?
    Não devemos ficar analisando cada passo que damos, pois corremos o risco de tropeçarmos feio, pois vamos andando em linha reta, sem enxergar as curvas que fazem parte desse longo caminho que é a vida.Que tipo de recompensa você quer por ser sempre reto? Não ter sentimento de inveja(rsrsrsrrs)?
    Nos depararmos com esses sentimentos e vivênciá-los quando achavamos que nunca seríamos capazes de tal coisa, só prova o que já citei: que somos humanos e apenas humanos!

    ResponderExcluir