Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 9 de outubro de 2010

Porco espinho humano


O ser humano é um ser que reage ao seu ambiente.
Esta reação é involuntária, ocorre automaticamente todas as vezes que nos submetemos a determinadas situações.
Não sei o quanto, desta forma de resposta, possa ser considerado normal ou anômalo, mas como tudo, acredito que deva ser observado e controlado, pois atitudes semelhantes, quando ao extremo, pode soar estranho para um ser considerado racional.
Estou falando das pessoas que vivem na defensiva, para elas, tudo que falarmos ou fizermos será considerado ofensivo.
Tornando-as difícil em nosso convívio, seja no trabalho, dentro de uma universidade, ou mesmo nos momentos de lazer.
A questão é, por que as pessoas vivem a vida na defensiva?
Pessoalmente, acredito que seja por uma questão de valores, pode ser também algum tipo de complexo mal resolvido, ou simplesmente uma carência infantil, não solucionada.
Como vendedor relaciono-me com todo tipo de gente, e de alguma forma me considero afortunado, pois isto me dá um certo “conhecimento”, para lidar com esta forma de comportamento.
No entanto, não gosto de lidar com as pessoas que tem este estilo de reação, pois, não gostam de ouvir uma opinião alheia de forma neutra, não aceitam opiniões contrarias as suas, pois acham que estão sendo confrontadas.
Em técnicas de vendas, aprendemos que muitas vezes temos que nos comportar como os nossos clientes,e muitas vezes concordo com eles, só para efetuar uma venda.
Apesar de fechar as minhas vendas, não sou muito fã de fingir, ser amigo de um ser mais armado que o porco espinho, só para atingir a minha meta mensal.
Prezo uma boa venda, para um relacionamento mais além do que o comercial, e evidentemente para um pós venda perfeito.
Analisar o nosso comportamento, é muito importante para um convívio harmônico, dentro de uma sociedade bastante conturbada.
Como seres racionais, não podemos viver a vida armado como um porco espinho, achando que todo o mundo está contra nós.
Precisamos lembrar, que todos temos problemas e dificuldades pessoais, não podemos achar que somos os únicos, a ter problemas, e que o mundo está na nossa contra mão.
Quando alimentamos este tipo de pensamentos, nos tornamos inconvenientes, ferindo as pessoas mais próximas, e afastando os nossos melhores amigos.
Ter um pensamento livre, é ter a mente limpa, totalmente pura sem mágoas ou complexos de qualquer tipo, o mundo precisa disto!
De pessoas que pensam com a razão, e não com um coração ferido e cheio de mágoas
E você , é aquele que vive armado com duas pedras nas mãos, prontas para atacar seu semelhante?
Ou já superou esta fase, vivendo a vida plenamente com pensamentos mais livres?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RkSp Muito Obrigado!

2 comentários:

  1. Conversando com um de meus irmãos que trabalha diretamente com projetos de telefonia feito sob medida para grandes clientes, recebi a explicação que muitas vezes o cliente fica insatifeito com algum item e entra na defensiva,pois foi ele mesmo que pediu o tal item.Ai, qual a solução? Fazer o outro projeto? Não, pois ambas as empresas, a que fez e a que recebeu, não querem ter prejuízo. O jeito então, é mostrar para o cliente que quando ele pediu o item o considerava importante, e agora por conta de um desajuste não o quer aceitar comprometendo todo o projeto que, com um ajuste,voltaria a funcionar atendendo-o da forma que esperava.
    Mas até chegar a esse convencimento e num consenso são feitas várias e várias reuniões.
    Agora transfira o problema do desajuste do projeto para um ser humano.
    Certo que há pessoas que vivem na defensiva,com o coração ferido e cheio de mágoas e até com pedras nas mãos.
    Nem sempre ao longo de nossa trajetória encontramos pessoas que nos sirva de técnicos para resolver aquele item desajustado em nós, dificilmente encontramos quem queira ouvir nossos queixumes, nossas frustrações sem ser para passá-las adiante como uma fofoquinha a mais para nos deixar magoados.Muitos trazem pedras nas mãos,pois já passaram por muitas humilhações e sofrimentos. Viram uma Scarlet O'hara de o Vento Levou! O grande problema é que usam as pedras com todos quando não deveriam usar com ninguém.Mas com medo de serem lançados ao chão da humilhação atacam. Não medem as consequencias. Não se permitem
    a razão, pois a mesma está embotada com paisagens não tão belas quanto a daquele que por sorte não tem nenhum complexo mal resolvido ou alguma carência infantil ou se as teve conseguiu resolvê-la.
    Certo que quem sofre de transtornos psicológicos deveria buscar ajuda, mas as coisas não são tão facieis assim.As vezes é preciso muito,mas muito açúcar para curar certos amargores da vida.
    No mais, num primeiro momento essas pessoas podem realmente se sentir confrontadas em coisas minimas, mas não podemos nos esquecer que o que para ela(as pedras nas mãos) são um mero exercicio de defesa, para nós soa como um ataque e de posse desse conhecimento devemos chegar já acenando com a bandeira branca, pois de mãos vazias, sem as pedras, temos muito mais liberdade de sondar um espaço onde não haja espinhos na couraça e assim chegar ao coração e à mente desse ser tão espinhoso.

    ResponderExcluir