Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 2 de outubro de 2010

Uma imagem um estilo de vida


Sim, não vou mentir, já tentei ser uma pessoa que admirava muito.
Não me lembro bem, mas acho que foi na minha adolescência, sabe aquela fase quando necessitamos muito de uma referência?
Dentro do lar, temos o pai, como aquela figura onipotente e onipresente, para as meninas, acredito que a mãe faz muito bem este papel.
No entanto, eu acho que ter uma referencia, faz parte da natureza intrínseca humana.
Por sermos um ser social, não podemos viver isoladamente, e precisamos ter uma noção, um parâmetro daquilo que almejamos em nossas vidas, como um estilo de vida a ser seguido, ou um padrão de comportamento.
O ser humano tem a necessidade de viver em grupos, e ser reconhecido pelos demais como sendo da mesmo tribo.
Caso isso não ocorra, algumas pessoas tem de se achar estranhas ou rejeitadas, e se fecham em seu próprio mundo, e quando isto acontece o ser humano tende a criar hábitos estranhos, não conseguindo se relacionar com o da sua própria espécie.
Determinadas pessoas afirmam que já se acostumaram a viver solitárias, mas acho que estão sendo falsas com elas mesmas, como mencionei o ser humana precisa de uma convivência intensa, com o da sua própria espécie.
O máximo que pode acontecer nestas afirmações, é que estas pessoas acostumaram com um estilo de vida solitária.
Lembrando que o ser humano, tem a capacidade muito complexa de adaptação, e ele se acostuma com tudo, até com coisas que lhe faz sofrer.
Mas voltando ao assunto principal, no extremo oriente ouvimos muito o termo relação, entre mestre e discípulo.
Entende-se pelo mestre, aquele que possuí sabedoria, e deseja compartilhar com os seus aprendizes, e por discípulo aquele que segue a sua sabedoria e estilo de vida.
Não estou falando em copiar um estilo de vida alheio, mas identificar dentro da sociedade, um modelo que desejamos para as nossas vidas.
Quando se tem um parâmetro de vida, fica bem mais fácil identificar os nossos próprios estilos, e ao mesmo tempo focar e lutar por ele.
Um sábio ditado popular diz, que quando sabemos o que queremos na vida, todas as direções nos levam para algum lugar.
Do contrário, gastaríamos todas as energias, navegando num mar sem rumo certo.
Amanhã é dia de eleições, espero que tenham tido a oportunidade de conhecer bem o candidato em questão, ao longo da campanha, pois ele direcionará o rumo dos nossos destinos, para o bem ou para um mal caminho!
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo e tenha um ótimo dia de domingo e com muita responsabilidade social !

Paulo RkSp NAMASTÊ

2 comentários:

  1. "Quando se tem um parâmetro de vida, fica bem mais fácil identificar os nossos próprios estilos, e ao mesmo tempo focar e lutar por ele.
    Um sábio ditado popular diz, que quando sabemos o que queremos na vida, todas as direções nos levam para algum lugar."

    Isto sim é sabedoria pura ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. O problema está não em termos uma referência para tomarmos como exemplo, e sim qual a meta a ser atingida e os valores envolvidos.
    Não podemos e nem devemos generalizar esse lance de estabelecimento de metas.É preciso cuidado com o que se deseja.
    Conheci (isso é verdade) um garoto cuja meta era se tornar um bandido conhecido e sua referência era um dos lideres de uma conhecida facção criminosa. Começou assaltando um posto de gasolina com um revólver de brinquedo. Aos poucos ele foi aumentando a demanda de crimes, mas ao cometê-los ameaçava suas vítimas dizendo pertencer a famosa facção.Até que um dia a "Referência" ficou sabendo e não gostou nada nada e ordenou que se fizesse a chamada limpeza.Resumindo o tal garoto não vai se transformar num adulto criminoso.
    Quanto a eleição na hora que cheguei hoje em frente às urnas me senti como uma gota que poderia fazer a diferença no oceano. Mas um voto? Sim um voto pode fazer a diferença. Já vi isso acontecer mais de uma vez!
    Por isso devemos verdadeiramente ter parâmetros na vida, mas ter em mente aonde eles nos levaram,pois uma vez a flecha atirada...

    ResponderExcluir